Postado 15 de Novembro de 2025 15 Nov Olá, equipe EletrônicaBR! Gostaria de deixar uma sugestão construtiva que acredito ser benéfica tanto para os usuários quanto para o próprio site. Atualmente, o sistema de acesso aos arquivos funciona por meio de crédito de joinhas ou pela compra de planos que liberam um grande volume de material. Funciona bem para técnicos que utilizam a plataforma todos os dias. No entanto, existe um público — como é o meu caso — que pega poucos equipamentos ao longo do mês e precisa de apenas 1 ou poucos arquivos, de forma pontual. O problema hoje: O plano básico custa cerca de R$ 140 por 90 dias. Para quem utiliza muito, ótimo. Mas para quem precisa ocasionalmente de uma única BIOS ou um esquema elétrico isolado, o valor acaba ficando inviável. O sistema de joinhas também é uma boa ideia, mas nem sempre o usuário tem tempo para participar ativamente do fórum e aguardar aprovação. Minha sugestão: Implementar uma opção de compra individual por arquivo, em torno de R$ 10 a R$ 15 por BIOS ou esquema específico. Por que seria bom para todos? Usuários ocasionais conseguiriam resolver uma necessidade pontual sem precisar assinar um plano completo. O site ganharia mais compras, pois muitas pessoas deixam de adquirir o plano por ter necessidade muito baixa. Os administradores continuariam recebendo, de forma justa e proporcional ao uso. Não interfere ou substitui os planos já existentes — seria apenas uma alternativa adicional. Isso também ajudaria a reduzir pedidos repetitivos e tópicos desnecessários só para juntar joinhas. Exemplo prático: No meu caso, por exemplo, eu precisaria de no máximo umas 5 a 7 BIOS ao longo de vários meses. Não compensa assinar o plano, mas eu pagaria tranquilamente R$ 10 ou R$ 15 por arquivo sem problema algum. Acredito que muitos outros usuários ocasionais fariam o mesmo.
Postado 15 de Novembro de 2025 15 Nov Tradutores @VERDADE DITA , bom dia. Obrigado pela sugestão, é com esse tipo de interação que contamos para fortalecer e melhorar o fórum e assim, proporcionar uma plataforma cada vez mais prática para os usuários. Mas vamos lá, vou tentar responder suas indagações. 11 horas atrás, VERDADE DITA disse: Atualmente, o sistema de acesso aos arquivos funciona por meio de crédito de joinhas ou pela compra de planos que liberam um grande volume de material. O sistema de joinhas foi elaborado para justamente incentivar a participação, o Fórum é uma comunidade técnica, a participação é essencial para o fortalecimento da comunidade. Aqui funciona na base da meritocracia. 11 horas atrás, VERDADE DITA disse: Funciona bem para técnicos que utilizam a plataforma todos os dias. No entanto, existe um público — como é o meu caso — que pega poucos equipamentos ao longo do mês e precisa de apenas 1 ou poucos arquivos, de forma pontual. É muito simples conseguir baixar arquivos no Fórum. Se ler as regras saberá como proceder para obtenção dos arquivos de forma fácil, dessa maneira, além de conseguir o que precisa, também estará participando. 11 horas atrás, VERDADE DITA disse: O plano básico custa cerca de R$ 140 por 90 dias. Para quem utiliza muito, ótimo. Mas para quem precisa ocasionalmente de uma única BIOS ou um esquema elétrico isolado, o valor acaba ficando inviável. Uma regravação de bios hoje, aqui na minha região, tem um custo entre R$ 300,00 a R$ 400,00. Com esse valor vc consegue 1 ano para baixar arquivos e acesso a todas as áreas fechadas (Casos Resolvidos). Na ponta do lápis vale a pena o invetimento. Só relembrando, o intuíto do fórum é a participação. 11 horas atrás, VERDADE DITA disse: Usuários ocasionais conseguiriam resolver uma necessidade pontual sem precisar assinar um plano completo. Com disse antes, aqui é uma comunidade técnica, usuários ocasionais não são o objetivo do fórum pois não agregam nada. 11 horas atrás, VERDADE DITA disse: O site ganharia mais compras, pois muitas pessoas deixam de adquirir o plano por ter necessidade muito baixa. Esse não é o intuíto do fórum. O que priorizamos aqui é manter uma comunidade forte e atualizada para auxiliar os usuários, experientes ou novatos. E para finalizar, um lembrete aos usuários novatos que chegarem a esse tópico, leiam as regras, lá encontrarão tudo muito bem explicado de como participar de forma simples e correta, e assim, obterem a ajuda necessária para suas dúvidas, inclusive baixar um arquivo gratuitamente. 👇👇 Como funciona o fórum. De qualquer maneira, sua sugestão está registrada. Quem sabe mais a frente podemos mudar o entendimento e implementar. Abraços e obrigado.
Participe agora da conversa!
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.