Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Consertando a placa T-CON de um Tv LCD

Avalie este tópico:


Josuel Marques

Posts em destaque

Consertando a placa T-CON de um Tv LCD

Josuel Marques

 

Uma das etapas que mais apresenta falha em televisores LCD é a placa T-CON; ela está localizada entre a placa principal e o painel LCD (tela). Vejam a seguir alguns dos princípios básicos de funcionamento do circuito de tal placa; também chamada de Placa controladora do Display ou Placa lógica.

 

Função atribuída à placa T-CON

A T-CON recebe os sinais LVDS vindos da placa principal e em seguida envia os dados a cada Driver correspondente do painel, para que eles controlem e exibam cada pixel na tela corretamente.

 

Veja abaixo o aspecto físico e os componentes normalmente encontrados em uma placa T-CON. Lógico que dependendo da marca e modelo do Tv, o aspecto físico é diferente, mas os componentes principais sempre têm as mesmas funções!

 

Falhas mais comuns na placa T-CON

As falhas nesta placa comprometem o vídeo e a sua qualidade. Embora, falhas no Painel LCD e na placa principal também podem afetar o vídeo e a sua qualidade. Veja nas imagens abaixo, algumas falhas percebidas na tela, que podem ser originadas por falhas na placa T-CON.

 

Consertando defeitos numa placa T-CON – algumas vezes só trocando o Painel – dependerá da falha e a disponibilidade dos componentes para reposição!

A correção desta placa é feita seguindo o procedimento normal de qualquer conserto em placas eletrônicas – analisando bem o sintoma – fazendo um exame visual cuidadoso – conferindo as Tensões dos pontos essenciais do circuito – seguindo sinais – e por fim examinando (testando) com cuidado os componentes suspeitos. A maior dificuldade está na questão de que a maioria ou todos seus componentes são de montagem em superfície (SMD); portanto recomenda-se neutralizar a eletricidade estática, além do uso de ferramentas adequadas para manipular seus componentes.

 

Sugestões para conserto de uma Placa T-CON.

 

1. Observe as características de falhas apresentadas na Tela.

 

2. Desconecte o cabo LVDS e em seguida toque com os dedos nas entradas do conector. Se surgir algum sinal de imagem na tela; é indicação de que a placa T-CON permite a passagem de dados da placa principal até ela. Esta prova não significa que a placa T-CON esteja em perfeito funcionamento, mas nos indica que a falha pode ser na placa principal e não na T-CON. Se não se observar nenhuma resposta na tela é possível que a placa T-CON e/ou o painel tenham algum defeito.

 

3. Faça medidas das tensões de alimentação da placa T-CON, inclusive as dos reguladores do conversor DC-DC. Frequentemente as tensões encontradas são: 2,5vdc; 3,3vdc; 5,9vdc e 12vdc.

 

4. Se todos os testes feitos até o momento se apresentaram satisfatórios, deve-se então analisar os sinais LVDS que chegam a partir da placa principal. Para isso é necessário o uso de uma imagem ou padrão de vídeo que gere barras de cores e um osciloscópio; se não contar com osciloscópio, pode utilizar uma ponta para medir voltagens pico a pico e um multímetro em voltagem DC. Os sinais LVDS para a entrada da placa T-CON medem aproximadamente 300mv, os quais se podem apreciar com o osciloscópio ou a ponta para medir voltagens pico a pico. Veja os oscilógramas abaixo!

 

 

5. Se as verificações nos sinais LVDS estiverem bem; examine o circuito corretor de gamma que frequentemente apresentam problemas. Quando a falha está no corretor de gamma, prejudica o brilho e contraste das imagens, não podendo ser ajustados os parâmetros pelos controles padrão. Também podem aparecer ruídos na imagem e/ou barras de cores.

Um dos corretores de gamma mais comuns, é o IC AS15 – 48 pinos (veja imagem abaixo) e seus equivalentes como: TSL1014IF; HX8915A; RM5101... Antes de partir para a substituição deste IC; meça a sua tensão de alimentação; caso ele esteja em curto não haverá tensão nos pinos 8-15-22-30-43 e 45= VDD. Neste caso ele também estará superaquecido.

 

 

6. A casos em que um conjunto de diodos TVS (veja imagem abaixo) na entrada e/ou saída da placa T-CON, podem apresentar curto. Estes são diodos especiais que evitam que descargas eletrostáticas possam danificar os transistores de filme fino (thin filme transistor), que fazem parte do painel LCD. Seu aspecto físico aparenta ao de um circuito integrado SMD, mas na realidade se trata de um conjunto de diodos supressores de picos de alta Tensão. Quando estes diodos estão em curto, aparecem diferentes sintomas na imagem ou simplesmente não apresenta nenhuma imagem.

 

7. FIM! Se você considera este Tópico "Útil" para os seus consertos em Tvs de Tela fina; agradeça com um "Joinha"; basta clicar no Ícone de positivo logo abaixo da imagem do meu perfil e me oferecer um!

Componentes_piincipais_de_uma_T-CON_.jpg.15f8a1127030a13203adf21ec307e314.jpg

Algumas_falhas_que_podem_ser_causadas_pela_T-CON.jpg.b4458f072b9c89c46e248f33edff8090.jpg

5957a70d27a5b_Oscilgramas_para_I-O_da_placa_T-CON.jpg.04127e92d1cfbd23bd3a4d31fb708fbb.jpg

IC_de_gamma_AS15G.jpg.a2a1d2413b05905327f5c31d25741d46.jpg

Diodos_TVS_em_uma_placa_T-CON.jpg.e124c8d980c6c69e1a293a843eafaafc.jpg

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até este momento 190 pessoas já visualizaram este tópico, as imagens já foram vistas por 79 - talvez copiaram. Será que até agora só -

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
- - - - - - - - - consideraram este tópico útil e, me deram "Joinhas j+ "?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico tem mais repostas e a solução do problema, mas você precisara fazer login para visualizá-las.
  • Conteúdo Similar

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...