Postado 18 de Outubro de 2025 18 Out Bom, este tópico não seria para reparo é mais para tirar uma dúvida mesmo. Encontrei um curto nessa PLM1, como dá pra ver nitidamente ela está ligada ao PQM2 e do outro lado além destes capacitores ela recebe tensão do PJM2. Abri o PJM2 e o curto não vem do lado da bobina e sim do outro lado da PJM2. Nessa parte da trilha dá pra ver que os furos atravessam a placa, vou anexar a parte que é do outro lado da placa: Ela atravessa a placa e está ligada a essa ilha gigante que por sua vez vem da parte de baixo do processador. A minha dúvida é se com essa informação é certeza que o curto vem do processador ou se tem chance de ser outra coisa, e se também vale a pena procurar essa outra coisa... Editado: 18 de Novembro de 2025 18 Nov por MJVFC
Postado 18 de Outubro de 2025 18 Out 48 minutos atrás, MJVFC disse: Ela atravessa a placa e está ligada a essa ilha gigante que por sua vez vem da parte de baixo do processador. A linha não é ligada a essa malha "gigante". A linha de 1.2v_VDDQ é ligada em alguns capacitores e resistores nessa parte de traz. A alimentação principal é Processador e Memorias. Para fiz de teste, injete 1.2v no ped 2 (PJM2) e veja qual é consumo na fonte?
Postado 19 de Outubro de 2025 19 Out verdade, não é possível ter certeza se um componente da um lado da placa está diretamente ligado a componentes do outro lado da placa pois a placa tem várias camadas de trilhas. vc ja fez o mais difícil que era achar o curto, agora injete tensão como o amigo disse acima e é bem provável que comece a resolver. Só de curiosidade, essa medida de curto foi de quantos Ohm?
Postado 19 de Outubro de 2025 19 Out Esse lado vai para as memórias. Para um CI UC2. Injetar tensão, penso, é o melhor caminho realmente. 1,2V e 1A. Muita probabilidade ser um capacitor na linha Editado: 19 de Outubro de 2025 19 Out por AMDRÔMEDA
Postado 20 de Outubro de 2025 20 Out Autor O grande problema é que não tenho fonte de bancada, o que eu tenho a disposição é uma fonte de 3v que eu uso pra injetar só quando tem problema em pontos que são de 19v, como eu não sei o quanto essa trilha recebe então eu nem tentei. Essa trilha toda da foto da parte de trás do processador está em curto também, e como os furinhos batem certinho com o jumper que também está em curto então me levou a crer que o curto vinha do processador Supondo que seja alimentação das memórias mesmo não seria seguro injetar esses 3v ne? Teria outras alternativas? Editado: 20 de Outubro de 2025 20 Out por MJVFC
Postado 20 de Outubro de 2025 20 Out olha, não é o ideal mas vc tem como conseguir ou tem uns resistores de 1w mais ou menos? podemos montar um divisor de tensão que vai mandar 1V partindo dessa fonte de 3v e pode ser que sirva.
Postado 20 de Outubro de 2025 20 Out 9 horas atrás, MJVFC disse: O grande problema é que não tenho fonte de bancada, o que eu tenho a disposição é uma fonte de 3v que eu uso pra injetar só quando tem problema em pontos que são de 19v, como eu não sei o quanto essa trilha recebe então eu nem tentei. Essa trilha toda da foto da parte de trás do processador está em curto também, e como os furinhos batem certinho com o jumper que também está em curto então me levou a crer que o curto vinha do processador Supondo que seja alimentação das memórias mesmo não seria seguro injetar esses 3v ne? Teria outras alternativas? Até mesmo um módulo simples como esse pode ser usado para fiz de teste.
Postado 21 de Outubro de 2025 21 Out Autor @Ponto da Manutenção Consegui um esquema e um boardviewer, realmente o PJM2 atravessa a placa e está ligado naquela malha grande, realmente é o 1.2v_VDDQ. Nessa malha tem os capacitores, resistores, um CI e está ligado também às memórias e ao processador. @MBytesInfo Conferi no boardviewer e a malha está realmente interligada, ali é o 1.2v_VDDQ. Você tinha perguntado, essa linha está com 0,041 Ohm. Peguei novamente para dar uma trabalhada nesta placa e estou tentando uma alternativa para ver o que está em curto nesta trilha. O problema é que tem outros setores em curto, esse é só um deles. Minha suspeita é que foi processador e chip de vídeo, estava até pensando que um reflow resolva, mas ai já não é comigo kkkkkk
Postado 21 de Outubro de 2025 21 Out Autor Só a critério informativo mesmo, nesse CI UC2 tenho 5.250 Ohm no pino 2 dele (DDR_PG_CTRL) e ele está ligado em dois capacitores e depois direto no processador.
