Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Os cristais de 32.768 Khz e 14,318 Mhz em uma placa-mãe desktop

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Olá caros colegas,

 

Quero esclarecer uma dúvida que eu tenho no funcionamento e testes em uma placa-mãe desktop.

 

Quando eu realizo o teste do Reset no pino A15 do slot PCI e tem o sinal, isto é, esse pino fica em nível alto, é porque os cristais de 32.768 Khz e 14,318 Mhz estão oscilando corretamente?

 

Aguardo resposta dos colegas.

 

 

LisandroCB

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No A15 você tem o sinal de reset, que significa que o processador funcionou, que houve comunicação entre o bga o processador. Já no B16 você tem um sinal proveniente do gerador de frequência, na verdade é apenas uma das frequências, mas concluímos que se tem uma frequência, o gerador e o cristal de 14 funcionaram.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo LisandroCB. O cristal de 14.318 atualmente é usado para dar a frequencia base do circuito de PLL. Este circuito vai gerar quase todos os clocks da placa (CPU,memoria,chip set inclusive ele mesmo 14mhz que é padrão no barramento pci e ISA). Na maioria das placas o PLL é um chip externo, mas em alguns projetos atuais, ele foi incorporado dentro di chip set, que é unico (não tem mais Norte e sul). O cristal de 32.768 é exclusivo do relogio e é usado para todo circuito de stand by. Ou seja maquina desligada total (relogio fica contando via bateria), quando entra energia de AC, entra o circuito de power on (botão de liga-desliga da placa). Todo essa parte depende desse sinal que tambem é usado no relogio. O sinal de reset do barramento, já é mais complicado. Ele somente será liberado se uma serie de circuitos estiverem funcionando. Os proprios osciladores descritos, gerador voltagem da CPU, memoria, 3.3V, 1.5V ou seja aqueles circuitos que tem sempre um indutor em serie (PWM). Espero ter dado uma ajuda. BOARDS!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá caros colegas,

 

Muito obrigado pelas explicações.

 

O que eu quero confirmar é o seguinte: Quando eu consigo ter o sinal de Reset no pino A15 do slot PCI, uma boa parte dos possíveis problemas para uma placa-mãe desktop não inicializar e dar vídeo já foi eliminada, confere?

 

Então a partir desse ponto, o que ainda pode estar impedindo a placa de "subir"?

 

 

LisandroCB

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, Respeito o seu posicionamento,mas não concordo, pois temos desde técnicos, iniciantes até os altamente qualificados, como você disse ... e que nem todos tem as ferramentas necessárias ou "altamente técnicas", muitos improvisam como podem... como podemos ver em vários tópicos o pessoal desenvolvendo ferramentas de certo modo caseiras ... é isso ai !!!!    grande abraço.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Olá caros colegas,

 

Muito obrigado pelas explicações.

 

O que eu quero confirmar é o seguinte: Quando eu consigo ter o sinal de Reset no pino A15 do slot PCI, uma boa parte dos possíveis problemas para uma placa-mãe desktop não inicializar e dar vídeo já foi eliminada, confere?

 

Então a partir desse ponto, o que ainda pode estar impedindo a placa de "subir"?

 

 

 

 

LisandroCB

 

 

LisandroCB, após o sinal de reset significando que houve comunicação entre os chipsets e o processador, não podemos descartar também que um arquivo de bios corrompido poderá impedir o prosseguimento do post. Além disso, conforme o colega Ben ressaltou, e seguindo a analogia do gerador de frequência que pode dar um sinal, mas que pode não estar em pleno funcionamento, também os bgas podem estar defeituosos mesmo que passem pela primeira etapa. Um bga é um chipset, ou conjunto de chips integrados, e desse modo ele pode funcionar para determinados componentes, e pode não funcionar para outros. Assim sendo, ele poderá falhar justamente na geração do sinal que  dará a imagem. Após descartar que os chipsets possam estar com defeito, também há um circuito de vga com seus transistores que podem estar com defeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim @Gilson Macedo,

 

A situação é mais complexa do que parece. É só olhar o esquema elétrico de qualquer placa-mãe que a gente já vê a quantidade enorme de circuitos inter-relacionados que ela tem. Isso sem contar que, conforme você falou, dentro de um "simples" CI BGA de Ponte Norte ou Sul, existe um número significativo de circuitos, que podem ou não estar funcionando na sua totalidade.

 

Obrigado pela ajuda.

 

 

LisandroCB

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, Respeito o seu posicionamento,mas não concordo, pois temos desde técnicos, iniciantes até os altamente qualificados, como você disse ... e que nem todos tem as ferramentas necessárias ou "altamente técnicas", muitos improvisam como podem... como podemos ver em vários tópicos o pessoal desenvolvendo ferramentas de certo modo caseiras ... é isso ai !!!!    grande abraço.

 

Entendo, mas..... secador de cabelo ?

 

Repare bem que nao estamos falando de "solucoes caseiras para BGA", nao estamos falando nem mesmo de uma simples estacao de retrabalho (ar quente) estamos falando de um secador de cabelo, é basicamente como tentar justificar abrir um notebook com uma faca de cozinha.

 

Eu acho que entendo o seu ponto, mas nao creio que ele se aplique neste caso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom ao falar sobre os testes de reset e frequência, nos pinos A15 e A16, o que vcs usam o led ou o multimetro e qual voltagem deve ter e ao encontrar a voltagem certa, quer dizer que o cristal de 32 e 14 estão bons.

 

Prefiro usar uma placa de diagnóstico (Post Card) por ser mais prático o seu uso:

Se acender o led CLK (Clock) e permanecer aceso, significa que o Gerador de Clock (e o cristal de 14.318Mhz) estão funcionando.

Já o led RESET deve acender com brilho firme e apagar, sinalizando que os circuitos até a Ponte Sul (que gera o sinal de reset para a Ponte Norte) estão funcionando bem.

Ainda os leds FRAME e IRDY indicam atividade (ou não) do processador executando a bios.

 

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 anos depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...