Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Acer Aspire 5750 5755 - Compal LA-6901P - Sem brilho, monitor ext funciona

Avalie este tópico:


GetulioTech

Posts em destaque

Boa dia galera, estou com esse notebook 3 dias em minha bancada me dando uma suadeira. Chegou sem ligar, troquei o I\O e ligava porém travava na primeira tela, detalhe que nem aparecia Acer, aparecia apenas um traço no monitor externo e ficava lá, regravei a bios (4MB) e nada, maquina havia vindo de outra assistência e notei que a Super Sul tinha sido aquecida então parti para o reball, dai parou de ligar, ele usa um HM65, coloquei um novo e maquina funcionou, entra no sistema e tudo porém na tela não da brilho, troquei o processador, tela e memoria e nada de obter o brilho. Baixei o esquema para seguir as tensões e todas elas conferem, 19V no pino 1, +3VS pino 23 e 24, medi se as voltagens estavam chegando na tela e também estão (tela nova ou na tela usada, mesma coisa) notei que esse circuito tem o DISPOFF# que parte do Super I/O com o nome BKOFF#, não sei se meu raciocínio esta correto porém acho que essa voltagem não deferia aparecer mais ela aparece 3V no pino 5 do JLVDS1, partindo do meu raciocínio eu cortei os dois fios do cabo flat que passam essa voltagem para a tela e ainda sem sucesso, já não sei o que fazer, testei todo o circuito e tudo que medi esta de acordo.

Preciso de uma ajuda.

 

Esquema abaixo.

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Pino 1,2,3 - 19V

6, 7 - 3v

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola,

Ja peguei muitos equipamentos que apresentavam esse defeito de tela escura,e na maioria das vezes  proximo ao conector do cabo flat,havia um fusivel ou fusitor que estava aberto,verifica tambem se nao ha um diodo visivelmente torrado, ou capacitor em curto e torrado.

 

Amigo eu já coloquei essa resposta, só ler o topic antes

Amigo, ja testou com outro cabo, ja peguei esse mesmo defeito e tbm perdi muito tempo na placa sem sucesso, qdo resolvi trocar o cabo a tela funcionou perfeitamente, boa sorte

 

Não tenho outro cabo pra testar, mais testei as vias do original e estão todas OK.

 

Os pinos 9 e 10 também precisam ser testados, são sinais de clock.

 

Vou testar e já respondo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O seu raciocínio sobre o sinal DISPOFF# está totalmente correto, o seu erro foi cortar o cabo. Até aqui todas as tensões parecem estar certas. Veja que nesta mesma página (31) tem alguns capacitores ligados nesta linha DISPOFF#. Verifica eles. Terá que emedar o cabo depois.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então galera, quando cortei os fios a voltagem atrás da tela sumiu e mesmo assim continuou da mesma forma, soldei novamente os cabos e tirei o resistor R13, continua da mesma forma, a bios eu gravei com um arquivo tirado aqui do forum onde havia um técnico dizendo que estava OK. Estou em um beco sem saida, medindo as tensões atras da tela com ela ligada encontrei todas as voltagens, 1.7, 3v, 19v, tudo correto!

 

De qualquer maneira eu pedi um cabo flat novo (quando essa maquina chegou a fita protetora do cabo flat estava partida porém o cabo flat intacto, de qualquer jeito tirei toda a fita e olhei cada pedaço para achar algum corte e nada). Minha ultima esperança é com o novo cabo flat a não ser que alguém tenha alguma outra ideia. Qualquer coisa será util.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu peço desculpas por não ter visto antes, pois sua postagem está bem descrita, e o pino 5 de fato não pode ter 3v. O resistor que tirou espero que tenha colocado outro. Creio que você deve se concentrar neste ponto e a questão de bios só voltar a pensar nisso após ter resolvido a questão da tensão no pino 5.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera obrigado pelas dicas ai, não atualizei pois pedi um flat pra ele (de qualquer modo cliente queria trocar mesmo), cabo chegou só que infelizmente não era ele. Continua sem brilho.

  me passe as tensões dos pinos 35 e 36 no conector da tela.

Vou olhar agora e te falo

 

Creio eu que deveria ter uma alternacia de tensão entre DAC_BRIG e INVTPWM.

Quando DAC_BRIG for 0V  INVTPWM e 3V brilho na tela no maximo.

Quando DAC_BRIG for 3V  INVTPWM e 0V sem brilho na tela.

Sobre as outras tensões creio que estão OK.

Vou checar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Creio eu que deveria ter uma alternacia de tensão entre DAC_BRIG e INVTPWM.

Quando DAC_BRIG for 0V  INVTPWM e 3V brilho na tela no maximo.

Quando DAC_BRIG for 3V  INVTPWM e 0V sem brilho na tela.

Sobre as outras tensões creio que estão OK.

 

No pino 26 (DAC_BRIG)esta zerado agora, no pino 6 (INVTPWM) tem 3v2.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Creio eu que deveria ter uma alternacia de tensão entre DAC_BRIG e INVTPWM.

Quando DAC_BRIG for 0V  INVTPWM e 3V brilho na tela no maximo.

Quando DAC_BRIG for 3V  INVTPWM e 0V sem brilho na tela.

Sobre as outras tensões creio que estão OK.

 

No pino 26 (DAC_BRIG)esta zerado agora, no pino 6 (INVTPWM) tem 3v2.

 

DAC_BRIG sai do pino 68 do Super I/O, alias, deveria pois não tem tensão saindo dele, 0V, será que esta ai o problema? Super I/O com problema? - Pergunta: não posso colocar essa voltagem direto no pino da tela?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Verifique se tem curto nesta linha.

Porque o jeito que se encontra este sinal tinha que ter luminancia na tela.

Após troca do cabo vc chegou a testar outra tela?

Porque, o que eu entendi desde o começo você deu um curto no cabo, foi isso?

Post Resultado.

 

Não deu curto, ele chegou pra mim com a malha protetora rasgada (mais os fios estavam OK) o que fiz foi cortar 2 vias do DisplayOff para ver se era essa tensão que estava travando o brilho, mais soldei novamente. Troquei a tela sim e esta da mesma forma  :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah, esqueci de falar sobre encontrar curto, no esquema informa que essa linha sai direto do super i/o e passa por um capacitor, o capacitor em questão eu não encontrar mais de qualquer forma eu medi todos ao redor do encaixe e outros até fora desse circuito e não achei curto, com certeza dos que medi devo ter medido esse que faz a linha do i/o, só não tenho a posição exata dele!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...