Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dica Revivendo um Motorola MotoG XT1033 (não liga e não carrega)

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Bem amigos.

 

Venho com mais uma dica/tutorial para quem sabe ajudar outros colegas que peguem uma situação igual.

 

Chegou aqui para mim um Motorola MotoG XT1033, totalmente morto. Por favor, leia todos os procedimentos realizados, inclusive os que NÃO deram certo, antes de responder no tópico.

 

 

 

 

image.php?di=CNZA

Foto 1 - MotoG XT1033 Colors

 

 

Não ligava e nem carregava a bateria. O único sinal que dava era um led branco ao lado da câmera frontal, mas que não significava nada, pois não carregava a bateria de jeito nenhum.

 

Então, após várias consultas ao nosso querido Google, e depois de muitas tentativas sem sucesso, consegui reviver o bicho.

 

Decidi abrir o aparelho e dar uma olhada nos circuitos, pois já estava achando que se tratava de um problema de hardware.

 

 

image.php?di=TODV

Foto 2 - Placa lado 1

 

 

image.php?di=JKHP

Foto 3 - Placa lado 2

 

Aqui estão os procedimentos que tentei e no meu caso NÃO deram certo:

 

1 - Conectar o carregador original, aguardar 1 minuto, segurar o power por aproximadamente 2 minutos (tentei com diversos tempos, 2, 3, 4 e até 5 minutos segurando o botão) e depois soltar. Segui dicas de outros colegas que conseguiram assim, mas para mim não deu certo. Este procedimento foi postado por nosso colega rodrigolopes no link

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

2 - Utilizar um carregador com maior potência: tentei um de 850mA, outro de 1A, fiz um arranjo de 2A e também não funcionou. Continuou com o led branco aceso, sem carregar a bateria.

 

EDIT:

3 - Dar um choque na bateria: conectando a bateria diretamente na fonte assimétrica em 4,2V não apresentou consumo. Aumentei para 7V e depois para 9V e continuou sem consumo.

 

Medi algumas tensões. Com o carregador conectado, no botão power tinha 1,44V. Como não consegui o esquema, não sabia se estava certo. Medi a continuidade do botão power também, tudo certo. No conector da bateria, vocês podem ver abaixo as tensões que encontrei. Também não sabia se estava correto.

 

 

 

image.php?di=078Q

Foto 4 - Tensões encontradas no conector da bateria

 

A bateria estava completamente morta. Nem aquele milivolt de suspiro apresentava no multímetro na menor escala. Aí desanimei, pois trata-se de uma bateria de polímero de lítio com um conector todo estilizado.

 

Com certeza não iria achar ORIGINAL para comprar, a não ser que fosse usada, e mesmo assim seria um tiro no escuro.

 

A partir daí, tudo que eu conseguisse seria lucro.

 

Foi então que tive uma ideia: já que esta bateria foi pro saco, vou colocar uma outra aqui e ver se o aparelho liga normal, pois se o problema for só a bateria ele vai dar sinal de vida.

 

Fiz algumas tentativas sem sucesso e na última combinação dos polos da bateria (mantendo sempre o negativo no GND, claro)!!! TCHAN RAM!!!! Achei a ligação correta do positivo e negativo. Como vocês podem ver na foto, existem os pads de teste, que não são envernizados. Estanhei-os e coloquei direto numa bateria de Ions de Litio 3,7V retirada de notebook (aquela 18650 padrão), apenas uma célula.

 

 

 

image.php?di=3P8F

Foto 5 - Pads estanhados, pinagem do conector e dos pads

 

 

O aparelho ligou e minha célula estava com 80% de carga, segundo o medidor do Android.

 

Bem... depois disso, resolvi plugar o carregador, pra ver no que dava e pra testar o circuito de carga: SUCESSO! Carregando normalmente.

 

Aí eu parti pra agressividade e resolvi plugar a bateria original. Desliguei tudo, deixei a minha bateria soldada e conectei a bateria original.

 

Quando tentei ligar o danado, TCHAN RAM!!! Funcionou normalmente, só que dessa vez mostrou a carga em 20%.

 

Conectei o carregador original e funcionou mais uma vez, seguiu carregando. Quando chegou em 26% resolvi remover a minha bateria. Desliguei, dessoldei os terminais, liguei e ele continuou carregando normalmente.

 

Está ali na bancada continuando a carga que nesse momento está em 41%. [edit] Estava em 41% com o aparelho ligado. Ao desligar e colocar para carregar ele continuou de 15% e subindo. É provável que só vá regularizar a medição após alguns ciclos de carga e descarga.

