Jump to content
Sign in to follow this  
ALVERNEPAIVA

dica Mais uma solução para os notebooks CCE, Positivo que queimam U19 (oz7502)

Rate this topic

Recommended Posts

Olá,

recentemente peguei um notebook CCE U25 que tinha um defeito muito recorrente que é de desligar após pouco depois de você pressionar power. Eu vi algumas dicas na internet ,e aqui mesmo no fórum , que sugerem que se coloque dois jumpers para que se estabeleça as alimentações nos circuitos que este componente , de serigrafia U19, alimentam . Claro que funciona mas analisando o esquema do notebook, que peguei aqui mesmo no fórum, notei que existem problemas nesse procedimento e iinclusive tem um post falando sobre isto mas como infelizmente ainda sou usuário novato do fórum ainda não pude ler o post . Até acho que pelo menos este post deveria ser público pois seria mesmo de utilidade pública. Mas apesar de não ter lido o post e não saber seu conteúdo eu imagino que deva falar sobre o consumo constante de bateria , pois estas fontes alimentam circuitos que drenam boa quantidade de energia  e também a redução na vida útil destes componentes  pelo uso sem "descanso" dos mesmos (chip de vídeo , etc...) .

Pois bem, analisando o circuito do U19 percebi que o que ele faz é exatamente o que todo notebook tem só que, neste caso, uma versão bem miniaturizada dos circuitos que acionam as partes de alta corrente , uma espécie de relé em estado sólido que é acionado quando se pressiona o botão power.

Então resolvi fazer um pequeno circuito  que apesar de ser também uma gambiarra pelo menos mantém a função do notebook . Aqui estão algumas imagens do procedimento:

Aqui o esquema para apenas a parte de 5v. Para a alimentação de 3v3 apenas repita o circuito a partir do

resistor de 47k .

<a href=" src=" alt="esquema" /></a>

[mg]1385[/mg]

[mg]1391[/mg]

Note funcionando.