Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Brother HL-L5212DW - Mensagem de autodiagnostico após algumas impressões.

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado (editado)

Pessoal, estou com uma brother HL-L5212DW, vou tentar resumir o histórico dela. 

Essa impressora é usada intensamente.

A primeira vez que avaliei ela estava com desgaste no rolo pressor e película. Como de costume, troquei ambos, limpei a impressora etc.. resumindo, aquela manutenção de praxe.

Pouco tempo depois a película nova se rasgou, a princípio parecia que algum grampo havia passado por ali.

Então troquei a película novamente. 

A partir daí ela começou a apresentar erro de Autodiagnostico após algumas impressões. Por exemplo:

coloco para imprimir 100 páginas, ela imprime normalmente (com velocidade reduzida, pois ela ainda está aquecendo).

Em seguida coloco mais 100, dessa vez ele aumenta a velocidade e imprime.

Se eu colocar novamente, ela para durante a impressão como se tivesse atolado, retiro a folha mas ela já está em autodiagnostico, pede para desligar e ligar novamente mas ela só volta ao "pronto" após os 15 minutos. 

O que eu já tentei:

Troquei a película novamente (estava com uma de Teflon, agora está com emborrachada);

Comprei e usei outra graxa (embora já estivesse usando uma própria para isso);

Troquei o termistor e termostato;

Conferi a plaquinha onde conecta o termistor (soldas, continuidade nos fios que levam a placa lógica);

Atualizei firmware;

Fiz reset do fusor, cilindro e unidade laser.  

Deixei o papel esfriar entre um teste e outro;

Desativei a opção "melhorar fixação do toner";

Verifiquei a rede elétrica;

Tentei imprimir via USB e Rede;

Agora não sei mais para onde ir. 

Editado: por Ander.rj
Postado (editado)

Oi @elias.girardi, boa tarde.

Obrigado pelas respostas, verifiquei os capacitores, estão visualmente normais assim como o restante da placa. Nenhum sinal visível de componentes danificados, superaquecimento etc.

Eu havia feito um teste ainda a pouco, coloquei para imprimir 1 página para "acordar" a impressora, saiu lenta, mas normal. 

Estava monitorando voltagem e amperagem da lâmpada.

Voltagem oscilando próximo aos 60V e 5~6A

Em seguida mandei 100 impressões e apareceu o problema por volta das 4ª ou 5ª página. 

Mas dessa vez a voltagem durante o aquecimento ficou como relatei anteriormente, mas ao iniciar a impressão (dessa vez, imprimindo rapidamente) a voltagem chegou a 220V estáveis e a amperagem 8~9A até o erro aparecer, e a partir daí foi a zero.

Tudo indica que ela está superaquecendo ou ao menos creio que o sistema está identificando assim (as folhas saem bem quentes; a película nova rasgada pode ser um indício)

Termistor foi trocado 

Fiz a limpeza completa do fusor.

Editado: por Ander.rj
Postado
47 minutos atrás, elias.girardi disse:

@Ander.rj Isso também me causou estranheza. Pois os fusores geralmente são da mesma tensão do equipamento. A fonte só vai fornecer o máximo de tensão que está entrando.

Você está medindo com o multímetro em posição AC ou DC?

Foi o que pensei, como poderia estar saindo 220 para a lâmpada (e se ela resistiria a exposição ao 220v sem abrir).

estou medindo em AC.

Postado
1 hora atrás, Ander.rj disse:

Foi o que pensei, como poderia estar saindo 220 para a lâmpada (e se ela resistiria a exposição ao 220v sem abrir).

estou medindo em AC.

Encontrei o manual de serviços, mas não faz sentido a voltagem que marcou e o esquema.

Vou medir novamente. Screenshot_2025-11-06-19-53-35-526_com.android.chrome.thumb.jpg.7611487f5b136949c8443b5fa181f33b.jpg

• 2 semanas depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...