Postado 21 de Outubro de 2025 21 Out Em 20/10/2025 às 08:29, MJVFC disse: Supondo que seja alimentação das memórias mesmo não seria seguro injetar esses 3v ne? Teria outras alternativas? VocÊ pode criar uma maneira de injetar tensão como eu disse acima. Fazendo um esquema com resistores. Com essa montagem, vc consegue injetar 1/3 da tensão da fonte usando as ponteiras, por exemplo. Vc disse que tem aí uma fonte de 3,3V então vai conseguir injetar 1,1 V nas ponteiras. Confira antes com o multímetro. O que limita o uso é a potência suportada pelos resistores. Então, usando resistores iguais, mas com maior resistência, vc limita a corrente. Usando com menor resistência, vc aumenta a corrente mas vai precisar de resistores mais robustos. Acho interessante comprar esse de 2W. Para 2W, nessa sua fonte de 3,3V, ele vai poder suportar uma corrente de até 18mA no max, então teria que diminuir o valor das resistências. Se vc c0onseguir uma fonte com maior tensão, já ajuda. Me diz o que tem aí e eu tento projetar aqui Editado: 21 de Outubro de 2025 21 Out por MBytesInfo
Postado 21 de Outubro de 2025 21 Out Autor @MBytesInfo eu entendi essa parada do divisor resistivo, só não coloquei em prática ainda, tenho que ver se consigo os resistores. Sobre outras fontes tenho quase tudo partindo de 3v até 20v. Preciso urgente providenciar a fonte assimétrica.
Postado 21 de Outubro de 2025 21 Out Autor @Ponto da Manutenção @AMDRÔMEDA @Ponto da Manutenção Consegui achar os resistores e montei um divisor resistivo, consegui 1v e 1,5v, se precisar consigo ir até 2v. Injetei a tensão na linha e ela está sendo zerada assim que injeto, nada aquecendo, nem processador.
Postado 21 de Outubro de 2025 21 Out 1 hora atrás, MJVFC disse: @Ponto da Manutenção @AMDRÔMEDA @Ponto da Manutenção Consegui achar os resistores e montei um divisor resistivo, consegui 1v e 1,5v, se precisar consigo ir até 2v. Injetei a tensão na linha e ela está sendo zerada assim que injeto, nada aquecendo, nem processador. Vamos usar condução reversa nessa analise? Qual valor em ambos os lados do PJM2?
Postado 21 de Outubro de 2025 21 Out Autor 23 minutos atrás, Ponto da Manutenção disse: Vamos usar condução reversa nessa analise? Qual valor em ambos os lados do PJM2? Lado 1: vai subindo muito rápido ate dar OL Lado 2: 0.632
Postado 21 de Outubro de 2025 21 Out Autor Eu estava dando uma olhada no esquema e fui testar os CIs que geram 3v e 5v: Sem fonte PU301 Curto no +3VLP Com fonte PU301 LX3V com valor de 1.682 Ohm SPOK_3V em curto +3VALWP com valor de 1.682 Ohm +3VLP em curto PU502 LX_5V em curto SPOK_5V em curto +5VALWP em curto Como eu comentei também tenho curto na região do chip de vídeo, as PLV2 e PLV3 apresentam curto. Tem uma outra PLW1 que estava dando somente uma resistência de 0.056 Ohm, levantei ela e esse valor está no lado das memórias. Só mais uma coisa que observei aqui, soldei de novo a PLW1 e enquanto a placa está quente ele apresenta continuidade com GND, dai vai subindo o valor até parar de dar continuidade e fica naqueles 0.056 Ohm. Editado: 21 de Outubro de 2025 21 Out por MJVFC
Postado 21 de Outubro de 2025 21 Out Como é note gamer e com placa de video, deixa esse curto um pouco de lado e foca no curto das memórias. Já peguei note NItro 5 que tinha absurdos 1 Ohm nas bobinas da gpu com gnd e não era curto! Depois que resolvi outro curto, ligou normal.