 

 

CONCLUSÃO:

 

A bateria original estava boa. Por algum motivo (provavelmente por proteção imposta pelo circuito dela) não estava permitindo reiniciar a carga. O circuito de carga e o carregador também estão perfeitos.

 

 

 

image.php?di=4HOR

Foto 6 - Bateria de Li-ION que utilizei

 

 

image.php?di=AFAV

Foto 7 - Baterias do mesmo tipo que utilizei

 

 

image.php?di=SAZK

Foto 8 - Aparelho ligando sem a bateria auxiliar, somente com a original

 

 

image.php?di=B9YG

Foto 9 - Aparelho desligado em estado de carga

 

 

Agora, o resumo do que fiz, pois este texto todo aí em cima foi depoimento.

 

PASSOS PARA REVIVER UM MOTO G (testado em um XT1033) QUE NÃO LIGA E NEM CARREGA

Após ter tentado todos os outros métodos que consegui achar.

 

Passo 1: Desmonte a parte traseira do aparelho

 

Passo 2: Remova a bateria original

 

Passo 3: Estanhe os pinos 1 e 4 conforme pinagem da Foto 5

 

Passo 4: Solde os terminais positivo e negativo de uma célula de bateria que você tenha (lembrando, usei uma dessas das Fotos 6 e 7) CUIDADO COM A POLARIDADE!! CUIDADO COM O TERRA (GND) QUE EXISTEM MUITO PRÓXIMOS AOS PINOS QUE SERÃO SOLDADOS!!!

 

Passo 5: Ligue o aparelho (anote o nível de carga da bateria para comparação futura)

 

Passo 6: Conecte o carregador e veja se carrega normalmente

 

Passo 7: Desligue o aparelho

 

Passo 8: Conecte a bateria original

 

Passo 9: Ligue o aparelho (compare o nível de carga atual com o anterior, logicamente deve estar mais baixo)

 

Passo 10: Conecte o carregador e veja se carrega normalmente

 

Passo 11: Deixe carregar um pouco (5% a mais do que quando ligou pela segunda vez, exemplo se ligou com 20% deixe até 25%)

 

Passo 12: Desligue o aparelho

 

Passo 13: Se tudo deu certo até aqui, pode remover a bateria auxiliar, dessoldando os terminais da bateria dos pads da placa.

 

Passo 14: Ligue o aparelho e ponha para carregar definitivamente.

 

 

 

CONSIDERAÇÕES:

 

1 - É possível que a bateria original tenha sofrido algum dano por ter esgotado completamente. Só dá pra ter certeza disso após alguns ciclos de carga, para ver a autonomia

 

2 - Utilize uma bateria auxiliar bem carregada, pois como vocês puderam notar, caiu de 80% para 20%. Eu aqui nem tinha certeza de quanto de carga tinha a minha auxiliar, mas eu nem pensava que ia dar certo.

 

3 - Após o último passo (14), deixe completar 100% de carga e remonte o aparelho.

 

4 - Monitore a temperatura das duas baterias durante todo o processo. Qualquer sinal de aquecimento fora do normal, desligue tudo.

 

5 - Monitore a temperatura da bateria original ao final dos procedimentos, durante a carga definitiva. Ao sinal de qualquer aquecimento fora do normal, desligue tudo.

 

6 - Baterias de Litio (Ion ou Polímero) são extremamente perigosas. Não me responsabilizo por nenhum dano ocasionado pelas dicas contidas neste tutorial, assim como, conforme as regras gerais, o fórum também está isento de qualquer responsabilidade.

 

7 - Se você não for técnico em eletrônica, ou pelo menos estudante de eletrônica, POR FAVOR NÃO FAÇA NENHUM DOS PROCEDIMENTOS CONTIDOS NESTE TÓPICO. Quando eu digo extremamente perigosas são extremamente mesmo, a exemplo destes vídeos: 

e

 

8 - Nunca deixe os terminais positivo e negativo ligados a uma bateria de Litio fecharem curto. O efeito é igual ao do segundo vídeo, só que bem maior. Sai expelindo labaredas e pingos de metal incandescente a até 3000ºC para todos os lados.

 

9 - A grosso modo, acredito que esta técnica pode ser aplicada em outros aparelhos que tenham bateria interna completamente esgotada, sendo colocada como A TESTAR.

 

10 - Obrigado pela leitura e se gostou, não esqueça do joinha j+. Vai incentivar-me a continuar assíduo com dicas e tutoriais.

