Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

EletrônicaBR.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Instalação de válvula de retrolavagem Runxin F67Q

Featured Replies

Postado

Pessoal, tudo bem?

Instalei um filtro central com retrolavagem aqui para puxar água. O sistema possui uma bomba d’água que envia a água para a caixa, controlada por uma boia elétrica.

Recentemente comprei uma válvula automática de retrolavagem (manual em anexo), mas estou com dúvida sobre a ligação elétrica dela. (aqui é bem interior e os eletricistas não sabem fazer isso)

Na página do manual que anexei aparecem os contatos:

• NC (normalmente fechado) — acredito que não vou utilizar;

• NO (normalmente aberto);

• COM

Pelo manual, entendi que o sinal deve ser puxado utilizando a contatora, porque se ligar diretamente na bomba existe risco de queimar a placa da válvula.

A alimentação aqui é bifásica 220V (dois fios 110V).

A instalação do filtro já está funcionando normalmente sem a retrolavagem automática, mas agora queria adaptar essa válvula da forma correta.

O que pensei em fazer seria puxar um cabo do 2T1 e outro do 6T3 da contatora, levando um para o NO e outro para o COM.

Meu raciocínio foi o seguinte:
o NO só deveria abrir quando a bomba estivesse acionada, certo? Então toda vez que a bomba puxasse água, a válvula também receberia o acionamento.

Já se eu pegasse alimentação no 1L1 e 5L3, imagino que ela ficaria energizada o tempo todo. Estou pensando certo ou faria alguma besteira nessa ligação?

Conheci o fórum recentemente e curti bastante a comunidade. Sou um cara fuçado, gosto muito de eletrônica e manutenção. Inclusive baixei aqui no fórum um curso de reparo de placa de vídeo e pretendo nos próximos meses começar a fazer recap em alguns amplificadores que tenho em casa. Tenho assistido bastante conteúdo sobre isso e achei o processo muito prazeroso.

Se quiserem me corrigir ou tirar dúvida em algum ponto ou recomendar cursos e materiais para estudo, vou agradecer bastante tambem.

PS: não sei se estou postando na área correta do fórum. Caso não esteja, peço desculpas.

Muito obrigado e um forte abraço a todos!

1000415601.jpg

1000417450.jpg

retro 1.jpg

retro 2.jpg

retro 3.jpg

retro 4.jpg

retro 5.jpg

Postado

Entenda a saída do relay: ( datasheet : Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se. )

Quando o relay está desligado:

• NO (Normally Open) => Normalmente Aberto => neste caso não temos continuidade com o COM (Common = Comum).

• NC (Normally Closed) => Normalmente Fechado => neste caso temos continuidade com o COM (Common = Comum).

Quando o relay está ligado:

• NO (Normally Open) => Normalmente Aberto => neste caso temos continuidade com o COM (Common = Comum).

• NC (Normally Closed) => Normalmente Fechado => neste caso não temos continuidade com o COM (Common = Comum).

Então:

• - Se você precisa que a bomba funcione o tempo todo e desligue quando necessário, use o NC + COM.

• - Se você precisa que a bomba fique desligada o tempo todo e ligue apenas quando necessário, use o NO + COM.

Flw...

Editado: por nagkiller

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.