Postado 21 de Outubro de 2025 21 Out 3 horas atrás, MJVFC disse: Injetei a tensão na linha e ela está sendo zerada assim que injeto, nada aquecendo, nem processador. Isso, quando acontece curto, a tensão na fonte cai pra pouco ou quase zero. O Maior problema aqui é escolher resistores com potÊncia alta e baixa resistência (menor que 5 Ohm) para poder fornecer mais corrente. Com aquele exemplo que eu dei de resistores de 100 e 200 Ohm já não fornecia corrente necessária para servir como uma fonte injetando tensão
Postado 21 de Outubro de 2025 21 Out 2 horas atrás, MJVFC disse: Lado 1: vai subindo muito rápido ate dar OL Lado 2: 0.632 Não a curto no PJM2. Pode fechar ele. preciso de informações do PUB1? Editado: 21 de Outubro de 2025 21 Out por Ponto da Manutenção
Postado 29 de Outubro de 2025 29 Out Autor Em 21/10/2025 às 18:30, Ponto da Manutenção disse: preciso de informações do PUB1 PUB1 (placa sem fonte) Pino 10 (N52789637) 1100ohm normal e reverso Pino 11 (EC_SMB_DA1_CHG) 2230ohm normal e reverso Pino 12 (EC_SMB_CK1_CHG) 2230ohm normal e reverso Pino 13 (N52789611) curto normal e reverso Com a fonte conectada teve praticamente as mesmas medições com exceção do pino 23 (LG_CHG), ele entrou em curto, coisa que não acontece quando a fonte está desconectada. Editado: 29 de Outubro de 2025 29 Out por MJVFC
Postado 29 de Outubro de 2025 29 Out Autor Estou tentando medir a tensão mas tá difícil, a tensão nos pinos 1 e 2 começa em 19v e depois de alguns segundos começa a cair...vou tentar olhar com mais calma
Postado 18 de Novembro de 2025 18 Nov Autor @MBytesInfo Eu ia desistir desse notebook, mas vou persistir um pouco mais... Estamos pesquisando aqui sobre fonte de bancada pra poder comprar uma custoXbenefício bom, então ainda estou naquela do divisor resistivo... Em 21/10/2025 às 12:00, MBytesInfo disse: Me diz o que tem aí e eu tento projetar aqui Bom, vamos lá, como eu comentei eu tenho quase tudo desde 3v até 20v fácil à disposição, o que varia muito é a corrente, tenho fontes de diversos notebooks, fonte universal, fonte de roteador, etc... A fonte universal tem uns 3A, mas acredito que ela deve variar de acordo que vai alterando a chave de tensão. As fontes de notebook geralmente são nessa faixa de 3A também. As de roteador tem corrente mais baixas, as vezes 1A, e vai de 5V a 12V. Já os resistores eu estou com uma certa dificuldade e fiz até uma gambiarra aqui kkkkkk Usei de fonte ATX, fui medindo eles até conseguir valores que me permitissem chegar aos 1V partindo dos 3V da minha fonte...só que não sei os outros valores desses resistores, eles não parecem nem estar seguindo o padrão de cores.
Postado 18 de Novembro de 2025 18 Nov Em 21/10/2025 às 17:15, MJVFC disse: Sem fonte PU301 Curto no +3VLP Essa tensão esta na placa toda, pra mim sua analise deve começar aqui. Primeira tensão a surgir. A analise do PUB1 solicitada ajudaria mais se fosse em valores de tensão. Analise difícil de ser feita sem uma fonte adequada.
Postado 18 de Novembro de 2025 18 Nov Autor Agora eu vacilei aqui, e feio mesmo...nem estou acreditando que fiz isso... A memória está em curto, ela estava matando a linha das memórias, removi o pente de memória e sumiu o curto (ainda tem uma resistência)... Estou revendo tudo aqui e volto a comentar novamente...Vou observar o PUB1 nos testes também.
Postado 18 de Novembro de 2025 18 Nov Autor @AMDRÔMEDA Ainda estou aprendendo muitas coisas, mas pelo que entendi da sequencia de power é que ele sobe +3VLP, EC_ON e depois +5VALW assim que plugar a fonte, certo? Nesse caso seria então injetar no +3VLP? Cara, eu estava dando uma analisada no PUB1, mas parei aqui pra dar uma saída...parei no pino 6 ACDET, ele passa em um transistor bipolar PQB11 onde ele tem um divisor resistivo no G que por sua vez também recebe o ADAPDET. Só que aqui achei estranho pois esse ADAPDET vem direto do conector de energia...então deve ter algum BO nesse conector, no transistor ou no resistor que vai pro terra. Assim que eu voltar vou retirar primeiro o resistor pra ver se ele está OK, depois vou para o transistor... É melhor não conectar a fonte sem esse resistor e sem esse transistor né? pergunto pq o curto só aparece com a fonte conectada.
Postado 18 de Novembro de 2025 18 Nov Autor Houve um equivoco, a resposta acima era respondendo a vc @Rods Aliás, sobre o ADAPDET, retirei o resistor, ele está bom, retirei o transistor mas fiquei na dúvida de como testar corretamente devido ao multímetro que tenho aqui, então resolvi conectar a fonte mesmo assim...acredita que o ADAPDET ainda apresentou curto? Só resta o conector de energia, será que ele está com problema? Eu não citei aqui no tópico, mas acredito que sei o que causei o curto. Dois parafusos que prendem o HD ao suporte estavam soltos dentro do equipamento, acho que eles que fizeram esse estrago todo. Editado: 18 de Novembro de 2025 18 Nov por MJVFC
Participe agora da conversa!
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.