Postado Segunda às 19:475 dias Pessoal, tudo bem?Instalei um filtro central com retrolavagem aqui para puxar água. O sistema possui uma bomba d’água que envia a água para a caixa, controlada por uma boia elétrica.Recentemente comprei uma válvula automática de retrolavagem (manual em anexo), mas estou com dúvida sobre a ligação elétrica dela. (aqui é bem interior e os eletricistas não sabem fazer isso)Na página do manual que anexei aparecem os contatos:NC (normalmente fechado) — acredito que não vou utilizar;NO (normalmente aberto);COMPelo manual, entendi que o sinal deve ser puxado utilizando a contatora, porque se ligar diretamente na bomba existe risco de queimar a placa da válvula.A alimentação aqui é bifásica 220V (dois fios 110V).A instalação do filtro já está funcionando normalmente sem a retrolavagem automática, mas agora queria adaptar essa válvula da forma correta.O que pensei em fazer seria puxar um cabo do 2T1 e outro do 6T3 da contatora, levando um para o NO e outro para o COM.Meu raciocínio foi o seguinte:o NO só deveria abrir quando a bomba estivesse acionada, certo? Então toda vez que a bomba puxasse água, a válvula também receberia o acionamento.Já se eu pegasse alimentação no 1L1 e 5L3, imagino que ela ficaria energizada o tempo todo. Estou pensando certo ou faria alguma besteira nessa ligação?Conheci o fórum recentemente e curti bastante a comunidade. Sou um cara fuçado, gosto muito de eletrônica e manutenção. Inclusive baixei aqui no fórum um curso de reparo de placa de vídeo e pretendo nos próximos meses começar a fazer recap em alguns amplificadores que tenho em casa. Tenho assistido bastante conteúdo sobre isso e achei o processo muito prazeroso.Se quiserem me corrigir ou tirar dúvida em algum ponto ou recomendar cursos e materiais para estudo, vou agradecer bastante tambem.PS: não sei se estou postando na área correta do fórum. Caso não esteja, peço desculpas.Muito obrigado e um forte abraço a todos!
Postado há 16 horas16 hrs Entenda a saída do relay: ( datasheet : Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se. )Quando o relay está desligado:NO (Normally Open) => Normalmente Aberto => neste caso não temos continuidade com o COM (Common = Comum).NC (Normally Closed) => Normalmente Fechado => neste caso temos continuidade com o COM (Common = Comum).Quando o relay está ligado:NO (Normally Open) => Normalmente Aberto => neste caso temos continuidade com o COM (Common = Comum).NC (Normally Closed) => Normalmente Fechado => neste caso não temos continuidade com o COM (Common = Comum).Então:- Se você precisa que a bomba funcione o tempo todo e desligue quando necessário, use o NC + COM.- Se você precisa que a bomba fique desligada o tempo todo e ligue apenas quando necessário, use o NO + COM.Flw... Editado: há 16 horas16 hrs por nagkiller
Participe agora da conversa!
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.