Jump to content
Sign in to follow this  
H3710

Trocando a precisão do processador por economia de energia

Rate this topic

Recommended Posts

watermark_1400436234_dda0d6ae3aab3246da67b79b548a5b91.jpg

 

 

Processadores que erram

 

Não é de hoje que alguns cientistas da computação defendem que um pouco de erro não faz tão mal assim aos resultados dos programas de computador - ainda que outros defendam que computadores não devem jogar dados.

 

O problema é que está difícil garantir o funcionamento 100% preciso dos transistores devido à miniaturização. Aumentar sua tensão de funcionamento ajuda, mas isso significa mais consumo de energia, mais calor dissipado e ainda mais erros.

 

Enquanto isso, já se sabe, por exemplo, que um processador "inexato" é muito mais eficiente em termos energéticos, e um processador probabilístico usa 30 vezes menos energia do que um processador comum.

 

Um impulso para o uso proveitoso de processadores sujeitos aos erros, erros oriundos do adensamento de componentes ou não, veio agora pelas mãos de uma equipe do MIT, nos Estados Unidos.

 

 

Programas que aceitam erros

 

Sasa Misailovic e seus colegas criaram o Chisel, um sistema que permiteque os programadores identifiquem seções do seu código que podem tolerar um pouco de erro.

 

Por exemplo, pequenos erros na renderização de um vídeo ou na apresentação de uma imagem jamais serão notados pelos usuários.

 

Para ajudar, o programa Chisel simula a execução de cada bloco tantas vezes quantas o programador achar necessário - por exemplo, para ver se uma imagem continua parecendo razoável com 1%, 2% ou 5% de erro. Quando está satisfeito com a dose de imprecisão, o programador configura o bloco de instruções para aquele nível aceitável de erro.

 

Quando o sistema chega a uma porção do código que pode suportar erros, ele então direciona essas instruções para componentes do hardware menos confiáveis.

 

A equipe testou seu programa em softwares de processamento de imagens e de análise financeira, e constatou economias de energia entre , mantendo o nível de precisão exigido pelo programador.

 

Fonte:Site Inovação Tecnológica

Share this post


Link to post
Share on other sites

Faltou informar a porcentagem de economia obtida.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Sign in to follow this  

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Create New...