Jump to content

em análise Acer A514-53 / FH5AT LA-K0930 / Liga sem vídeo

Rate this topic

Recommended Posts

Posted (edited)

Pessoal, bom dia!
Estou com esse notebook na bancada e reparei que ele está esquentando demais o processador. 5s após ligar o notebook, o processador já está bem quente.
Algum teste específico, para confirmar um curto no processador?

Capturar.JPG

Edited by Cauã Gama
  • Like 1
Posted

Com o multímetro, meça resistência entre GND e as bobinas de alimentação do processador. Procure o resistor shunt e faça a mesma medição entre shunt e bobinas do processador. Pra garantir, faça essas medições com todas as bobinas da placa. O curto tem que ser uma resistência bem baixa, de 0,6 Ohm pra menos. 

Posted
33 minutos atrás, MBytesInfo disse:

Com o multímetro, meça resistência entre GND e as bobinas de alimentação do processador. Procure o resistor shunt e faça a mesma medição entre shunt e bobinas do processador. Pra garantir, faça essas medições com todas as bobinas da placa. O curto tem que ser uma resistência bem baixa, de 0,6 Ohm pra menos. 

Na escala de continuidade e resistência, apresenta 0.33 na bobinas do processador. Não tem curto em nenhuma bobina também, em relação ao terra.

Posted
15 minutos atrás, Cauã Gama disse:

Na escala de continuidade e resistência, apresenta 0.33 na bobinas do processador.

Se não achou curto entre bobinas e gnd, então presumo que essa medida de 0,33 Ohm vc encontrou entre shunt e bobina, certo? Bom se for isso, é realmente uma resistência bem baixa na linha do processador, que já tem normalmente resistência baixa.

Posted
45 minutos atrás, kazuki yano disse:

@Cauã Gama continuidade é diferente de resistencia. Coloque na escala onde tem o simbolo de impedancia Ω com menor valor. Não é onde faz o bipe

Sim, eu sei. Na escala de resistência apresenta 33.0.

41 minutos atrás, MBytesInfo disse:

Se não achou curto entre bobinas e gnd, então presumo que essa medida de 0,33 Ohm vc encontrou entre shunt e bobina, certo? Bom se for isso, é realmente uma resistência bem baixa na linha do processador, que já tem normalmente resistência baixa.

Isso aí, essa resistência baixa é normal mesmo, por conta do processador.

Posted
3 horas atrás, Ponto da Manutenção disse:

Verifica se as informações da placa estão corretas?
de preferencia poste fotos em alta resolução frente e verso da placa.

Sim, estão corretas! Modelo da placa mãe e do micro.

Posted
5 horas atrás, Cauã Gama disse:

Isso aí, essa resistência baixa é normal mesmo, por conta do processador.

Certo, mas antes de eu te sugerir pra injetar tensão na linha, preciso que me confirme essa informação: esse valor de resistência 0,33 Ohm vc mediu entre shunt e bobina do processador?

Posted
Agora, MBytesInfo disse:

Certo, mas antes de eu te sugerir pra injetar tensão na linha, preciso que me confirme essa informação: esse valor de resistência 0,33 Ohm vc mediu entre shunt e bobina do processador?

Tanto em relação ao shunt, como em relação ao terra.

Posted

Então como achou curto na bobina do processador, vc pode injetar tensão na bobina. Por correr o risco se injetar direto no processador,  tem que injetar uma tensão e corrente baixas. Eu acho 0,6V/0,7V, 1A tensões seguras pra injetar. Injete e veja o que aquece. Se a fonte acusar curto, consumir o max da corrente e não for o processador que aquece,  vc pode aumentar o limite de corrente para facilitar identificar qual componente aquece.  Se nunca fez isso me avisa aqui. 

Posted
11 horas atrás, MBytesInfo disse:

Então como achou curto na bobina do processador, vc pode injetar tensão na bobina. Por correr o risco se injetar direto no processador,  tem que injetar uma tensão e corrente baixas. Eu acho 0,6V/0,7V, 1A tensões seguras pra injetar. Injete e veja o que aquece. Se a fonte acusar curto, consumir o max da corrente e não for o processador que aquece,  vc pode aumentar o limite de corrente para facilitar identificar qual componente aquece.  Se nunca fez isso me avisa aqui. 

OK, vou fazer e informo se o processador aqueceu ou não.

Posted
18 horas atrás, Cauã Gama disse:

Sim, estão corretas! Modelo da placa mãe e do micro.

Creio que essa descrição (LA-K0930) não esteja correta.

Verifica se não é (la-k093p?
-----------------------------------------------------------------

Quanto a sua suspeita de curto no processador;

Levante algumas bobinas e abrir PJ para isolar o circuito.

PJM3

PLZ3

PLZ4

PLG1

Todas devem ser levantado apenas o pino 3_4. 

Apos levantar, verifica em condução reversa os pinos 3_4 e poste aqui os valores?