Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Placa mae 71r-a14ie4-t820 com problemas

Avalie este tópico:


Jmesquita

Posts em destaque

Bom dia!

 

tenho esta placa mãe de um positivo Sim+.

 

Segue, no inicio o problema é que um transsistor mosfet estava esquentando muito e causando curto na placa. depois que troquei este mosfet, continuou sem ligar. porém o aquecimento parou. Fazendo algumas medições, encontrei a fonte de 5 volts e próximo dela tem uma outra fonte que acredito que seja a de 3 , porém não tem como eu testar, pois tem alguns capacitores bem próximo. Quando medir os pinos que carrega a bateria, o primeiro pino esta medindo 19.3 volts achei muito estranho. isso sem a bateria conectada. pois não tenho a bateria desta placa. é normal ter estes 19 volts neste pino?

Antes de encontrar esta tensão, eu  já tinha regravado a bios e nada.

Alguém já pegou caso semelhante? e resolveu ?

 

 

Grato pela Ajuda.. Deus os Abençoe...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esses 19v que estão chegando no conector da bateria não está correto, e deveria ter apenas 12V + ou -. O motivo para que essa tensão esteja chegando no conector pode ser o q39, que parece-me ser o mosfet comutador. No source ele deve ter 19v e nos drenos 12v com a bateria conectada. Ele faria o chaveamento deixando passar a tensão de 19v para ligar a placa e nos drenos a tensão que iria recarregar a bateria. Teste ou troque ele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia!

 

fiz a troca do Q39 e mesmo assim continua passando os 19 volts. O estranho é que quando retirei o este Q39, medir os contatos onde é colocado o componente na placa e estavam passando 19v em ambos os lados.

 

Depois disto comecei a fazer novas medições na placa, percebi que os capacitores em volta do processador estão dando zero em ambos os lados. alguns capacitores próximos do dc jack também ficam zerado ao medir. É normal isso?

 

Alguém tem ideia do que pode ser?

 

Vi um vídeo no youtube onde um técnico tinha uma placa idêntica a este que não ligava e dava 19 volte neste pino, porém no caso da placa dele, acendia o led 5 em vermelho. No caso desta que estou, quando conecto a fonte, o led 5 fica azul. Será problema de i/o ?

 

Obrigado.

 

Que Deus os abençoe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tenta trocar o ci da bateria fica proximo ao conector da bateria..nao estou com o esquema por isso nao sei te passar o numero deste ci..se nao estiver enganado essa placa pode ter ao lado deste ci 3 resistores ( fusivel ) de x10 verifique se estao queimados...tambem seria bom olhar o ci dos 5 volts pwm  ve se nele esta saindo os 3 e 5 volts..tambem vc acha essa tensao nas bobinas que ficam proximas

 

espero ter ajudado ou ter dado uma luz

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...