Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Muito útil: gaveteiros para notebooks e ferramentas

Avalie este tópico:


Bruno Faria

Posts em destaque

Olá pessoal.

 

Dizem que quando existe uma barreira temos que arranjar métodos para vence-la. Este é o meu caso. Em meu laboratório possuo pouco espaço. Trabalho atualmente numa sala de aproximadamente 13m² e tenho que organizar tudo aqui. Prateleiras nas paredes, armários, bancada de formatação, bancada de solda, etc. E olhe que ainda não consegui comprar a estação de BGA. Ainda nem sei como vou fazer para encaixa-la aqui quando comprar.

 

Mas, deixemos de delongas e vamos ao que interessa. Sou curioso em diversas áreas e acabei por desenvolver no meu quintal uma mini marcenaria. De posse das principais ferramentas, fiz os projetos e coloquei a mão na massa. Desenvolvi (por enquanto) dois gaveteiros: um que serve para armazenar notebooks de clientes que estão aguardando aprovação de orçamento ou a chegada de peças, e outro para ferramentas em geral, e um pouco de sucata utilizada com frequência.

 

Eles ficam embaixo da bancada de solda, ocupando um espaço que antes era muito bagunçado. Dá pra imaginar a bagunça vendo as fotos.

 

Então... como pode ser útil para outros colegas, estou colocando aqui as fotos, e alguns arquivos dos projetos. Infelizmente não tenho o projeto em versão totalmente digital do primeiro (para notebooks) apenas do segundo, que fiz no SketchUp 2013.

 

Gaveteiro 1 --> Medidas gerais: altura 73cm, largura 50cm, profundidade 37cm. Medidas internas das 10 gavetas: 4cm de altura, 42 cm de largura e 38 cm de profundidade (medidas úteis). Este tamanho serve para armazenar equipamentos de até 15,6" sem problemas, com fonte e bateria fora do note, além das minhas queridas caixinhas de fósforo que utilizo para guardar todos os parafusos, cada caixinha tem uma numeração. Geralmente utilizo 6 caixinhas para um note: Externo > Interno1 > Interno2 > Interno3 > MB > Tela.

 

image.php?di=UXGW

Foto 1 - Visão geral

 

 

image.php?di=NI8H

Foto 2 - Visão geral

 

 

Utilizei compensado de 9mm, geralmente de eucalipto e vendido já tratado contra pragas, que aqui em minha cidade custa em média R$75,00 a folha. As medidas da folha são 1,60 x 2.20m. Para cada gaveteiro gasta-se aproximadamente 50% de uma folha de 9mm para a estrutura e 15% de uma folha de 4mm para o fundo. A de 4mm custa algo em torno de R$35,00.

 

Para o primeiro gaveteiro fiz o projeto na mão, desenhando no papel. Depois fiz o plano de corte no CorelDraw. No segundo, eu estudei sobre o programa SketchUp e fiz o projeto todo em 3D e depois exportei os dados para o programa MaxCut, que já calculou e desenhou todas as medidas do plano de corte que eu precisava fazer.

 

As ferramentas e materiais que utilizei foram:

 

--> Lápis

--> Trena

--> Esquadro

--> Régua de 60cm de inox

--> Serra circular

--> Lixadeira roto-orbital

--> Lixas de grana 50 até 220 para melhorar o aspecto e o toque da madeira

--> Cola para madeira

--> Parafusos e pregos de diversos tamanhos

--> Martelo

--> Parafusadeira

 

 

image.php?di=TIYH

Foto 3 - Última gaveta aberta

 

 

Na hora de projetar eu já tinha em mente que iria colocar trilhos, ao invés de deixar a madeira correr sobre madeira. O primeiro ponto positivo é que desliza melhor. O segundo é que tem trava no final do curso, evitando da gaveta cair se puxar demais.

 

Quando fui na loja de ferragens, escolhi o trilho telescópico pois desliza mais suavemente, tem um curso maior que o trilho comum e é muito, mas muito mesmo, resistente ao peso e ao uso frequente, além de ter uma pequena trava que mantém a gaveta fechada, no seu curso mínimo.

 

 

image.php?di=C7BK

Foto 4 - Algumas gavetas abertas

 

 

Fiquei bastante satisfeito com o resultado, principalmente porque muitos dos notes que estavam aguardando alguma posição do cliente ou esperando peças saíram da prateleira de aço. Deixaram de pegar poeira e ficaram mais protegidos.

