Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Asus VivoBook X415EA - Liga só com a bateria mas não liga só com o carregador

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado (editado)

Notebook na bancada que só liga na bateria, se colocar só a fonte, os 19v n passa pelos mosfets de entrada, porém se eu ligar na bateria com a fonte conectada e dps desligar normalmente, ela carrega a bateria desligada e os 19v passa, só quando ligo, os 19v é cortado pós mosfet de alta.
Já foi trocado o charger.
Acredito que não seja mosfets pq ele conduz normalmente quando a placa ta em standby.
Alguém já pegou ?
Se eu injeta tensão no source do mosfet de alta, a placa funciona normalmente.
tenho ACDET 2,6V
ACOK 0v, em standby fica 6v
N tem ACN, ACP, SRN, SRP, CMSRC
EM STANDBY:
ACN, ACP: 19V
CMSRC: 18V
SRP, SRN: 7V (tensão da bateria conectada)
Gate dos Mosfets: 24V
@AMDRÔMEDA @infocel technology @infosquad

Editado: por APMIDIAS
Postado
10 minutos atrás, APMIDIAS disse:

Notebook na bancada que só liga na bateria, se colocar só a fonte, os 19v n passa pelos mosfets de entrada, porém se eu ligar na bateria com a fonte conectada e dps desligar normalmente, ela carrega a bateria desligada e os 19v passa, só quando ligo, os 19v é cortado pós mosfet de alta.
Já foi trocado o charger.
Acredito que não seja mosfets pq ele conduz normalmente quando a placa ta em standby.
Alguém já pegou ?
Se eu injeta tensão no source do mosfet de alta, a placa funciona normalmente.
tenho ACDET 2,6V
ACOK 0v, em standby fica 6v
N tem ACN, ACP, SRN, SRP, CMSRC
EM STANDBY:
ACN, ACP: 19V
CMSRC: 18V
SRP, SRN: 7V (tensão da bateria conectada)
Gate dos Mosfets: 24V
@AMDRÔMEDA @infocel technology @infosquad

Postado

Um teste interessante: Quando a placa ficou em standby, eu removi a bateria pra ver se permanecia os 19v, permaneceu, porém assim que tento ligar, ela liga e desliga na hora, dai n passa mais os 19v

Postado (editado)

Tensões no PD8900 (3 pinos) . PD8908 no catodo.  PD8904. A minha ideia é entender por que ele desliga ao tentar startar a máquina. E pino 19 do CI charge. Se puder medir e passar pra gente.

Editado: por AMDRÔMEDA
Postado
14 horas atrás, AMDRÔMEDA disse:

Tensões no PD8900 (3 pinos) . PD8908 no catodo.  PD8904. A minha ideia é entender por que ele desliga ao tentar startar a máquina. E pino 19 do CI charge. Se puder medir e passar pra gente.

PD8900:
Só carregador:                        Bateria Conectada:
pin 1 0,2v                                  6,8V
pin 2 19v                                   19V
pin 3 19v                                   19V

PD8908: 19V
PD8904: 
PIN 1 6V
PIN 2 6V
PIN 3 13V

PIN 19V: Com carregador apenas: 0v
com bateria conectada: 7v (tensão da bateria)

Postado
16 horas atrás, APMIDIAS disse:

Acredito que não seja mosfets

Você não chegou a trocar os mosfet da entrada da fonte? Troca pra ver se vai mudar o comportamento das tensões. Coloca outro resistor sensor de corrente. 

Postado
5 minutos atrás, LEONTEC disse:

Você não chegou a trocar os mosfet da entrada da fonte? Troca pra ver se vai mudar o comportamento das tensões. Coloca outro resistor sensor de corrente. 

VocÊ tem o esquema em mãos? Tô achando as tensões em PD8904 estranhas. Não estou com o esquema mas me parece que o pino 3 é ligado a linha da bateria. E SRN também é ligado ao mesmo ponto via resistor. E aí tem 13V no pino 3 de PD8904 mas em SRN 0V. Só quando chegar em casa que poderei ver o esquema. O que acha?

