Jump to content

Recommended Posts

Posted (edited)

Olá a todos os membros do fórum. Sou Angelo, técnico eletricista com alguns conhecimentos e práticas em eletrônica. Sou novo neste fórum e agradeço aos administradores por permitirem o meu registo.

Estou a tentar reparar uma fonte de alimentação Corsair modelo: CMPSU-600cx V2 que tenta arrancar, mas desliga-se. Há um resistor (resistência) SMD no circuito primário que está danificado e o seu valor não é visível na superfície.

Já vi vários tópicos neste fórum sobre as fontes Corsair 600 cx V2, mas nas fotos que foram carregadas não é possível distinguir o valor desse resistor.

Se algum membro deste fórum que possua essa fonte puder facilitar o valor desse resistor SMD R36, ficarei muito agradecido. Que tenham um bom dia

Resistenciasmddaada.thumb.jpg.da8132ddbd79234afbcf506cf5e31f55.jpg

P1160627.thumb.JPG.a9098fe4cc2fdb154976e641575f767c.JPG    P1160628.thumb.JPG.9f41f99c472573af6935aa6b1675ffdc.JPG

Edited by Angelo25
Posted

@Angelo25 Bom dia! 

seu tópico foi movido para a área correta »

Como criar seu tópico na área correta?    Clique Aqui

Agora edite seu primeiro post e troque a tag para 'duvida' ou 'em analise' ok!

Difícil quando não temos o esquema e alguém com uma igual na mão para ajudar. Olhando a foto encontrei dois pontos com solda fria, verifique.

Esse resistor possui uma trilha passando por baixo, não é regra, mas pelo que olhei ele parece ser apenas um jumper com valor 0, mas é uma suposição por experiencia. Veja que a trilha é até grande em relação a outras então tem muito aspecto de ser um jumper. Quando me deparo com essa situação que não encontro mesmo uma referencia eu coloco as vezes um de 1k e testo mas antes devemos esgotar nossas chances de encontrar essa informação. Circulei em vermelho ali na foto a solda fria.

Editada.jpg

• Like 1
Posted

Amigo esse resistor e de baixo valor se não me engano 10r ou 0r mas ele abre geralmente ai por defeito ou no ci pwm de controle ai ou nos transistores que trabalham como drive do PFC entao antes, de trocar o resistor, confira curto na linha de alimentaçao do pwm principal ai no primário e também nos transistores drives do pfc e nos propios mosfets do pfc

• Like 1
Posted

@HBTECH-BR 

Olá, muito obrigado pela sua ajuda!

O problema que esta fonte está apresentando é que ela não liga/arranca. O ventilador se move um pouco, depois para, e as voltagens sobem e descem a zero no secundário.

Eu estou tentando repará-la.

Mais uma vez, muito obrigado.

Posted

Sim verifique inicialmente a integridade do circuito standby. Que com a fonte em repouso deve ter 5v na fonte secundária no fio roxo e 15v no primário nas linhas de alimentação do pwm do primário(nessa linha vai ter um transistor que chaveia os 15v para o pwm apenas após start da fonte). E as tensões que deve achar inicialmente com a fonte em repouso apenas ligada a tomada.

Importante sie se não tem conhecimento em eletrônica cuidado que pode danificar a fonte ainda mais. No primário ela trabalha com alta tensão.