Jump to content
Sign in to follow this  
m90mine

Qual o melhor programa para analisar discos rígidos?

Rate this topic

Recommended Posts

Boas camaradas,

 

Estou colocando esta questão a todos os colegas para saber qual o programa que vocês usam?

 

Eu cá uso o HDTUNE mas será ele de confiança?

 

Dará resultados acertados?

 

Depois da análise do disco ate quantos bad blocks vocês recomendam a troca do disco?

Share this post


Link to post
Share on other sites

Olá amigo, sobre quantidade de "bad blocks" eu não tenho a certeza para te dizer.

 

Porém, o que eu sempre utilizo e recomendo aos demais, é utilizar o HD Tune.

Eu o considero muito bom para identificar erros no disco.

 

Talvez haja outro melhor. Porém, poderá possivelmente não ser gratuito.

 

André.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Aqui eu uso o HDD Regenerator a mais 5 anos, pra mim é o melhor! Já me salvou uma pá de vezes.

Assim eu nunca usei uma regra para substituiçao de HD dependendo de bad-bloks, se o HDD Regenerator reparar todos encontrados aí eu uso o HD.

 

Espero ter ajudado.

Share this post


Link to post
Share on other sites

    Sempre utilizo esses dois programas se no HD TUNE não encontrar nenhum problema passo direto para o segundo

 

    Para testar setores danificados HD TUNE PRO como já foi sitado a cima.

 

    Para "LLF" eu utilizo esse programa é muito bom recuperei vários HDs e a parte boa que ele serve para todas as marcas de HDs Hard Disk Low Level Format Tool  Esse programa me ajudou muito mais que o HDD Regenerator vale a pena testar, Mas o Hard Disk Low Level Format Tool é bem demorado para formatar, aconselho deixar de noite fazendo esse serviço. Sempre cuidando a taxa de velocidade que o HD trabalha isso é uma das características de HD danificado.   

 

j+

Share this post


Link to post
Share on other sites

Eu uso o Hard Disk Low Level Format Tool se ele não der nehum erro na hora de formatar o disco eu continuo usando o disco (o único problema é qe o Hard Disk Low Level Format Tool é um pouco demorado )

Share this post


Link to post
Share on other sites

olá

You are not allowed to view links. Sign in or sign up.
, eu uso o hdtune também, e tem sido muito util.

A questão de quantidade de bad block para descartar ou não o hd, as vezes por mais que corrija os setores, eles podem aparecer mais, ai já é indicio de troca, assim como corrigir e não aparecer mais. Independente de quantidade, caso apareça eu já aviso o cliente para que o mesmo fique ciente, e printo a tela também, e se for bem no começo já descarto a possibilidade de aproveitamento.

Eu costumo usar o crystalinfo para ter um parâmetro a mais, pois ele mostra o tempo de uso do hd, como horas e numero de vezes ligada.

Uso também o sppeccy ele te da um bom resultado da máquina em geral como temperatura do hd, placa mãe, modelos das placas, nome da rede,ip,etc.....

Usava também o hda do hirens, mas parece que não funciona em alguns hd recentes, com ele costumava reparar os bad's e testar o smart.

Procure deixar o smart test ativo no cmos setup, para que ele avise caso detecte problemas iminentes no hd.

 

abraços..

Share this post


Link to post
Share on other sites

Aqui fica a grande questão escondida camaradas, é a de quando devemos fazer a troca do HDD... todos tem uma opinião diferente.... eu penso que deve ficar ao critério do cliente a troca, quando faço o teste e encontro muitos BADBLOCKS ai fazemos logo a troca mas e quando tem poucos? tipo uns 10?

 

Os camaradas trocam logo? direto?

Share this post


Link to post
Share on other sites

Pessoal, por experiência, vou citar os programas que utilizo para verificar HD's.

 

Primeiramente, para uma análise mais simples, eu indico utilizar o HD TUNE PRO, pois ele possui uma interface mais amigável e simples, sendo possível utilizar o verificador de "bad blocks", velocidades de escrita/leitura, verificação de erros e o convencional destes programas que para testes em HD.

 

Utilizo também o HARD DISK SENTINEL, ótimo para quem sabe e quer analisar melhor, como status de S.M.A.R.T., informações detalhadas e etc, como podem ver nas imagens no final do tópico.

 

E por final, se o HD TUNE PRO ou o Hard Disk Sentinel verificar bad blocks, que podem ser recuperados (geralmente quando são bad blocks isolados) ai eu utilizo o bom e velho HDD REGENERATOR.

 

Qualquer dúvida, estamos ai!!

 

[mg]1445[/mg]

 

[mg]1446[/mg]

 

[mg]1447[/mg]

 

[mg]1448[/mg]

 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Amigo, tem badblock que ficam no " fim do HD e pelo meio " que as vezes não influenciam tanto mas deixam lento o acesso aos dados e etc, mas qdo é no início as vezes nem deixa instalar sistema.

Com base nestes dados e nos testes que vc realizar, se vc encontrar Delay ou badblock, mesmo que um só bad ou delay, informe o cliente da situação do HD e ofereça outro. Também informe que estes defeitos, delay e badblock, podem impedir de vez a leitura, recuperação dos dados e até mesmo backup dos dados.

