Postado Terça às 17:204 dias Estou com um SSD M2 ADATA de 512 GB, na etiqueta dele tenho o modelo m2p32a8-512gc e na placa tenho a serigrafia sx6000pnp a1.O SSD está morto, não é encontrado no setup e não é reconhecido nem mesmo em outros equipamentos. Achei um componente dando continuidade nos dois terminais, removi ele e fora da placa ele dá continuidade ainda. Na placa, sem o componente, um dos pad tem contato com o GND e no outro pad não faz contato.Eu descarto ser um capacitor, mas fiquei um pouco na dúvida.Parece ser mais um resistor pois ele é mais "baixo" do que os outros componentes de encapsulamento igual, em cima é preto e atrás é branco.É esse componente um pouco maior, sem ser o CI, que fica ali perto de onde prende o parafuso.Será que dá pra confirmar se ele é um resistor mesmo e especular valores dele?O componente abaixo dele é certeza que é capacitor, nesse print ele aparece preto mas aqui na placa é de corpo amarelado. Editado: Quarta às 12:123 dias por MJVFC
Postado Terça às 19:074 dias Temos aqui um problema de coloração.Geralmente componentes pretos, como na imagem (pelo que sei, não sou daltonico), são resistores. Se este resistor está com valor baixo de resistencia então ele está normal. O seu problema então é em outro setor.Agora se ele também for de coloração marrom, então sim, é um capacitor em curto.Flw...
Postado Terça às 19:544 dias Autor @nagkiller Essa imagem que mandei é print, então pode ter alteração de cor quando tiraram a foto, mas aqui no SSD que estou o outro componente é amarelado igual capacitor.Ele não está com valor baixo não, apresenta curto na placa e fora.Já na placa um pad é GND e o outro não.
Postado Terça às 20:034 dias Como disse... se for uma cor puxada para o marrom claro, então é capacitor em curto!!! Pela imagem, não dá pra ter essa percepção de preto ou marrom no componente, mas no restante da foto se percebe a coloração, incluisive no pad do parafuso, e o branco da serigrafia.Resistor dificilmente entra em curto, ainda mais ! Se você achar que é resistor, então você foi premiado!!!Exemplo:Flw... Editado: Terça às 20:304 dias por nagkiller
Postado Terça às 20:504 dias Autor Foto real aqui. A iluminação não ajuda, mas dá pra ver que o componente que tirei é preto e o outro mais amarelado
Postado Terça às 20:534 dias Autor Vou tentar47 minutos atrás, nagkiller disse:Exemplo:Então, o componente ali tenho certeza que é um capacitor pois ele é idêntico a esses pequenos ai que vc marcou.Agora estou com mais certeza que o componente que tirei é resistor. Tem como saber o valor dele? Ou aproximado?Não achei nada referente a ele na internet. Pensei em pegar um componente de qualquer outro SSD que fica mais ou menos nessa região. Na verdade pensei até mesmo em tentar ligar o SSD, se abrir eu já fazia o backup pois o cliente quer arquivos.
Postado Terça às 21:154 dias Deixa eu tentar te dizer novamente, se realmente for resistor, ele não entra em curto... geralmente ele se abre, é muitíssimo difícil resistores entrarem em curto. Se está dando um valor baixo, espero que esteja medindo na escala de resistência, então o valor apresentado será realmente o valor do resistor. Sendo resistor, o problema está em outro lugar. O resistor está normal.Se for capacitor, pode remover ele e ligar que não terá problema. Mas é recomendado adicionar outro no lugar. No caso terá que pegar um semelhante na placa, retirar, medir em escala de capacitancia e retornar para a placa.Pela cor escura, o componente maior ainda pode ser um indutor, medindo na escala de resistência, vai dar valor baixo também. Mas é necessário usar uma ponte LRC ou multímetro com capacidade de medir indutores. Sendo indutor, o problema está em outro lugar.Flw... Editado: Terça às 21:274 dias por nagkiller
Postado Quarta às 00:164 dias A resistência desse componente é baixa mesmo.Como estão as tensões nas bobinas?
Postado Quarta às 11:173 dias Autor @nagkiller é, realmente essa parte eu falhei mesmo. Tentei medir a resistência dele mas está apresentando medições loucas tipo, no começo deu 40ohm, depois deu 1, depois deu 10, agora voltou pra 1.10 horas atrás, vx1 disse:Como estão as tensões nas bobinas?L1 = 0,8vL2 = 1vL3 = 1,2vNesse caso, supondo que seja um resistor de 1 ohm mesmo, estando na placa, em uma trilha de alimentação e em uma GND, ele daria continuidade para o GND em ambos os lados?Mas será que SSD teria indutor ligado no GND?
Postado Quarta às 11:333 dias Autor Estava vendo aqui, quando o SSD está fora da placa um pad dá continuidade e resistência baixa (que é o pad do GND) já o outro pad não apresenta continuidade e nem resistência baixa porém.....Na placa, sem ela estar ligada, ambos pads dão continuidade e ambos apresentam a mesma resistência baixa.No final realmente era outro defeito na placa e não esse componente em si que abriu a linha pro GND.Agora só tendo o circuito em mãos pra saber de onde vem e pra onde vai essas trilhas, resumindo...impossível...Vou devolver pq não vai ter como, as esperanças acabaram kkkkkkkkk
Postado Quarta às 11:433 dias Realmente, se for 1R, em modo de continuidade, o multimetro apitaria. Pois, dependendo da marca e modelo do multimetro ( alguns chegam até 50R), seria considerado curto.Sobre o circuito, geralmente só tirando o componente de placa doadora e torcer para não estar defeituso. Infelizmente a falta de documentação atrapalha em alguns reparos.Mas se está medindo o local do componente e está tento uma tensão positiva em um dos pinos, então, o curto está em outro lugar, terá que seguir a linha.Flw... Editado: Quarta às 11:473 dias por nagkiller
Postado Quarta às 12:113 dias Autor Quando o SSD está no stlot pci apresenta curto nos dois pads, deu ruim...abandonei já
Participe agora da conversa!
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.