Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

acer - aspire 4730z - jal90 la-4201p - não liga

Avalie este tópico:


mvfontoura

Posts em destaque

olá amigos  sou iniciante em eletrônica (mais para sem noção nenhuma do que para iniciante... heheheh), tenho lido muito aqui no fórum para tentar aprender cada vez mais... mas vamos a pergunta...

 

Estou com uma aspire 4730z que não liga nada... nem led, nem cooler, procurei e achei um mosfet 443sbz da entrada e mais um capacitor com defeito... já troquei eles... não ligou... procurei mais um pouco e achei mais t2s perto do áudio com defeito.. troquei mas tb não surgiu efeito... se alguém tiver alguma sugestão eu agradeço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vc tem que começar olhando quais as tensoes que vc encontra na placa..por exemplo tem que ter 3 e 5 volts  e isso vc vai encontrar nas duas bobinas que fica proxima ao ci pwm..tambem verifica se chega tensao no soquete da bateria da placa mae..procure estas tensoes e posta novamente passando quais as tensoes que vc achou na placa..pois so assim podemos ajudar melhor....o interessante é vc ter o esquema eletrico desta placa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

avg segui as linhas que estavam sem energia... uma delas era da bateria pluguei ela na placa e estava com corrente normal... a outra era a L6... linha que passava por dois mosfetes pq21 e pq22 e ligava direto no ISL6228HRTZ... testei e aparecia um curto no gatilho... tirei os dois fora e o curto continuava... tirei os capacitores... testei os mosfets e capacitores fora da placa e todos estavam normais... recoloquei tudo de volta e a placa startou... (talvez solda oxidada? sei lá)... bom agora a placa esta ligando mas não tenho vídeo... quando ligo o note noto que a tela muda de tom mas não aparece nada... liguei em um monitor externo e nada também... alguma ideia de onde posso começar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, baixe o manual de serviço onde constam vários testes a serem feitos para o problema de não dar vídeo.

 

Segue o link:

 

Não achei o esquema desta placa, apenas o manual de serviço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigo já baixei o manual... pra falar a verdade não entendi muito o que ele queria dizer... hehehhe acho que só ensina a montar e desmontar... até porque na parte da vga só manda testar mem, processador e se não der certo trocar a mother... tenho o esquema elétrico, se precisar posso postar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ta na mão

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, depois de revirar o fórum pra ver onde botava o esquema achei... fico lendo tudo que posso pra aprender e esqueço de colocar algumas coisas que acho na net pra todo mundo usar... se precisar mudar alguma coisa me avisa por favor... vou tentar regravar a bios...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Confere os 3,3V da BIOS, vê se tá chegando.

 

Você tem gravadora de EPROM? Se tiver, faça um backup da sua BIOS atual e regrave com a que encontrar aqui no fórum, antes de mexer em outra coisa.

 

Depois, conforme esquema, na página 18, confira as tensões que você tem no conector LVDS, pinos 1, 29, 31, 33, 36, 37, 38 e 40. São pinos de alimentação do LCD e inverter.

 

Confira a linha do +3VS, o C362, C363 e C369, veja se tem algum curto.

 

Se estiver tudo normal e ainda assim não der vídeo tem que verificar o responsável pelo LVDS, neste caso a PN.

 

Vai postando os resultados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo é o seguinte, cada placa tem seu esquema e segue uma lógica de construção, porem todas sempre vão seguir uma ordem de inicialização, que consiste em voltagens chegarem sequencialmente em cada componente que vai "falar" para outro compenete que ele esta funcionando que então ele pode ligar tambem.

Se a placa liga e desliga em seguida, algo esta em curto ou aberto, impedindo a sequencia de ligamento se completar. Neste caso é preciso localizar o componente defeituoso e substitui-lo.O jeito mas pratico de fazer isso é injetando de 1 a 5v em cada bobina da placa (respeitandoa voltagem da linha sempre) com uma fonte assimetrica ou equivalente onde voce possa verificar o conssumo de corrente, caso seja um conssumo alto, 3 Amperes +, algo esta em curto, dai basta ir tatiando os componentes para localizar o que esta esquentando, geralmente mosfet, ci e capacitor dão este problema.

 

Se nada for encontrado com aquecimento ai sim é necessário estudar minunciosamente o esquema, ir sequindo cada voltagem e ver onde ela esta parando, neste caso o componente apresenta o defeito de estar aberto, o voltagem entra mas não sai,  seguindo para o caminho onde deveria ir.

 

Faça os testes injetando voltagem inicialmente nas bobinas de 3 e 5v e poste os resultados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigos acho que memória e processador não é... pois o monitor muda o led de laranja para verde quando ligo a placa... se as memórias estivessem com problemas acho que permaneceria laranja... mas resolvi ligar a placa e deixar ela mais tempo ligada... passei o dedo pelos mosfets e descobri um fet, o pq32 (SI7686DP-T1-E3_SO8) e o capacitor c7 esquentando muito... o detalhe é que no esquema ta esse si7686 e o que está na placa é o fdms 8692... vou ver se os datasheet são iguais, tirar e trocar eles pra ver se resolve...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...