Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Samsung - NP370e4J (BA41-02449A-GCE BOGOTA-14BTL) -LIGA MAS NÃO DA VIDEO

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado

🔧 Descrição do problema:

Ao ligar o notebook, o LED verde acende por alguns segundos. Quando aperto o botão de ligar, o LED muda para azul, porém o equipamento não apresenta vídeo.

📍 Análise técnica:

Verifiquei os sinais na placa e percebi que no pino VCC da BIOS há apenas 0,670 microvolts, quando o esperado seria 3V.

Esse valor de 3V deveria chegar até um componente SMD identificado como "RO Te", mas ele não está conduzindo a tensão corretamente.

Pesquisei sobre esse componente na internet, mas não encontrei nenhuma informação sobre sua função ou especificações.

❓ Dúvida principal:

Gostaria de saber o que é esse componente "RO Te" e se ele pode estar relacionado à ausência de vídeo no equipamento.

WhatsApp Image 2025-08-31 at 14.20.09.jpeg

WhatsApp Image 2025-08-31 at 14.19.49.jpeg

Postado

acho que nessa bios, no pino 8 tem que ter 1.8v meça se tiver essa tensão, verifique a tensão v-core.

se estiver tudo certo e e o processador estiver trabalhando, limpe o slot de memoria e dê uma verificada no displayport.

Postado

Nem toda placa tem alimentação da Bios antes do Power. Mesmo assim, se tem 0,6V então é provável que ela seja alimentada sim antes do power. Tenho um esquema aqui compatível com esse modelo e nele a bios é alimentada com os 3,3VALW (chamado no esquema de P3.3V_MICOM). Você acha 3.3V em alguma bobina? Se sim, ja da pra sugerir que o problema pode ser na alimentação da Bios. Verificou as tensões ALW, tensão no shunt e curtos pela placa?

• Joinha 1
  • 2 meses depois...
Postado (editado)
Em 31/08/2025 às 14:22, gasperpb disse:

🔧 Descrição do problema:

Ao ligar o notebook, o LED verde acende por alguns segundos. Quando aperto o botão de ligar, o LED muda para azul, porém o equipamento não apresenta vídeo.

📍 Análise técnica:

Verifiquei os sinais na placa e percebi que no pino VCC da BIOS há apenas 0,670 microvolts, quando o esperado seria 3V.

Esse valor de 3V deveria chegar até um componente SMD identificado como "RO Te", mas ele não está conduzindo a tensão corretamente.

Pesquisei sobre esse componente na internet, mas não encontrei nenhuma informação sobre sua função ou especificações.

❓ Dúvida principal:

Gostaria de saber o que é esse componente "RO Te" e se ele pode estar relacionado à ausência de vídeo no equipamento.

WhatsApp Image 2025-08-31 at 14.20.09.jpeg

WhatsApp Image 2025-08-31 at 14.19.49.jpeg

Eu estou exatamente com o mesmo problema em exatamente o mesmo aparelho, tô desconfiado do segundo chip de BIOS dele que fica do outro lado da placa.

Placa nao tem curto, e quando pulso o Power ela tenta ligar vai de 13 a 60mA e e volta a 13, fica nesse loop de 13 e 60mA, e nisso a luz oscila entre verde e azul.

Ja regravei a Bios principal, nao sei se pode ser o outro chip de bios que fica do outro lado da placa, esse nao encontro nada dele na por aqui.

Isso acontece com qualquer memoria ou ate sem nenhuma, placa testada sem nada conectada nela nem a tela, nada muda.

Com relacao a testes de componentes nao tenho muita pratica, mas com auxilio posso ir medindo. Valeu

Editado: por EduHard

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...