Jump to content
Sign in to follow this  
gleison

Analizando um equipamento

Rate this topic

Recommended Posts

 

                                      Pode parecer bobeira mas leiam com atenção !

 

Seguindo exemplos que tenho visto por aqui estou repetindo uma dica postada  por mim  a uns 5 meses .

 

No desejo  de ajudar um amigo  que precisava de sugestões  sobre alguns procedimentos em nossas bancadas, acabei por  receber um pedido para que eu criasse um tópico com o mesmo conteúdo no intuito de ajudar outras pessoas .

Leiam com atenção,  se conseguirem chegar ao final do texto acredito que vão entender !

 

Um abraço a todos !

 

Como dizem por aí não existe uma receita prontinha para resolver tudo, seja na nossa bancada ou até mesmo na nossa vida, cada caso é um caso .

 

Comparemos um defeito em uma máquina que nos chega a uma doença humana !

 

Uma simples tosse pode ser uma irritação alérgica, um engasgo com a própria saliva,  o início de uma pneumonia, ou pior, uma tuberculose .

 

Um médico , um bom médico, não sai dando nome as doenças ou sai receitando simplesmente ao ouvir uma queixa, dói aqui , dói ali !

                                   

                                        Antes, o profissional segue uma rotina !

 

Vai fazer várias perguntas, uma verdadeira  entrevista, o examina e partir daí  já dá pelo menos para desconfiar  de alguma coisa . Parte para o pedido de exames, tendo em mãos o resultado dos exames , depois de várias perguntas , uma boa entrevista, aí então o profissional, já conhecendo o doente , vai começar a tirar suas conclusões , descobre a doença e parte para a receita do medicamento ou medicamentos .

No nosso caso , técnicos experientes, novatos, aprendizes, e  eu , um aprendiz de aprendiz, kkkkkkkkkk !

Devemos seguir uma rotina parecida , se não igual !

 

                                                                    Fase 1

 

Devemos conhecer nosso paciente !

 

A avaliação do nosso doente, ( equipamento ) começa na recepção .

 

Qual doença ele tem ? Vamos pegar o máximo de informações possível !

 

Depois de muitas perguntas , vamos ver se as informações batem . Vamos se possível liga-lo , confirmar se o que falam faz sentido , cuidado, além do defeito reclamado  podem existir  outros, quem sabe a  tela pode até estar  quebrada !

A culpa é sempre nossa vai logo sabendo !  kkkkk.

De olho na tela, coloque o equipamento em um lugar bem claro e analise-a , procure por trincas, arranhoes ...

Cuidado com os gabinetes , os riscos , uma inspeção visual em todo equipamento é indispensável !

Verifique todas usbs, corra os olhos em tudo , cuidado com carregadores não originais são uma praga  !

Anote tudo, documente tudo .

Devemos guardar  tais produtos com todo cuidado possível e impossível !

bem acomodados, bem protegidos, fuja de calor, poeira, sol, umidade , magnetismo.

Bom colocar cada aparelho com seu carregador devidamente númerados.

 

fase dois aquela dos exames .

 

Leve seu doente para a mesa de avaliação, para sua bancada, vão começar os exames ! Você já tem anotado aquelas informações colhidas no balcão, na entrada. O  que o incomoda, vamos tirar a roupa do doente certo ?

 

Independente do defeito,  abra e dê uma geral na máquina , desbloqueie o cooler, limpe  as memórias, troque a pasta térmica .

Se lembra , o que todos médicos fazem ?

Pressão e batimento cardíaco ! Faça o mesmo, então pasta e limpeza nele .

Vai ter gente que vai brigar, mas é um orçamento ! tem nada não, isto não vai te deixar mais pobre não amigo , siga o procedimento .

 

Se não liga desligue tudo , resete a bios, regrave, religue o aparelho novamente .

Dependendo das suas anotações ou vai continuar os exames ou não , mas se seu doente não respondeu a esta bateria de exames , vamos continuar .

 

Pegue o esquema do aparelho , isto vai ajuda-lo muito !

Ler um esquema seria como se nós iniciantes fossemos os balconistas de uma farmácia, pegamos aquela receita e nos deparamos com aqueles garranchos, dá até pra assustar, mas com o tempo de balcão agente vai passar a entende-los, isto vai se dar com o tempo .

Volta e meia nós aqui no fórum estamos buscando ajuda, recorrendo aos nossos farmacêuticos de plantão, se bem que aqui tem mais doutores que farmacêuticos, rsrsrsrs !

Para tudo amigo tem um começo, se realmente quer , você vai conseguir, material aqui e por aí esta cheio, junte um pedacinho aqui outro ali, busque as simbologias dos componentes, procure na sua ferramenta de pesquisa pelos datasheets, os símbolos no esquema que desconheça .

O certo amigo é que você não nasceu andando, precisou dar seu primeiro passo , caiu algumas vezes, mas levantou e hoje esta ai , correndo pra todo lado, brigando com sua irmã para ela emprestar a você  aquele batonzinho dela ,kkkkkkkkkk !

Você não  é menos inteligente que ninguém, experiência se consegue com o tempo, muita luta e determinação .

Com aquelas informações que coletou na entrada do aparelho na sua oficina , muita observação, atenção, montando uma linha de raciocínio vai achar o motivo da doença do seu paciente , vai saber o remédio certo .

Vai passar por muitas situações e esteja preparado , não existe cura para todas doenças , vai chegar o dia que vai perceber isto , não faça gambiarras , procure ser técnico .

Um simples pino de carregador mal feito pode voltar com um notebook com a placa mãe queimada seguido de uma enorme dor de cabeça .

 

Novato ou não você deve sempre participar , não existe quem não tenha nada para ensinar e sábio que não precise aprender .

Todos dias você recebe suas joinhas, não são  aqueles que distribuímos oréia ,são os dados pelo pessoal do ELETRONICA BR , pois é , então não as guarde !

                                               

                                                            AS DISTRIBUA !

 

Todo lado que você virar aqui vai encontrar gente bacana , gente buscando e deixando ideias, você tem ai suas joinhas , elas lhe são passadas para que as distribua na forma de agradecimento, guardando-as com você elas não vão render juros,, não funcionam como caderneta de poupança rsrsrsrsrsrs !

Então deixo a todos um recado , rodem por todos cantinhos do fórum, depositem o conhecimento de vocês , ajudem , busquem agradeçam , deixe joinhas que incentivarão o pessoal , participem !!!!

 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Sou novato e estava com receio de abrir um tópico sem antes ter contribuído com algo para ajudar alguém, mas com esse comentário seu eu me senti encorajado a participar mais. Obrigado pela dica.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Parabéns pelas dicas, sempre tem novatos no fórum e seria interessante que eles seguissem determinados parâmetros antes de sair desmontando um equipamento. 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Seja bem vindo , corre aí e deixe seu recado , valeu pelo comentário , um abraço !

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Sign in to follow this  

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Create New...