Resumindo, encontrou delay bad block, coloca no orçamento hd novo e informes riscos de perder os dados se não efetuar a troca do mesmo e efetuar backup dos dados, pois se ele não aprovar o orçamento do HD você estará respaldado e fizeste sua parte informando o problema e riscos. Informe se ainda está acessível o disco e se pode efetuar backup dos dados. Sempre coloque estas informações na OS ou em documentos e de pro cliente assinar, isso servirá pra vc caso ele queira abrir um processo contra vc numa situação caso cliente não aprove o orçamento e dê uma de João sem braço dizendo de que não foi informado de nada.

Dica de ouro pra vc, se der pra vc efetuar logo um backup, seria bom. Pois se agravar a situação ou der pau no HD, ao menos vc salvou e ainda pode ganhar um din din neste backup salvo.

 

Se foram boas as dicas, JOINHA. abraços

Share this post


Link to post
Share on other sites

Eu uso o HD Tune Pro para windows e o HDD REGENERATOR.

 

Mas se tiver um bad block, eu condeno.... Informo ao cliente e coto outro HD.

 

Imagina, vc "limpa" o bad block, reinstala o sistema. Por quanto tempo isso vai funcionar? Ai vem o cliente, puto da vida, com o seu note/cpu que não funciona e vc tem que dar garantia. Com essa brincadeira, eu posso ter que "morrer" com um HD. :(

 

 

Recentemente, peguei um note, já tinha sido "formatado" umas três vezes em outras assistências, mas sempre depois de uns meses dava tela azul e não botava mais, até que trouxeram aqui.

 

Passei o HD Tune e não detectou nenhum BB. Passei o HDD reg. e encontrou 1 BB.

 

Por isso que dava pau no sistema. Relatei o problema para o cliente, cotei outro HD e agora está tudo certo.

 

Já faz mais de 4 meses, e está j+

 

O ideal, é mesmo que seja apenas para trocar um power jack, passar um "scan" no HD para ver como está a saúde dele, é muito bom, evita dores de cabeça. :)

 

Valeu,

Fábio

 

Share this post


Link to post
Share on other sites

bom dia

trabalho com hardware tem muito tempo, gosto de usar o bom e velho fdisk do msdos, se ele demorar para criar as partições, voltar para zero a porcentagem condeno o hd, passando pelo fdisk formato ele pelo comando format e verifico se ele não aparece a mensagem "tentando recuperar arquivos de alocação", aparecendo também substituo o disco, claro sempre avisando o cliente do ocorrido!!!

uso programas também como pccheck, hd regeneration e outros!!! o melhor programa/metodo é aquele que funciona independente o que eu uso ou outro use, funcionou é o melhor no momento!!!

espero ter ajudado!!!

grato

Share this post


Link to post
Share on other sites

O HDD Regenerator é uns dos melhores que existe no mercado, dependo do tamanho do HD vc tem que ter paciência, mas é excelente

Share this post


Link to post
Share on other sites

Boas camaradas,

 

Estou colocando esta questão a todos os colegas para saber qual o programa que vocês usam?

 

Eu cá uso o HDTUNE mas será ele de confiança?

 

Dará resultados acertados?

 

Depois da análise do disco ate quantos bad blocks vocês recomendam a troca do disco?

 

Amigo, boa noite! Eu recomendo o HD TUNER. Ele escaneia bem direitinho e o que ele detectar pode considerar certeiro! Existem Computadores que o H.T não irá detectar os atributos de SMART, então, você deve alterar a configuração da BIOS de AHCI para IDE. Quanto aos BadBlock's, eu te faço a seguinte analogia:

Em sua casa existe uma parede que está rachada, se você passar cimento por cima vai resolver o problema, mas, a rachadura continuará, podendo aumentar. Se você quebrar a parede-da rachadura pra cima-resolve, mas, a parte de baixo já é mais velha e logo irá rachar também. O ideal é quebrar toda a parede e fazer uma nova. Não é? Isso acontece com HD. NÃO EXISTE PROGRAMA QUE REPARA HD. Existe o que exclui o Badblock Lógico. Já o Físico, não se exclui. Os que prometem exclusão de todos os Badblock's, passam um "cimento" por cima, e o HD é  usado "normalmente" até dar outro problema e você acaba gastando o dinheiro do serviço do reparo e de um novo HD. HD com Badblock lógico excluído, funciona, mas, já fica o aviso que ele pode começar a dar problema futuramente de novo. De 06 meses a 01 ano depois do reparo, dependendo do uso do HD. Então, é isso! Seja cauteloso e caso você trabalhe na área, explique bem ao cliente como funciona o famoso reparo em HD, para seu serviço ficar limpo e você não ficar com a má fama de "Ele disse que resolvia e ficou do mesmo jeito". Espero ter ajudado. Caso sim, dê um Joinha. :)

Share this post


Link to post
Share on other sites

Eu uso o HD Tune e o software de diagnóstico do próprio fabricante do HD.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Sign in to follow this  

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Create New...