 

 

image.php?di=8RME

Foto 5 - Exemplo de disposição do notebook, bateria e fonte

 

 

image.php?di=S1IL

Foto 6 - Outro exemplo

 

 

As gavetas podem ser utilizadas também para celulares, tablets e outros aparelhos (já usei para um DVD automotivo desmontado enquanto aguardava peças).

 

A imaginação é que manda. Se quiser colocar divisões em uma gaveta, é só cortar mais compensado e colar ou parafusar.

 

 

image.php?di=1AH2

Foto 7 - Trilhos telescópicos utilizados

 

 

Estes trilhos não são tão caros, comparados com o tempo de vida que têm. Duram fácil uns 10 a 15 anos, basta lubrificar quando necessário. Estes da foto são de 50cm, mas nos gaveteiros utilizei os de 30cm que custaram R$ 8,00 o par.

 

 

image.php?di=4G0A

Foto 8 - Detalhe dos trilhos telescópicos

 

 

Gaveteiro 2 --> Medidas gerais: altura 73cm, largura 50cm, profundidade 37cm. Neste são 3 gavetas de: 6cm de altura, 42 cm de largura e 38 cm de profundidade (medidas úteis). E mais 2 gavetas de 18,5cm de altura, 42 cm de largura e 38 cm de profundidade (também medidas úteis).

 

Nas 3 gavetas menores, guardo as ferramentas mais sensíveis, tipo chaves de precisão, pinças, espátulas, termômetro infravermelho carretel de fio esmaltado 0.1, malha dessoldadora, pasta térmica, sugador de solda, organizadores com fusíveis, capacitores eletrolíticos, parafusos de note, conectores mini e micro USB, e tudo que é pequeno e se deixar espalhado termina quebrando ou perdendo.

 

Nas duas maiores coloco alguma sucata que sempre estou usando, telas quebradas para teste, cabos flat com seus botões power de diversos notes, espaguete termoretrátil, etc.

 

Abaixo deixo com de vocês para imaginarem a bagunça que era embaixo destas bancadas.

 

 

image.php?di=NKOD

Foto 9 - Visão geral dos dois gaveteiros embaixo da bancada

 

 

Coloquei 4 rodízios (rodinhas) com altura de 7cm (medida inclusa na altura geral) em cada gaveteiro, para que fosse fácil move-los pelo espaço, pois atrás deles existem alguns cabos de rede e telefone, além de facilitar na limpeza.

 

Com isso, ganhei mais uma vez pois utilizo os dois como bancada extra, caso tenha que trabalhar em mais equipamentos ao mesmo tempo.

 

 

image.php?di=N2YP

Foto 10 - Gaveteiro 2 aproximado, pode ser utilizado como bancada extra

 

 

image.php?di=0EGS

Foto 11 - Detalhe dos rodízios de silicone, com rolamento

 

 

image.php?di=GJKA

Foto 12 - Projeto do segundo gaveteiro

 

 

image.php?di=M3TC

Foto 13 - Projeto do segundo gaveteiro

 

 

Estou fazendo o upload de todos os arquivos envolvidos neste tópico, inclusive as fotos em alta definição e também os planos de corte dos dois gaveteiros. O arquivo compactado ficou com 63,8MB e estará aqui no gerenciador de arquivos do fórum. Assim que tiver terminado o upload, edito o tópico e deixo o link.

 

 

A finalidade deste tópico é melhorar o ambiente nosso de cada dia, assim como um colega postou o "cabideiro de sucata" que também vou fazer aqui futuramente, para economizar espaço.

 

Abraços a todos e obrigado pela leitura.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segue o link do arquivo RAR com todas as fotos e os dois planos de corte.

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Ah, esqueci de comentar, Se quiser fazer em MDF ao invés de compensado, basta se atentar à medida da folha, que geralmente é 2,75 x 1,85m. Futuramente pretendo fazer mais um gaveteiro e desta vez farei com MDF revestido com melanina (branco). O acabamento fica show.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguns colegas devem estar se perguntando: "mas como eu vou fazer um negócio desses eu não tenho ferramentas para trabalhar com madeira?"

 

Bem... aí é que tá. Não precisa ficar limitado a ter ou não as ferramentas. Em muitas madeireiras onde vendem o compensado e o MDF existe o serviço de corte. Você compra o material lá, leva o plano de corte e eles te entregam tudo cortado já. Em algumas este serviço é gratuito e em outras eles cobram uma taxa. Mas ainda pagando a taxa vale a pena, se não tem a serra circular e as demais ferramentas.

