Jump to content
Sign in to follow this  
geovanel3

Recuperando HDs

Rate this topic

Recommended Posts

A rigor não existe software para "recuperar" HD defeituoso.

O muito que eles fazem é tentar recuperar os dados gravados, e até mesmo possibilitar que seja feito algum backup dos mesmos.

Nesse caso, eles marcam alguns blocos como defeituosos (os famosos "bad blocks") e os isolam em uma tabela, em virtude do que passam a não ser mais "enxergados", dando a impressão de que o HD foi saneado.

 

Isso porém é um ledo engano.

O HD continua defeituoso, e a tendência será sempre aumentar o número desses bad blocks.

Uma coisa é recuperar dados em um HD com a parte mecânica em bom estado (com a placa queimada, por exemplo), outra é tentar consertar um HD quando realmente defeituoso.

Se prestarmos atenção, veremos que o espaço disponível em um HD "recuperado" vai-se tornando cada vez menor.

O Windows é bastante tolerante a bad blocks em grande quantidade, porém o Linux é bem mais exigente nesse aspecto.

Em compensação, trata bem melhor os dados "duvidosos" e procura atualizar a tabela de forma bastante discreta, porém mostra que está fazendo uma verificação logo ao entrar no sistema.

E quando o HD chega a não ser reconhecido, é porque a parte defeituosa é exatamente aquela inicial, das primeiras trilhas e setores, onde o BIOS vai procurar informações.

Para consertar isso, somente seria possível se existisse um utilitário que modificasse o BIOS, de forma a que o endereço dos setores e trilhas inicias fosse alterado.

Isso infelizmente não existe.

No tempo dos HDs "Winchester" (de pequena capacidade) eu já andei experimentalmente abrindo, trocando discos e regulando as cabeças para iniciar "mais adiante".

Foram gambiarras que deram certo, porém experimentalmente, e baseadas mais em sorte do que em técnica.

Evidentemente não se deve abrir um HD nem tentar fazer isso nem em casa nem no laboratório.

 

Entendo por defeituoso aquele HD que apresenta problemas mecânicos ou magnéticos (quando a mídia magnética apresenta falhas).

Se a cabeça de leitura/gravação por algum motivo arriar sobre a mídia, podemos dizer adeus ao HD.

Se prestarmos atenção, o que chamamos de mídia magnética é tão somente uma espécie de verniz finíssimo, quase invisível, de propriedades fracamente magnéticas e instáveis, depositado sobre um disco de alumínio.

É tão fino que visualmente parece que foi dado polimento e não aplicado verniz.

Quando esse verniz chega a apresentar qualquer defeito, até mesmo por simplesmente perder suas propriedades magnéticas, torna-se absolutamente irrecuperável.

Uma das maneiras mais fáceis de danificar o verniz magnético é permitir que o HD entre em campos magnéticos fortes, fique exposto ao calor, à luz solar ou a radiação ultravioleta.

 

Um exemplo de campo magnético forte é o que encontramos em uma sala de máquinas de elevadores, por exemplo.

Nem imagino o que uma pessoa possa fazer em tal lugar portando um HD, porém isso me parece um bom exemplo, já que os antigos relógios de pulso movidos a corda eram sumariamente danificados dessa forma.

E nem pense em entrar num lugar desses, se você usa um marcapassos.

 

Outra maneira de estragar um HD é colocá-lo - mesmo desligado - perto de um radio PX "botinado" (com antena amplificada) e ficar chaveando para lá e para cá.

 

Como sempre, estragar é muito mais fácil que consertar.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Eu discordo do texto, não acho que os softwares disponiveis hoje, não conseguem isolar setores e "recuperar" um HD.

Não é porque alguns setores estão defeituosos, que todo o HD será perdido ou irá em pouco tempo, acabar aumentando os setores, em muitos casos, esses BB aparecem somente em alguns pontos e não aumentam.

Já perdi a conta de quantos HDs que nem subiam o sistema e depois de rodar o HDD voltaram a funcionar durante anos sem problemas.

Uso o HDD a mais de 7 anos e antes usava outro que não me lembro o nome, e nunca tive problemas com os HDs que eu "recuperava".

Claro que aqueles HDs que apresentam mais de 100 BadBlock já não são mais tão confiáveis assim, mas já recuperei HD com mais de 200 BB e nunca tive retorno dele. Pra esses HDs com muito BB, eu recupero somente pra conseguir fazer backup dos dados.

Acho que o autor desse texto, não fez testes suficientes ou não tem conhecimento do HDD, pra ter feito uma declaração dessa.

 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Amigo, me desculpe mas este texto não é seu... já o li em algum lugar a tempos atras. Por favor cite o autor. 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Não sei de quem, devido a não estar identificado o autor, mas discordo das informações prestadas, principalmente quanto a não existir softwares que geram novas bios para hds com defeito, já vi na internet um aparato especifico para tal fim, através de várias rotinas de diagnostico ele identifica qual das camadas ou cabeças de leitura estão defeituosas, e as elimina do processo de leitura e gravação, após esse primeiro procedimento o hd que era de 1 tera como exemplo, passava a ter 750gb era reconhecido na bios do pc como tal e funcionava muito bem... Uma das poucas coisas ditas com a qual concordo é que uma camada magnética danificada tende a aumentar cada vez mais a não ser que uma boa parte da região em volta dela seja marcada propositadamente como setor defeituoso, evidentemente se alguém "recuperar um hd" cheio de bad blocks e ele for utilizado sem nunca ser "lotado", e nunca acontecer do mesmo sofrer regravações constantes usando sua totalidade de espaço esse hd pode sobreviver por anos, mas um hd que é extremamente exigido quanto a regravações em sua totalidade de espaço, com absoluta certeza, proveniente de muitos anos de experiência nos quais consertei algumas placas lógicas, e abri alguns hds para destravar cabeças e assim recuperar dados etc, vai voltar a apresentar bad blocks novos, não é uma questão de "se" e sim de quando...

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Sign in to follow this  

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Create New...