Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dica Mais uma solução para os notebooks CCE, Positivo que queimam U19 (oz7502)

Avalie este tópico:


ALVERNEPAIVA

Posts em destaque

Olá,

 

recentemente peguei um notebook CCE U25 que tinha um defeito muito recorrente que é de desligar após pouco depois de você pressionar power. Eu vi algumas dicas na internet ,e aqui mesmo no fórum , que sugerem que se coloque dois jumpers para que se estabeleça as alimentações nos circuitos que este componente , de serigrafia U19, alimentam . Claro que funciona mas analisando o esquema do notebook, que peguei aqui mesmo no fórum, notei que existem problemas nesse procedimento e iinclusive tem um post falando sobre isto mas como infelizmente ainda sou usuário novato do fórum ainda não pude ler o post . Até acho que pelo menos este post deveria ser público pois seria mesmo de utilidade pública. Mas apesar de não ter lido o post e não saber seu conteúdo eu imagino que deva falar sobre o consumo constante de bateria , pois estas fontes alimentam circuitos que drenam boa quantidade de energia  e também a redução na vida útil destes componentes  pelo uso sem "descanso" dos mesmos (chip de vídeo , etc...) .

 

Pois bem, analisando o circuito do U19 percebi que o que ele faz é exatamente o que todo notebook tem só que, neste caso, uma versão bem miniaturizada dos circuitos que acionam as partes de alta corrente , uma espécie de relé em estado sólido que é acionado quando se pressiona o botão power.

Então resolvi fazer um pequeno circuito  que apesar de ser também uma gambiarra pelo menos mantém a função do notebook . Aqui estão algumas imagens do procedimento:

 

Aqui o esquema para apenas a parte de 5v. Para a alimentação de 3v3 apenas repita o circuito a partir do

resistor de 47k .

<a href="

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
src=" alt="esquema" /></a>

 

 

[mg]1385[/mg]

 

[mg]1391[/mg]

Note funcionando.

 

Ligações. A mais chata é a no pino que manda o pulso para ligar o notebook. Mas pra quem desbloqueia videogame não é lá estas coisas complicadas. No meu caso eu raspei a pequena ilha que fica próximo ao PAD que é extremamente pequeno e não tem como ligar direto nele.

 

<a href=" src=" alt="placa" /></a>

 

Local onde foi instalado.

 

<a href=" src=" alt="final" /></a>

 

Todos os componentes são fáceis de serem encontrados e substituidos e eu escolhi exatamente pela facilidade de encontrar. Os que eu usei tirei de uma placa  COMPAL LA-4101 Rev 1.0 tirada de um notebook da HP.

 

Bem, como eu já disse, eu não tenho acesso a todo fórum e se já ouver algum post com alguma solução parecida o moderador pode excluir esta.

 

Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico tem mais repostas e a solução do problema, mas você precisara fazer login para visualizá-las.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...