Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dica Teste de transistor mosfet

Avalie este tópico:


Ablacon64

Posts em destaque

  • 1 mês depois...

Sempre uso esse documento para fazer os testes nos mosfets...hehehe

Hoje estava procurando como testar os transistores bipolares e achei esses links, bem explicadinho como testar tbem...

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa imagem aí fui eu que fiz, tenho ela em inglês também. Aproveitei um material que achei na net, refiz so desenhos que estavam muito ruims, modifiquei o texto para ficar mais claro e ampliei para os SMD. Estava fazendo um mais completo ensinando como eles funcionam na prática, deu um trabalhão danado mas quando estava quase pronto deu um pau no HD da máquina que eu tinha salvo e acabei perdendo tudo. Mas quando tiver um tempo vou fazer de novo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • 4 meses depois...
  • 3 semanas depois...

Uso somente multimetro digital (DMM) e não tenho problemas, é muito da prática e comparar com componentes novos.

Lembrando que para usar o tutorial com  DMM deve-se trocar a polaridade das ponteiras. Onde indica ponteira vermelha use a preta (DMM). E vice versa.

 

existe o conceito de mosfet vazando?  depois dele desarmado em 000 ele volta a subir com o tempo, ou está com defeito, só pode armar pelo pulso invertido ?

 

O gate do MOSFET têm uma alta impedância, então dependendo da superfície aonde está sendo testado pode ocorrer essa situação de "vazando".

Se o teste for sobre uma superfície plástica ou sem possibilidade de ter fuga, ao acionar o FET conforme o tutorial, muitos ficam comutados e não voltam (desarme). Têm que inverter as ponteiras do multimetro para efetuar o desarme.

Agora, se testar sobre uma folha de papel (com certa umidade) ou superfície que possa apresentar uma certa fuga (centenas de Kohms por exemplo), ao acionar o FET conforme o tutorial, a tendência do FET é o desarme. De 000 ele vai subindo para 005, 020, 050, 100, etc...Num efeito avalanche.

Se fizerem o mesmo teste só afastando o terminal do gate do papel (no exemplo) esse efeito não ocorre.

 

Outra orientação é não testar MOSFET no circuito sem antes medir se há tensão no seus terminais. Dependendo do circuito pode haver capacitores com carga e ao comutar o FET pode haver danos.

 

 

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

existe o conceito de mosfet vazando?  depois dele desarmado em 000 ele volta a subir com o tempo, ou está com defeito, só pode armar pelo pulso invertido ?

 

O gate do MOSFET têm uma alta impedância, então dependendo da superfície aonde está sendo testado pode ocorrer essa situação de "vazando".

Se o teste for sobre uma superfície plástica ou sem possibilidade de ter fuga, ao acionar o FET conforme o tutorial, muitos ficam comutados e não voltam (desarme). Têm que inverter as ponteiras do multimetro para efetuar o desarme.

Agora, se testar sobre uma folha de papel (com certa umidade) ou superfície que possa apresentar uma certa fuga (centenas de Kohms por exemplo), ao acionar o FET conforme o tutorial, a tendência do FET é o desarme. De 000 ele vai subindo para 005, 020, 050, 100, etc...Num efeito avalanche.

Se fizerem o mesmo teste só afastando o terminal do gate do papel (no exemplo) esse efeito não ocorre.

 

Outra orientação é não testar MOSFET no circuito sem antes medir se há tensão no seus terminais. Dependendo do circuito pode haver capacitores com carga e ao comutar o FET pode haver danos.

 

 

vlad_itj, me tire a dúvida de qual superfície é melhor para testar o transistor ? Eu pensava que um manta antiestática é a melhor superfície !?

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 3 meses depois...
  • 3 semanas depois...
  • 3 semanas depois...
  • 2 meses depois...
  • 2 meses depois...

Eu por nao confiar no teste com o meu multimetro digital comprei um testador

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
.

 

Ainda nao chegou, mas penso que seja util na minha bancada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, esse problema de erro no teste acontece até numa mesa de vidro, a forma correta mesmo é com as pernas para o alto, aí o teste é garantido, mas o ruim é testar os SOIC pro alto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, serviu o seu testado de Mosfet ou não teve serventia?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...