Jump to content
Sign in to follow this  
h2965fes

0.78v faz parte da tensão de uma memoria ddr3?

Rate this topic

Recommended Posts

boa noite galera do forum,

estou com uma placa mãe de intel a dg41wvbr, e estou procurando o causador do seguinte defeito:

assim que ligo ela a mesma se mostra a bipar 3bips longos, com um pequeno intervalo.

sabendo eu que esse bips significam problema na memoria ou video, estou medindo o circuito de memoria, na parte da sua alimentação, os 1.5v que saem do mosfet e vão para os capacitores ceramicos que se ligam nos terminais do sockte da memoria.

depois de testar alguns capacitores, notei 3 que estão recebendo uma tensão de 0.78v,

nesses capacitores se conectam na terminação da memoria, ou seja nos ultimos terminais.

essa tensão de 0.78v sai de um ci chamado AME9172M , QUE É UM regulador nao mosfet, nele entra 1.5 e sai 0.78

éa mesma tensão que eu encontrei no datashett do companente, isso confere?

image.php?di=XS9E

TÓPICO TRANCADO!!!

Tópico fora dos padrões do forum.

Para mais informações acesse:

You are not allowed to view links. Sign in or sign up.

Colega, essa tensão que está encontrando é uma tensão no pino 3 chamada REFEN, é uma tensão de chip enable, e não uma tensão de saída. A tensão de saída está no pino 4, e a tensão de entrada no pino 1. Veja na tabela para melhor entender.

REFEN.jpg.e67200740778c52b21598d24b79efc4d.jpg

caro amigo obrigado por responder minha duvida.

deixa eu descrever as voltagens que eu encontrei no ci mensionado.

pino1: entra 1.5v que vem do dreno do mosfet

pino2: terra

pino3: entra 1.5v do lado do resistor e sai 0.78 do outro lado do resistor que manda pro pino 3

pino4: (output) creio  eu que sai 0.78v que vão para 3capacitores no final de cada slot de memoria

pino5: esta ligado ao pino3, mas esta recebendo 0.78 que tambem esta ligado aos capacitores mensionados

pino6: recebe a tensão de 5.1v que vem do sourc do mosfet

pino7: esta ligado ao gnd

pino8: esta ligado ao gnd

fiz tmbm o mapeamento.

o negocio é que essa tensão esta presente no pino n:4 que éo pino de saida!

O tópico já está aberto a pelo menos 4 meses, sem que haja nova postagem, mas como entendo que o colega em questão não será o único a se beneficiar dessa informação, então irei acrescentar algo mais a este tópico para que sirva para os demais colegas. Eu não havia entendido muito bem sobre o CI em questão, mas analisando melhor percebi o seguinte:

pino 4 - A tensão de 0.75V é uma tensão de DDR_VTT, portanto não é alimentação da memória

pino 6 - VCNTL é a tensão que irá alimenta a memória saindo através do pino 6 Driving Voltage (voltagem de condução)

Vendo a imagem que está acima dá para ver o pino 6 como Driving Voltage

Vejam a imagem e analisem também. Caso alguém tenha algo a acrescentar....

DDR_VTT.jpg.61587c1c2b9bf7eae48e66897a12f863.jpg

@h2965fes, A DDR3 trabalha com uma tensão de 1,5V, analise a saída do CI junto ao esquema meça os componentes por onde ela passa.

Todas as SDRAM trabalham com 3 tensoes. No caso da DDR3

Tensao de trabalho                    1.5V

VTT termination voltage            0.75V

Tensao para a SPD                    3.3V

ah, pô, num vale...  :(

li o tópico faz umas horas e vinha aqui agora todo contente contribuir com tecnicismos e dar a parecer que sei alguma coisa dessa bagaça e o argentino cortou o meu barato...  :(

é fácil reconhecer quando a nossa carreira está a terminar... quando somos ultrapassados por um argentino  :'(

Ops, pensei que era a área de notebooks  9_9

Perdao padrinho

^-^  ^-^  ^-^ 

Eu demorei 4 meses para entender, e você me diz que o argentino cortou o seu barato? Assim não vale. Da próxima vez eu vou enviar o link para os dois.
You are not allowed to view links. Sign in or sign up.

Guest
This topic is now closed to further replies.
Sign in to follow this  

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Create New...