 

As ferramentas fundamentais que você deve ter, neste caso são:

 

--> Esquadro, que custa uns R$5,00 dos mais baratos, para deixar tudo certinho;

--> Se quiser dar o acabamento com lixa, você vai precisar das lixas e um pedaço de madeira de uns 10cm de comprimento por 5cm de largura, para apoiar a lixa. Na própria madeireira você consegue esse "taquinho". Se não quiser, não tem problema. O compensado não solta farpas que machucam;

--> Cola para madeira, que um pote de 500g custa R$ 8,00;

--> Parafusos e pregos: usei aproximadamente 150 parafusos pequenos de 20mm para fixar bem todas as peças. Os pregos foram para prender temporariamente algumas partes e depois parafusar;

--> Martelo, que todo mundo tem, ou tem um cunhado que tem;

--> Parafusadeira adianta o serviço, mas se não tiver pode ser na chave de fenda mesmo.

 

Aproveitando, fiz um resumo dos gastos proporcionais para fazer UM gaveteiro, de qualquer modelo. Gasta-se praticamente a mesma quantidade de material entre o modelo 1 e 2:

 

--> R$ 45,00 compensado 9mm (60% de uma folha de R$75,00)

--> R$ 21,00 compensado 4mm (60% de uma folha de R$35,00)

--> R$  5,00 lixas

--> R$  4,00 cola

--> R$ 10,00 parafusos

--> R$ 11,00 Taxa estimada de 10% da madeireira sobre o valor do material para o corte (se precisar)

--> R$ 80,00 10 pares de trilhos telescópicos

--> R$ 24,00 4 rodízios de 7cm

 

Custo total de UM gaveteiro: R$ 200,00.

 

Por baixo, um móvel deste não sai por menos de R$400,00 numa marcenaria, até por que eles entregam com acabamento em fórmica ou fazem o móvel em MDF, o que encarece o custo. Além do fato de que os profissionais da área não aceitarem serviços pequenos.

 

É claro que não vamos conseguir comprar o pedaço de compensado exatamente do tamanho que vamos precisar. Então vamos colocar o valor real do custo:

 

--> R$ 75,00 compensado 9mm

--> R$ 35,00 compensado 4mm

--> R$  5,00 lixas

--> R$  8,00 cola

--> R$ 10,00 parafusos

--> R$ 11,00 Taxa estimada de 10% da madeireira sobre o valor do material para o corte (se precisar)

--> R$ 80,00 10 pares de trilhos telescópicos

--> R$ 24,00 4 rodízios de 7cm

 

Custo real de UM gaveteiro mas com sobra de madeira: R$ 248,00.

 

OBS: Os planos de corte que eu incluí no arquivo RAR não devem ser utilizados sem revisão. No gaveteiro 1 mesmo eu fiz uma alteração na hora da execução, pois o projeto original era de 11 gavetas, no final fiz com 10. Então, se você quiser mesmo fazer os gaveteiros, revise ou refaça o projeto, para não haver perda de material.

 

Aproveite e chame seu cunhado pra lhe ajudar no fim de semana e até pague uma cerveja pra ele. Cunhado é pra essas coisas! :):):)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui um exemplo da minha "organização":

 

image.php?di=V5HY

Foto 14 - Ferramentas e materiais pequenos

 

 

image.php?di=AWJ2

Foto 15 - Organizadores com parafusos de note, fusíveis, capacitores eletrolíticos e peças pequenas de notebook.

 

 

Aos colegas, solicito que opinem sobre as suas bancadas, se tem outras soluções que possam ser úteis para todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Ficou muito bom . Parabéns. Você tem aí uma segunda profissão - marceneiro de mão cheia.

Para tentar ajudar aqui no meu lab, comprei aquelas prateleiras de barbeiro, que vem com 4 gavetas e rodas, ali aproveitei ao máximo as prateleiras, fazendo algumas adaptações, ficou muito bom ao custo de 100,00 cada. Ficando uma em cada sala de bancada que tenho aqui. Todos compartilham o "carrinho", como chamamos aqui.

parabéns pelo seu projeto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • 6 meses depois...

@rbmoreira, os trilhos que utilizei são de 30cm.

 

Este projeto eu fiz para acomodar notebooks montados. Não guardo notebooks desmontados, por opção minha mesmo, para não perder ou misturar peças.

 

Para acomodar notebooks desmontados sem aperto, o projeto deve ser alterado. Acredito que colocando altura da gaveta para uns 10cm consiga acomodar tranquilo o note e todas as partes desmontadas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...