  • Joinha 3
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

O circuito de carga da bateria do moto g é mto fraco, essa bateria estraga facilmente, nesse casos de aparelhos que nao ligam, nao carregam, desmontem o aparelho, e com o auxilio de uma fonte ou um carregador velho, deu uma carga externa na bateria, por uns 5 minutos e depois volte a colocar no aparelho e ele vai funcionar normalmente na maioria dos casos, agora se for devido a oxidacao, e mesmo apos te feito todo processo de limpeza da placa e a bateria nao carregar, basta troca-la como disse essa bateria é extremamente fraca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rochater, sempre lembrando que deve ser feito por alguém que saiba o que está fazendo.

 

Donos interessados em reviver os seus aparelhos, por favor, não tentem fazer os procedimentos deste tutorial. Os riscos já foram descritos. Não só para os aparelhos mas como de integridade física por causa das baterias de lítio.

 

Aproveitando para atualizar: o aparelho utilizado neste tutorial está atualmente sendo utilizado pelo cliente normalmente, sem perda de autonomia na bateria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

ola pessoal! so pra esclarecer! isso dai tudo que foi feito não era necessário! qnd isso acontece de nao carregar eh pq se esgotou tanto a carga da bateria que ela ficou sem tensão em seus polos! desse jeito é impossivel de se carregar! qnd isso acontece se da akele "choque na bateria" que nada mais é de colocar tensao nela novamente que ela volta a carregar! isso dai acontece em qualquer marca de celular e tablets! e nesse caso do tutorial a bateria nao estava ruim, so estava sem tensao e ela so volto a carregar pq foi colocado a bateria do note e do motorola em serio fechando o circuito, ou seja, a bateria do note nesse caso que deu o "choque na bateria do motorola" por isso a bateria volto a carregar!

se vc tivesse dado o choque na bateria com uma fonte de tensão em questao de 5 minutos estava resolvido e nao teria todo esse trabalho!

fica essa dica! qnd a bateria nao tem tensao em seus polos é so dar "choque na bateria"!!! vlw!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ola pessoal! so pra esclarecer! isso dai tudo que foi feito não era necessário! qnd isso acontece de nao carregar eh pq se esgotou tanto a carga da bateria que ela ficou sem tensão em seus polos! desse jeito é impossivel de se carregar! qnd isso acontece se da akele "choque na bateria" que nada mais é de colocar tensao nela novamente que ela volta a carregar! isso dai acontece em qualquer marca de celular e tablets! e nesse caso do tutorial a bateria nao estava ruim, so estava sem tensao e ela so volto a carregar pq foi colocado a bateria do note e do motorola em serio fechando o circuito, ou seja, a bateria do note nesse caso que deu o "choque na bateria do motorola" por isso a bateria volto a carregar!

se vc tivesse dado o choque na bateria com uma fonte de tensão em questao de 5 minutos estava resolvido e nao teria todo esse trabalho!

fica essa dica! qnd a bateria nao tem tensao em seus polos é so dar "choque na bateria"!!! vlw!

 

Colega, obrigado pela ressalva. Falha minha em ter esquecido de colocar no tópico que este procedimento de choque também não funcionou. Mas já editei a primeira postagem e adicionei esta informação, no item 3 dos procedimentos que não deram certo.

 

De qualquer forma, agradeço novamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aeee! entao! kra se o choque que vc fez nao funcionou, agora tem 2 opçoes:

1 - ou vc fez errado! tem q por 2V e ir subindo a tensao ate uns 4V ate passar corrente! tem caso q ter q por ate uns 7V!

2 - ou vc fez o choque certo so q a tensao está baixa no polo e msm assim nao se consegue carregar; nesse caso dps do choque com tensao baixa vc coloca a bateria nakeles carregador universal e deixa carrega uns 15min pelo menos! dps disso a tensão vai estar perto de 5V!

 

se o choque nao tivesse funfando como vc disse a bateria nao iria mais funfar e dai sim ela taria com problema! mas como vc ta usando ela talvez ocorreu umas dessas 2 opçoes que falei ae! eh so medir a tensao nos polos! se ela tiver abaixo de 2V dificil vai carregar no cabo; com menos de 2V coloca no carregador universal e deixa carregar! se nao tem tensão no polo, da choque e mede a tensao ate ela volta! vlw

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

BOA TARDE AMIGO FARIA, VERIFIQUEI OS PROCEDIMENTOS REALIZADOS NO MOTO G. COLOCANDO EM CONTRASTE COM UM CELULAR GALAXY GRAND 2 DUOS DE UM CLIENTE

O QUAL POR UMA INSTALAÇÃO DE ROM MAL ELABORADA

NAO LIGA DE FORMA ALGUMA MESMO COM O PROCEDIMENTO CITADO. OBS : NÃO LIGA NEM EM MODO BAIXAR E NEM EM RECOVERY .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Fran Rocha, seja bem vindo ao fórum.

