Jump to content

Recommended Posts

Posted (edited)

Bom dia, eu vi que tem alguns tópicos criados com este modelo da impressora, no meu caso eu já efetuei a troca da correia, fiz toda lubrificação nova do carro de impressão, comprei cabos flats e motor do carro novos ( ainda não chegou ), mas tenho a leve impressão que não irá resolver trocando essas peças, é uma impressora que já esta com bastante impressões, cerca de 60 mil páginas. 
Ela funciona normal, liga e faz as impressões, porém no lado esquerdo da folha esta duplicando a impressão e notei que faz um barulho como se fosse batendo em algo, mas não encosta em nada, então percebi que o tensionador da carreia parece que trabalha muito, se eu segurar ele com o dedo a impressão sai correta, mas sei que ele precisa trabalhar pois tem uma mola ali para isso, se eu deixar fixo corre o risco de estourar a correia novamente. 
Bom, minha dúvida é: Seria necessário o ADJ PROG L14150 para " reajustar os paramêtros " ou realmente pode ser o cabo flat da cabeça de impressão ou motor. 
OBS: Já fiz limpeza da fita incooder, limpei sensor da fita, troquei correia.

Edited by Aryel Faqueti
CAPS LOCK NO TITULO
  • Aryel Faqueti changed the title to Epson L14150 (A3) - feito troca de carreia e continua duplicando imagem na lateral esquerda da folha
Posted (edited)

Atualizando este caso :
Chegou o motor do carro, fiz a troca e de inicio parecia ter resolvido. Porém hoje fui testar novamente e voltou a dar o defeito de duplicidade na impressão. Então desativei o modo " Birecional " e resolveu, porém a impressão fica mais lenta. Seria o caso de regular o motor via software ADj prog ? Até procurei adj prog para esse modelo, mas não encontrei nenhum que consiga baixar. Alguem teria disponível ?

Edited by Aryel Faqueti
  • Like 1
Posted

Bom dia, pelo defeito parece algo relacionado a fita encoder, vc relatou que já limpou, mas chegou a observar se está íntegra? Outra coisa a ser verificada é o estado do suporte da fita encoder, ele fica do lado direito e se não estiver na posição correta pode dar problema. Outra coisa que pode ocasionar esse defeito é o próprio carro de impressão, como o equipamento já chegou nos 60K, pode ser que precise trocar.

Posted

como Isaac disse, o problema é a sujeira na fita do encoder, especialmente no lado onde ocorre o efeito fantasma.
Nunca use desengordurantes, limpadores de vidro ou amônia para limpar as fitas, pois as linhas de control de motor paso a paso desaparecem.

Os motores de carros apresentam sinais de fumaça na parte traseira.
E eles se tornam robóticos em movimento.
Eu até os tirei, lavei com gasolina, sequei com ar e até os coloquei de volta na direção oposta. Depois de lubrificar o eixo dianteiro, também tive que verificar os dentes da correia de transmissão.

• 3 weeks later...
Posted
Em 09/09/2025 às 09:16, Aryel Faqueti disse:

Ela funciona normal, liga e faz as impressões, porém no lado esquerdo da folha esta duplicando a impressão e notei que faz um barulho como se fosse batendo em algo, mas não encosta em nada, então percebi que o tensionador da carreia parece que trabalha muito, se eu segurar ele com o dedo a impressão sai correta

Parece folga no carrinho de impressão. Chegando perto do final do curso o carrinho está mais distante do motor e a folga causa problema. Com o passar do tempo, se for mesmo folga), vai acontecer essa "tremedeira" tb no início do curso. Vc pode tentar alterar a pressão da mola do tensionador, e tb limpar toda a trilha e lubrificar com vaselina sólida, que é mais densa do que graxa e mascara um pouco o defeito. Motor com a bucha/eixo com desgaste tb pode causar esse problema.