Postado
4 minutos atrás, LEONTEC disse:

Não cheguei a trocar nada da entrada, mosfet e nem o shunt, mas vou fazer o teste, já to quase mandando embora, to a 3 dias estudando essa placa e com base nisso ia trocadno alguns componentes ou só removendo pra ver se algo ia mudar e dava sempre a msm coisa, troquei o charger msm e alguns eu só removi pra ver se mudava algo.

Postado
1 minuto atrás, AMDRÔMEDA disse:

Não estou com o esquema mas me parece que o pino 3 é ligado a linha da bateria

ele é o pino de bootstrap, pela funcionalidade dele, é normal ter essa tensão, nele tem 5v, junta com a saida da bateria de 7v, forma mais ou menos 12 a 13v.

3 minutos atrás, AMDRÔMEDA disse:

E aí tem 13V no pino 3 de PD8904 mas em SRN 0V.

Pelo conhecimento que tenho, posso está errado e se eu tiver, me corrijam por favor, mas essa tensão de bootstrap serve pra deixar o gate dos mosfet acima do source, pra fazer o chaveamento corretamente, isso nos mosfets da bateria e não da entrada. Por isso ele junta 2 tensões q é da bateria e esses 5v do bootstrap, dai forma uma tensão maior pra acontecer o chaveamento, pelo menos eu entendo dessa forma kkkkk

5 minutos atrás, AMDRÔMEDA disse:

chegar em casa que poderei ver o esquema

Qualquer ajuda será muoto bem vinda, já to com essa bucha a muito tempo já kkkkk, se n tiver nenhum resultado, vou liberar hoje mesmo!

Postado (editado)
4 minutos atrás, APMIDIAS disse:

ele é o pino de bootstrap, pela funcionalidade dele, é normal ter essa tensão, nele tem 5v, junta com a saida da bateria de 7v, forma mais ou menos 12 a 13v.

Pelo conhecimento que tenho, posso está errado e se eu tiver, me corrijam por favor, mas essa tensão de bootstrap serve pra deixar o gate dos mosfet acima do source, pra fazer o chaveamento corretamente, isso nos mosfets da bateria e não da entrada. Por isso ele junta 2 tensões q é da bateria e esses 5v do bootstrap, dai forma uma tensão maior pra acontecer o chaveamento, pelo menos eu entendo dessa forma kkkkk

Qualquer ajuda será muoto bem vinda, já to com essa bucha a muito tempo já kkkkk, se n tiver nenhum resultado, vou liberar hoje mesmo!

Os mosfets de entrada são semelhantes. Usa o REGN de 6V e soma à tensão de entrada (19) para acionar os gates dos mosfets de entrada. (Até onde sei é isso). Você tem o esquema da placa?

Editado: por AMDRÔMEDA
Postado
8 minutos atrás, AMDRÔMEDA disse:

Os mosfets de entrada são semelhantes. Usa o REGN de 6V e soma à tensão de entrada (19) para acionar os gates dos mosfets de entrada. (Até onde sei é isso). Você tem o esquema da placa?

sim sim, isso mesmo.
Eu tenho o esquema de uma outra aqui que to pegando de referencia, quer q eu poste ? Tenho tbm o boardview que ja é dela mesmo.

Postado
3 minutos atrás, APMIDIAS disse:

sim sim, isso mesmo.
Eu tenho o esquema de uma outra aqui que to pegando de referencia, quer q eu poste ? Tenho tbm o boardview que ja é dela mesmo.

Se puder postar o esquema consigo ver daqui onde estou. Quero só tirar uma dúvida ali desse diodo

Postado
6 minutos atrás, AMDRÔMEDA disse:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Olha o esquema do CI charge. Precisa que o SRN seja nível alto para que o ACOK fique alto.

Sim sim, normalmente teria 19v no SRN e SRP, mas só ta ficando a tensão da bateria, já verifiquei trilha, os componentes na linha dele, ta tudo ok.
no pino do ACOK em standby ta tendo 6v, msm tensão do REGN, dai quando liga, ele é puxado pro GND e a tensão zera.

Postado
Agora, AMDRÔMEDA disse:

Estou olhando o datasheet do CI e ok. Precisa estar abaixo de VCC para liberar o ACOK. 

VCC é 19v, está tendo normal, SRN e SRP está tendo 7,7v com a bateria conectada, então nessa parte ta ok.

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...
.