 

Você deve ler as regras do fórum antes de começar a postar. Por exemplo, o uso de CAPS LOCK e postagens em tópicos com assuntos diferentes.

 

Por favor, apresente-se neste tópico

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

E depois leia este outro

 

Por favor, edite a sua mensagem, colocando-a em minúsculo e faça uma busca no fórum para verificar se este problema que você citou existe em alguma postagem. Se não existir, abra um novo tópico na área correta (Celulares e Smartphones).

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

ola pessoal! so pra esclarecer! isso dai tudo que foi feito não era necessário! qnd isso acontece de nao carregar eh pq se esgotou tanto a carga da bateria que ela ficou sem tensão em seus polos! desse jeito é impossivel de se carregar! qnd isso acontece se da akele "choque na bateria" que nada mais é de colocar tensao nela novamente que ela volta a carregar! isso dai acontece em qualquer marca de celular e tablets! e nesse caso do tutorial a bateria nao estava ruim, so estava sem tensao e ela so volto a carregar pq foi colocado a bateria do note e do motorola em serio fechando o circuito, ou seja, a bateria do note nesse caso que deu o "choque na bateria do motorola" por isso a bateria volto a carregar!

se vc tivesse dado o choque na bateria com uma fonte de tensão em questao de 5 minutos estava resolvido e nao teria todo esse trabalho!

fica essa dica! qnd a bateria nao tem tensao em seus polos é so dar "choque na bateria"!!! vlw!

 

eu ja falei exatamente a mesma coisa, n faz sentido este procedimento, discutimos isso aqui neste tópico, choveram likes em minhas respostas, todos concordaram com exceção do autor.  pra mim estava mais do que resolvido, porem ele simplesmente apagou todos os comentários, meu e de outros colegas para insistir no erro....desisto!    :-X

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, esse assunto já estava batido antes e os comentários que o colega se refere estavam fora de contexto do tópico.

 

Só esclarecendo, eu não tenho acesso a exclusão de postagens, portanto, se foram excluídos foram feitos pela moderação que achou pertinente a exclusão.

 

Se você quiser e puder ler novamente NA ÍNTEGRA a primeira postagem, verá que os procedimentos padrões não funcionaram. INCLUSIVE DAR CHOQUE NA BATERIA, CONFORME VOCÊ E OUTROS COLEGAS FALARAM.

 

Somente este procedimento descrito com detalhes na primeira mensagem funcionou.

 

Para mim, essa discussão acabou de acabar exatamente aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, esse assunto já estava batido antes e os comentários que o colega se refere estavam fora de contexto do tópico.

 

Só esclarecendo, eu não tenho acesso a exclusão de postagens, portanto, se foram excluídos foram feitos pela moderação que achou pertinente a exclusão.

 

Se você quiser e puder ler novamente NA ÍNTEGRA a primeira postagem, verá que os procedimentos padrões não funcionaram. INCLUSIVE DAR CHOQUE NA BATERIA, CONFORME VOCÊ E OUTROS COLEGAS FALARAM.

 

Somente este procedimento descrito com detalhes na primeira mensagem funcionou.

 

Para mim, essa discussão acabou de acabar exatamente aqui.

 

ta pode até ser, mas no minimo a teoria explicada não faz muito sentido

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ta loko em galera! quanta confusao por causa de uma bateria! esse negocio ai sempre foi choque em bateria gente! qualquer kra q se preze em pegar um livro de eletronica e sabe oq eh tensao, sabe q isso dai eh somente o choque que volta a funfar! todos motorolas que entram aqui com esse problema eu so mando choque na bateria q voltam a pegar de boa! vlw galera!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Estou com um moto xt1033 que não liga, já até troquei de bateria e nd.

 

Ele pisca o led branco qdo desconecto a bateria e conecto no carregador e o led desliga quando conecto a bateria.

 

Msm já tendo testado essa mesma bateria em outro celular com sucesso eu preciso dar choque?

 

Sou novo no ramo de celulares, trabalho com notebooks e desktops a 10 anos, sou tecnico em eletronica e tenho bancada completa, gostaria de um help.

 

Teria que montar um topico ou podemos ficar nesse?

 

A tensão vai até o pino power, não encontro curto apesar de ainda nao ter visto numa fonte chaveada...qtos volts eu meto na placa com um multimetro ligado a fonte chaveada?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
,

 

Abra um novo tópico, ok.

 

Pode usar 3.7V até 4.2V no máximo na fonte de alimentação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...