Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Tv LG 32lg30r. Fonte não gera as tensões de 12 e 24V

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado (editado)

Boa tarde, amigos.

O aparelho em questão chegou com a fonte completamente inativa. chegou com o U 600 (SG6961SZ) em curto. fiz a substituição por um(TA7AF6961SZB). Aí voltou a tensão de standby e 12V. Porém os 24 não apareceram. Consequentemente nada de 12V no conector. Há de se mencionar ainda, que a tensão no power on na base do Q202 fica oscilando demais como se algo estivesse em curto. Já com a placa desconectada e a ligação direta nesse ponte entre 5,2 e power on, a tensão na base do q 202 fica estável. O CI U102 (NCP1396ADR2G) está devidamente alimentado pela tenão de Vcc, ou seja 13,5V. pensei que esse ci estivesse com problema, pois não havia sinal no gate do mosfeet, então troquei por um NCP1397a e tudo ficou na mesma. O esquema que estou usando é o 32lg3200. Não sei o que posso fazer para encontrar defeitos. Já testei vários componentes e ainda não encontrei avarias. Agradeço se alguém   puder me auxiliar.

Editado: por eletronica rw
Postado
  • Faz um teste rápido pra ver se a fonte 24V está tentando iniciar, melhor com o multímetro analógico, porque vai ver o movimento rápido de ir e vir do ponteiro: mede a tensão dos 24V no momento inicial, ou seja, no instante em que você dá a partida no circuito, se esse movimento acontecer indica que a fonte de 24V está iniciando. Note que este mesmo circuito que gera os 24V também gera, no mesmo T101, os 16,5V.  Estou considerando que você já testou todos os retificadores, capacitores do filtro e os resistores de carga das saídas destas fontes.
  • Se as fontes acima estiverem tentando armar mas não conseguem se manter, tem erro ou mesmo ausência de tensão nas referências de 24V e 16,5V que chegam ao U203 de alguma forma; ou o próprio regulador AZ431 pode estar ruim. Se não houver curto nestas linhas de alimentação, você pode comprovar o erro no circuito regulador jumpeando os pinos 3 e 4 do fotoacoplador PC110 (aliás ele também pode ser o problema) e estas fontes voltam a funcionar.
  • Joinha 1
Postado

No dreno de Q110 tem uma tensão oscilante que varia entre 340 e 370V.

Na linha de 24, os resistores de carga estão ok. Os diodos retificadores não têm fuga. Troquei os capacitores que estavam com uma capacitância baixa, ESR ok.

Na linha de 16V tudo ok.

Quanto ao teste com o analógico, o ponteiro nem sai do lugar.

Tem uma coisa que ainda não mencionei e se refere aos NTCs que estão na entrada e em paralelo. Os dois nessa posição dão uma resistência de 750 ohms. Acontece que eles estavam danificados. São dois 15D-15 e como eu não tenho outros, coloquei dois 2,5D-15 que, em série dão aproximadamente 650 ohms.

Quanto ao ZD115, no multi-teste deu uma tensão de 7,34V. Com a placa na bancada e jumpeado 5,2V com power on, testei o ZD115 com o multímetro e, sobre ele não há tensão. Deveria haver 7,5V?

Jumpeando o PC110 a fonte continuou inativa

Postado
5 horas atrás, eletronica rw disse:

No dreno de Q110 tem uma tensão oscilante que varia entre 340 e 370V.

Na linha de 24, os resistores de carga estão ok. Os diodos retificadores não têm fuga. Troquei os capacitores que estavam com uma capacitância baixa, ESR ok.

Na linha de 16V tudo ok.

Quanto ao teste com o analógico, o ponteiro nem sai do lugar.

Tem uma coisa que ainda não mencionei e se refere aos NTCs que estão na entrada e em paralelo. Os dois nessa posição dão uma resistência de 750 ohms. Acontece que eles estavam danificados. São dois 15D-15 e como eu não tenho outros, coloquei dois 2,5D-15 que, em série dão aproximadamente 650 ohms.

Quanto ao ZD115, no multi-teste deu uma tensão de 7,34V. Com a placa na bancada e jumpeado 5,2V com power on, testei o ZD115 com o multímetro e, sobre ele não há tensão. Deveria haver 7,5V?

Jumpeando o PC110 a fonte continuou inativa

• No teste com o analógico o ponteiro não vai mesmo deflexionar totalmente, o ideal é testar na escala X1. No digital pode testar na escala de milivolts.
  • Com estes NTCs a fonte de standby está estável?
  • Para armar a fonte na bancada, o mais simples é aterrar o coletor de Q202, porque você não injeta 5,2V no pino power-on do micro.
  • Não adianta jumpear o PC110 porque ele não vai fazer a fonte funcionar, sua função é manter a fonte se ela estiver ativa, mas a fonte não está.
  • Joinha 1
Postado
11 horas atrás, Edmilson Goncalves Preza disse:

Para armar a fonte na bancada, o mais simples é aterrar o coletor de Q202, porque você não injeta 5,2V no pino power-on do micro.

Na verdade eu mandei os 5,2 na base do Q202, mas vou fazeer o que você sugere.

14 horas atrás, Edmilson Goncalves Preza disse:

Você já testou o trafo?

Eu medi a continuidade no primário do trafo.

Postado
3 horas atrás, Edmilson Goncalves Preza disse:

Mas... e o pwm LVG e HVG no gate dos mosfets? 

Então, está aí meu erro. Após ter trocado o U600, não medi os sinais. O PWM está pulsando como se houvesse armando proteção, mas daí medi a tensão de Vcc e ela também oscila. Fui ao coletor do Q103 e a tensão oscila entre 4 e 8V. No R103 também tem variação de 13,5 e 14,2V. Lá na base do Q203 tem os 5V.

3 horas atrás, AMDRÔMEDA disse:

Você tem osciloscópio? Tem de ver se ao ligar tem PWM no gate de Q110

Tenho sim e não tem PWM.

Postado

@eletronica rw veja que você menciona que no dreno de Q110 tem 340 a 370 volts oscilando. Essa tensão ali deveria estar fixa. E como não tem PWM no gate do Q110 ele deveria abrir o circuito e a tensão PFC ficar toda no dreno. mede o sourde de Q110 para ver o nível de tensão ali e se tem pwm. O teste inicial é deixar a ponta de prova no lugar e ligar a fonte na rede de alimentação. Para pegar as variações assim que liga. Foi isso que você fez antes? Com o time/div em 500ms acho mais imples de verificar

• Joinha 1
Postado (editado)

Bom dia.

A tensão no coletor do Q103 estava variando muito, logo a alimentação do U600 também variava não permitindo que a tensão do PFC ficasse constante. Foi então que eu retirei o componente e fiz uma ponte entre coletor e emissor e a tensão estabilizou. Os 24V se apresentaram no conector. Agora vou substituir o componente para ver no que dá. 

Editado: por eletronica rw
Postado

Boa tarde, amigos. Realmente minhas suspeitas se confirmaram e com a troca do transistor a tv voltou a funcionar. Porém, o que não esperava era que ela apresentasse riscos na tela. Infelizmente esse problema não consegui resolver mesmo isolando algumas trilhas. Desse modo, vou devolver a tv ao amigo que se dispôs a usá-la assim mesmo. Fico imensamente grato aos companheiros e espero poder ajudar futuramente.

• Joinha 1

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...