Jump to content
Sign in to follow this  
bisuca

Acer extensa 4620 - Placa wistron BIWA - Não liga, tem tensões primárias

Rate this topic

Recommended Posts

Pessoal, estou com esse note aqui que não está ligando, tem as tensões primárias, quando conecto o carregador a luz de carga da bateria ascende e fica laranja.

Tem 3.3v no pino 8 da BIOS, mas estou desconfiando que possa estar corrompida.

Não encontrei o arquivo aqui no fórum, se alguém tiver e quiser me passar, agradeço.

Caso alguém tenha mais alguma sugestão do que possa ser o problema, fique a vontade para ajudar.

Link do esquema elétrico -

You are not allowed to view links. Sign in or sign up.

Encontrei a Bios no site da acer mas o arquivo é um executável, tentei com o universal extractor mas da um erro e diz que não dá pra extrair esse arquivo...

E está parecendo bios....  Uma perguta boba...Qual a tesão que vc se tem na L16 e na L17 só com o carregador plugado sem ligar.

L16 tem 5.5v e l17 tem 3.3

Estive vendo no arquivo da BIOS que baixei do site da Acer, veio um .txt junto com os modelos que são compatíveis, e o Extensa 4220 usa a mesma BIOS, consegui o arquivo e vou testar pra ver...

Na bios tudo indica que deve ter 3D3V_AUX_S5 no terminal 8 e 3.

Exato, na BIOS esta assim - 1=1,22, 2=3.22, 3=3,22 4=0 5=0,12, 6=0,87, 7=3,22 e 8=3,22

Parece um caso de bios como o resto do pessoal já opinou, mas eu daria uma analisada no esquema só pra não ficar muito nessa de solução dada. Você chegou a checar algum sinal?

Parece um caso de bios como o resto do pessoal já opinou' date=' mas eu daria uma analisada no esquema só pra não ficar muito nessa de solução dada. Você chegou a checar algum sinal?[/quote']

Amigo, até o momento chequei as tensões básicas e o circuito de RTC que poderia impedir que a placa ligasse, mas me parece que está ok.

Nesse momento vou substituir a BIOS, pois regravei a original e não resolveu.

Edit - Bom, regravei duas BIOS diferentes aqui e não resolveu, então no momento descartando possibilidade de BIOS corrompida, a não ser que não exista compatibilidade de BIOS entre o extensa 4200 e o 4620.

Agora fiquei sem rumo, aceito sugestões...

Essa ta difícil...

Tenho uma dúvida, a tensão 5v_s0 é uma tensão suspend correto?

Outra coisa,quando pressiono o botão de power, o sinal KBC_PWRBTN# zera normalmente no u15A.

Estou perdido nessa, se alguém puder ajudar agradeço.

Não tem nenhum led ascendendo, só o da bateria quando está conectada e fica laranja...

Cooler não gira, nada aquece... BIOS ja regravada... tem 19v, 3v e 5v... sem tensões secundárias, não encontrei nada em curto... ja troquei memória e processador... tem tensão no botão de power, zera nele e no EC (pino 95) quando pressionado, depois volta os 3.3v...

Esse é um resumo do que fiz até agora, se alguém puder me ajudar no próximo passo agradeço.

Uma perguta boba....Você já colocou uma batéria carregada para ver se liga?

Porque se ligar você isolaria todo os circuito medido em questão e so verificava o setor do carregador,tem equipamentos se não reconhecer o carregador não liga

Amigo tecgess, desculpe não ter respondido antes, to meio sem tempo aqui...

Não consegui outra bateria para testa se liga só com ela, mas a princípio a bateria está carregada...

Quanto ao pino 66 do I/O, o mesmo fica zerado tanto só com o carregador plugado quanto com a bateria junto. Com a bateria e o carregador o led da bateria ascende.

Eu estive analisando o esquema e verifiquei que o sinal AC_IN#, pino 93 fica zerado, não sei se é assim mesmo, tanto no carregador quanto na bateria.

Percebi que o sinal 3D3V_S0 não chegava ao I/O, então verifiquei e localizei o U50(3D3V_S0)  e o U46 (5V_S0) que não tinham tensão nos pinos 1,2 e 3 de ambos. Então resolvi fazer um jumper no u50 para forçar a tensão a aparecer e alimentar o I/O, pra minha surpresa a placa ligou...

Mas foi por pouco tempo, remontei parte do notebook, coloquei a tela e quando fui ligar, não ligou mais.

Voltei para o esquema e verifiquei que o Q16 não esta saturando. Desfiz o jumper que havia feito no U50 e fiz um jumper entre source e dreno no Q16, as tensões que antes não tinha no U50 e no U46 agora surgiram, mas a placa não liga.

Agora tranquei de novo, se alguém puder dar uma ajuda, agradeço...

Colegas, não sei se posso ajudar muito, pois encontrei dificuldades nesse esquema, mas vamos ver se acrescento algo. O sinal AC_IN# zerado está correto, pois sendo um sinal invertido estaria errado se tivesse 3,3v. Procurei no pwm do Vcore o sinal que ele tem que enviar ao SIO para ligar a placa e não encontrei. Na página 35 dá pra ver que o sinal que o pwm de vcore envia chama-se VGATE_PWRGD. Seguindo esse sinal ele leva até a página 7 do esquema que é um BGA.

Gilson, realmente esse esquema é um pouco confuso, eu vou tentar um ME aqui pra ver porque não estou conseguindo encontrar mais nada que possa estar atrapalhando o start dessa máquina.

Tecgess, se tiver mais alguma dica sera bem vinda.

Obrigado pela ajuda pessoal.

Já fez o MI?

Nesse note o MI já me resolveu alguns mistérios.

Depois foi só fazer o reballing.

Boa sorte 8)

........Esta placa tem dip switch (sw1)?

Recapitulando Bios pinos 2 3 8 7 =3V se exitir o resistor R326 pino 1=3v pela tensão que vc passou no seu post OK.

Estou lendo todo os post para não perde nenhum detalhe.

......Estou verificando primeiro o sinal AC_IN#(ACPRN)

Com o carregador plugado  sem a bateria tem que ter os sinais:

Pino 25 DCIN =19V

O pino AC_IN# 0V  está correto mais quando AC_IN# for 0V tem que ter 1,32V Pino 27 ACSET,isto com carregador plugado sem bateria.

Com a bateria plugada sem carregador em BGATE pino 17=10V no U7 gate também 10V.

Verifica qual a tensão nos pino 18 16 25 26 com a bateria e depois só com o carregador.

Post resultado

Pessoal, desculpem a demora em postar, estive adoentado por esses dias e não trabalhei mais nessa placa.

Infelizmente antes de poder testar as informações que vocês passaram, tive que devolver o note, o cliente desistiu por enquanto e vai comprar  outro.

Obrigado pela ajuda de vocês.