Postado há 14 horas14 hrs Esse home theater chegou com o ic pwm, mosfet e alguns outros resistores da fonte danificados. Troquei todos e ela voltou a ter tensão nas saídas, mas a saída de 35v está com 45v, já troquei o fotoacoplador, o TL431 e retirei o RFB04 e RFB05 para aferição, tudo normal. Não estou entendendo o motivo desse aumento, pelo valor dos dois resistores, deveria existir 35v cravados na saída. O pino REF está com 2.58v, o que não está correto.Foi substituído R07, R08, R09, R11 e R15, além do IC01 e M01.
Postado há 14 horas14 hrs Autor @ohm @AMDRÔMEDA Boa noite, tudo bem? Conseguem dar uma ajuda se possível? Agradeço de verdade ^^Se eu tivesse uma fonte de 35v eu injeteria na saída para ver o comportamento do feedback, mas infelizmente minha fonte só vai até 30v
Postado há 2 horas2 hrs Mede a tensão em cima de RFB04 e RFB05. (Digo: ponta preta do voltímetro de um lado e vermelha do outro). Passa aí as tensões. Faz o mesmo com os pinos 1 e 2 do fotoacoplador. Editado: há 2 horas2 hrs por AMDRÔMEDA
Postado há 1 hora1 hr 12 horas atrás, MarceloRibeiro94 disse:Esse home theater chegou com o ic pwm, mosfet e alguns outros resistores da fonte danificados. Troquei todos e ela voltou a ter tensão nas saídas, mas a saída de 35v está com 45v, já troquei o fotoacoplador, o TL431 e retirei o RFB04 e RFB05 para aferição, tudo normal. Não estou entendendo o motivo desse aumento, pelo valor dos dois resistores, deveria existir 35v cravados na saída. O pino REF está com 2.58v, o que não está correto.Foi substituído R07, R08, R09, R11 e R15, além do IC01 e M01.com base em sua analise eu verifiqui alguns pontos com o chatgpt e vale a pena dar uma olhada na seuinte analise: O circuito de feedback dessa fonte está atuando sobre a linha de +35V através do TL431 + fotoacoplador.Se o pino REF do TL431 está em 2.58V, isso indica que o circuito está “entendendo” que a tensão ainda está baixa, então o PWM continua aumentando o duty-cycle.O normal seria o REF ficar próximo de:2.50V cravadosUma diferença pequena já consegue elevar bastante a saída.Os principais suspeitos nesse caso são:divisor resistivo do feedback alterado sob cargacapacitor no REF/leakagetrilha/resistor de retorno com fugaopto sem ganho suficiente mesmo novocomponente ligado na linha de 35V puxando o ponto de amostragemNo seu esquema, eu verificaria primeiro estes componentes:RFB04RFB05CFB01CFB02DFB01 (zener)PSB01 (fotoacoplador)solda/trilha entre REF e divisorO mais suspeito aí é o CFB01/CFB02 com fuga.Capacitor com ESR alto ou fuga no pino REF faz exatamente isso: REF sobe para ~2.55V–2.6V e a fonte aumenta a saída.Outro ponto importante:Você trocou:IC801MOSFET M01R07/R08/R09/R11/R15Esses resistores fazem parte do start/current sense/snubber.Se algum deles ficou com valor diferente do original (principalmente R11/R15), o PWM pode alterar o ponto de operação e elevar a tensão secundária.Também vale conferir:VCC do IC801tensão no pino FB do PWMripple na linha de 35VSe o foto estiver realmente conduzindo corretamente, o pino FB do PWM deveria reduzir o duty.Uma falha muito comum nesse cenário é:TL431 paralelo falsificadoopto PC817 com CTR muito baixoresistor alterando valor apenas aquecidoFaça um teste simples:Injete uma referência externa no REF do TL431.Ou coloque um resistor de ~10k do REF para GND temporariamente.Se a tensão cair dos 45V, o problema está no circuito de amostragem/compensação do TL431, não no primário.Outro detalhe importante do esquema:A linha de +35V parece ser a principal regulada da fonte.A de +5.8V é derivada por buck separado. Então qualquer erro no loop principal afeta diretamente essa linha alta.Eu também suspeitaria bastante do:DFB01 (MTZJ6.2B)Se ele estiver com fuga alterada, desloca a referência do TL431 e sobe exatamente essa faixa de tensão.
Participe agora da conversa!
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.