Jump to content
Sign in to follow this  
ALVERNEPAIVA

dica Mais uma solução para os notebooks CCE, Positivo que queimam U19 (oz7502)

Rate this topic

Recommended Posts

Olá,

recentemente peguei um notebook CCE U25 que tinha um defeito muito recorrente que é de desligar após pouco depois de você pressionar power. Eu vi algumas dicas na internet ,e aqui mesmo no fórum , que sugerem que se coloque dois jumpers para que se estabeleça as alimentações nos circuitos que este componente , de serigrafia U19, alimentam . Claro que funciona mas analisando o esquema do notebook, que peguei aqui mesmo no fórum, notei que existem problemas nesse procedimento e iinclusive tem um post falando sobre isto mas como infelizmente ainda sou usuário novato do fórum ainda não pude ler o post . Até acho que pelo menos este post deveria ser público pois seria mesmo de utilidade pública. Mas apesar de não ter lido o post e não saber seu conteúdo eu imagino que deva falar sobre o consumo constante de bateria , pois estas fontes alimentam circuitos que drenam boa quantidade de energia  e também a redução na vida útil destes componentes  pelo uso sem "descanso" dos mesmos (chip de vídeo , etc...) .

Pois bem, analisando o circuito do U19 percebi que o que ele faz é exatamente o que todo notebook tem só que, neste caso, uma versão bem miniaturizada dos circuitos que acionam as partes de alta corrente , uma espécie de relé em estado sólido que é acionado quando se pressiona o botão power.

Então resolvi fazer um pequeno circuito  que apesar de ser também uma gambiarra pelo menos mantém a função do notebook . Aqui estão algumas imagens do procedimento:

Aqui o esquema para apenas a parte de 5v. Para a alimentação de 3v3 apenas repita o circuito a partir do

resistor de 47k .

<a href=" src=" alt="esquema" /></a>

[mg]1385[/mg]

[mg]1391[/mg]

Note funcionando.

Ligações. A mais chata é a no pino que manda o pulso para ligar o notebook. Mas pra quem desbloqueia videogame não é lá estas coisas complicadas. No meu caso eu raspei a pequena ilha que fica próximo ao PAD que é extremamente pequeno e não tem como ligar direto nele.

<a href=" src=" alt="placa" /></a>

Local onde foi instalado.

<a href=" src="

You are not allowed to view links. Sign in or sign up.
alt="final" /></a>

Todos os componentes são fáceis de serem encontrados e substituidos e eu escolhi exatamente pela facilidade de encontrar. Os que eu usei tirei de uma placa  COMPAL LA-4101 Rev 1.0 tirada de um notebook da HP.

Bem, como eu já disse, eu não tenho acesso a todo fórum e se já ouver algum post com alguma solução parecida o moderador pode excluir esta.

Espero ter ajudado.

amigo toda tecnica tem sua serventia...nesse caso ai o pessoal mais apressado vai preferir fazer o jumper e ja eras, mas p/ quem entende realmente o que esta fazendo que éo seu caso fica muito bem feito esse esquema ai...parabens continue assim....dedada +J p/ vc...

(WARNING !!!) This topic has more replies. Sign in or sign up to view them.
Sign in to follow this  

• Similar Content

• By Roberto275803
      Colegas,

Eu acredito que este defeito foi muito fora da curva dos defeitos que ao longo do tempo os técnicos vão conhecendo e se familiarizando com eles. Pelo menos comigo foi a primeira vez.

Este notebook ao conectar a fonte carregava a bateria e tinha todas as tensões normais de standby, mas não ligava de modo algum

Ao retirar a bateria principal e desconectar a pilha do CMOS e ao conectar a fonte o consumo de corrente subia de 15 mA para 80 mA e não acontecia nada mais. Não ligava, não esquentava componente algum, somente o LED do botão de ligar ficando piscando, aproximadamente 12 piscadas, parava e depois outra vez 12 piscadas.

Atualizei as bios do sistema e também do EC e nada de mudar o comportamento. Então parti da verificar as tensões de transferencias já que a placa tinha 3.3 v e 5 v normal e as bobinas estavam todas sem indicação de curto. 

Quando fui alimentar a linha do cooler com 5 v o pau comeu, a corrente subiu de vez. Curto total no cooler. Desconectei o cooler e aí a maquina ligou normal e subiu video.

Todo problema era o cooler em curto. 

Como este cooler não tinha disponivel no momento, resolvi retirar o adesivo plastico do fundo e de cara deu para ver 2 capacitores ceramicos, testei o primeiro normal e o segundo na linha de 5 v em curto. Retirei ele com ferro ponta fina sem precisar desmontar o cooler, depois soldei outro no lugar e problema resolvido.

Além de encontrar o defeito ainda dei sorte de recuperar o cooler deste modelo de lenovo.

Fica aí a dica sobre estas tensões de transferencia que somente aparecem depois da placa ligar. Buscar curto nas bobinas principais nem sempre será certeza que não existe curto na placa. O curto pode estar em uma destas linhas que sobem somente após start da placa.

Abs,

Roberto
    • By bogusgames
      Olá pessoal estava analisando o diagrama do PS3 FAT , peguei uma placa de um FAT e uma placa do Slim , olhando as duas placas vir qui tem muitos circuitos indenticos , o esquema do FAT da para fazer muita coisa nos outros modelos , Dica de um novato para outros novatos 🙏😃

• By Carlos Guarino
      Chegou esse notebook na bancada não ligando.
      Foi trocado o Q99 mosfet da linha de 5V e o CI Charge U24 (OZ8602GN).
      Após a troca equipamento voltou a funcionar tendo os 5V e 3V normalmente.

Fica a dica para o pessoal que pegar esse problema, verifica o U24 primeiro pino 12 tem que ter 3V.
    • By Designerionformática
      Bom dia a todos, estou aqui passando para deixar essa dica, estava com um problema em uma HP M1132 com um barulho como se fosse decolar, rsrsrs, ao ligar ela fazia o movimento das engrenagens muito rápido, testei laser, motor, placa lógica, toner e fusão. O problema não foi resolvido, comprei a placa da fonte para verificar a última coisa que faltava, com a troca da placa da fonte, a impressora ficou boa toda. Estou aqui passando para deixar essa dica.
    • By Reinaldo Ramos
      Em caso de troca da pci principal pode acontecer de ficar com a imagem negativa e granulada. Isto ocorre por tipo de tela diferente, referente a etiqueta colada próximo ao tuner.  Se isto acontecer, basta colocar um resistor 0R ou fechar na posição R2073 smd proximo o conector Cn704 lvds

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Create New...