Jump to content
Sign in to follow this  
Rafael Schons

Novo instrumentos científicos anunciado pela NASA.

Rate this topic

Recommended Posts

 

 

 

A NASA anunciou os instrumentos científicos que irão a Marte a bordo da missão Mars 2020.

 

O robô, ainda sem nome, e que será basicamente uma cópia atualizada do Curiosity, que está explorando Marte desde 2012, levará uma carga menor e mais leve de instrumentos, mas com algumas capacidades que faltam ao seu antecessor.

 

Agora os objetivos são mais claros em termos de determinar a habitabilidade potencial do ambiente marciano e procurar diretamente sinais de vida ao longo da história de Marte - se o Curiosity é um robô-geólogo, seu irmão mais novo será um misto de robô climatologista, biólogo e geólogo.

 

Enquanto os equipamentos científicos do Curiosity pesam 75 quilogramas - e custaram US$180 milhões - o novo robô terá uma carga científica de apenas 40 quilogramas - a um custo de $130 milhões.

 

O objetivo é deixar espaço e capacidade de carga para amostras que o robô coletará pelos diversos lugares por onde passar em Marte. Segundo a NASA, essas amostras serão recuperadas e trazidas à Terra em uma missão futura, ainda não especificada, mas com a possibilidade de que elas sejam recolhidas pelos astronautas de uma pretensa missão tripulada.

 

A grande estrela dos experimentos será um gerador de oxigênio, que testará uma tecnologia que poderá ser usada no futuro por astronautas.

 

Segundo a NASA, os projetistas das futuras expedições humanas poderão usar esta missão para entender os perigos representados pela poeira marciana e demonstrar tecnologias necessárias para processar o dióxido de carbono da atmosfera para produzir oxigênio.

 

Além de poder ser usado para respiração humana, o oxigênio produzido em Marte poderá ser usado como oxidante para combustível de foguetes, diminuindo a carga a ser levada por missões tripuladas para utilização no retorno à Terra

 

Veja abaixo os instrumentos científicos que deverão ir a Marte em 2020.

 

 

Mastcam-Z

 

Basicamente o mesmo "pescoço" do Curiosity, com uma câmera atualizada com capacidade de visão panorâmica, estereoscópica (3D) e zoom.

 

SuperCam

 

Um instrumento capaz de capturar imagens, fazer análise da composição química e mineral das rochas e do solo, detectar a presença de compostos orgânicos em rochas e na poeira superficial - tudo à distância.

 

PIXL - Instrumento Planetário para Litoquímica por Raios X

 

Um espectrômetro de fluorescência de raios X que inclui um gerador de imagens com alta resolução para determinar a composição elementar dos materiais da superfície de Marte, o que permitirá a detecção e análise dos elementos químicos de forma mais detalhada do que a realizada pelos robôs anteriores.

 

SHERLOC - Varredura de Ambientes Habitáveis com Raman e Luminescência para Produtos Orgânicos e Químicos

 

Um espectrômetro que irá gerar imagens em alta resolução. O aparelho irá utilizar um laser ultravioleta para determinar a mineralogia e detectar compostos orgânicos.

 

MOXIE - Experimento Oxigênio em Marte

 

itens é coisa de ficção científica: Tido como a grande estrela dessa missão, o equipamento testará uma tecnologia inovadora para produzir oxigênio a partir do dióxido de carbono atmosférico de Marte.

 

MEDA - Analisador Dinâmico do Meio Ambiente de Marte

 

Um conjunto de sensores que farão uma análise sem precedentes do clima de Marte, incluindo medições de temperatura, velocidade e direção do vento, pressão atmosférica, umidade relativa do ar e tamanho e forma das partículas de poeira.

 

RIMFAX - Radar para Exploração Subterrânea de Marte

 

Um radar capaz de penetrar no solo, produzindo mapeamentos com resolução em escala de centímetros das estruturas geológicas de subsuperfície.

 

Exploração de Marte

 

A missão Marte 2020 é parte do Programa de Exploração de Marte da NASA, que começou com os robôs Spirit, Opportunity e Curiosity, além das sondas orbitais Odyssey e MRO (Mars Reconnaissance Orbiter), atualmente em órbita do planeta, e da sonda MAVEN, que deverá chegar ao planeta vermelho em setembro para estudar a alta atmosfera marciana.

 

Em 2016, a missão InSight, uma sonda fixa que pousará na superfície de Marte, vai fazer os primeiros estudos sobre o interior profundo do planeta.

 

A NASA também está participando das missões ExoMars da ESA (Agência Espacial Europeia), previstas para 2016 (sonda orbital) e 2018 (robô).

 

fonte: Tribo, e NASA.gov

29l0nqf.jpg.8e7436989ddd1c8eeb3c3fff538e6e90.jpg

50jhmt.jpg.1155b12387cf86accfba5b12ba136033.jpg

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Sign in to follow this  

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Create New...