Jump to content
Sign in to follow this  
Bruno Faria

Melhorando a ventilação de um notebook, diminuindo a temperatura

Rate this topic

Recommended Posts

Mais uma melhoria que fiz nos meus equipamentos aqui. A estética não está 100% pois reciclei bolinhas que meu filho "destruiu". Ao invés de irem pro lixo, estão sendo utilizadas para algo útil. Para ficar com melhor aspecto, utilize bolinhas novas.

Trata-se de um aumento altura traseira do notebook, suspendendo a base para proporcionar a melhoria da ventilação.

Materiais utilizados

1 - Uma bolinha de borracha por equipamento (famosa bolinha pula-pula), encontrada nos totens em shoppings, farmácias, etc

2 - Estilete ou faca de fio

3 - Fita dupla face de alta aderência

4 - Boa vontade para fazer

image.php?di=P6K1

Foto 1 - Bolinhas utilizadas

image.php?di=8853

Foto 2 - Fita dupla face de alta aderência utilizada

Passo 1: Com uma bolinha em mãos, corte-a pela metade

Passo 2: Corte a fita dupla face de alta aderência e preencha em toda a área do corte (maior diâmetro da bolinha)

Passo 3: Retire a proteção da fita dupla face e cole em cantos opostos do notebook

Passo 4: Coloque o note em uma superfície rígida e teste o nível, se ficar bamba, mude uma das bolinhas de posição.

Pronto. Agora você tem um notebook com ventilação melhorada.

As borrachinhas originais dos equipamentos não precisam ser retiradas. A qualquer hora você pode remover as metades da bolinha e usar sem elas. Eu fiz isso aqui primeiro no meu Dell 4470 pois quando a placa de vídeo dedicada é acionada a ventoinha fica na velocidade máxima. Para evitar ainda mais superaquecimento, decidi melhorar a "arquitetura" do bichinho.

Existem modelos de note que sabemos que darão problemas por temperatura. E sabemos que nossos clientes são teimosos. Já dei esta sugestão para alguns deles que gostaram e fizeram.

Abaixo seguem algumas fotos das montagens que tenho aqui em meus equipamentos.

image.php?di=AZRH

Foto 3 - Netbook Acer

image.php?di=9JJV

Foto 4 - Detalhe por trás

image.php?di=WYC8

Foto 5 - Detalhe de perfil

image.php?di=U1F2

Foto 6 - Compaq CQ40 que uso como home cinema

Considerações:

1 - Não adianta dar esta sugestão para aqueles clientes que sabemos que vão continuar usando o note na cama, sofá ou colo;

2 - O custo é de R$1,00 da bolinha e mais uns pedacinhos de fita dupla face, ou seja, irrisório;

3 - Não custa nada dar uma incrementada e melhorada em nossos equipamentos e nos de clientes que sabemos que vão utilizar;

4 - Se você gostou e/ou achou útil, presentei-me com um joinha, para incentivar-me a continuar postando dicas e tutoriais.

Caso algum colega tenha outras inovações para melhorar a ventilação e diminuir a temperatura, por favor, sinta-se à vontade e poste aqui a sua solução.

otima ideia bruno,  pois da para deixa fixo, eu havia feito para teste apenas engendo a parte traseira na bancada mesmo, e a diferença era grande... principalmente os hps dv5 que a saida ar em quase embaixo... parabens e obrigado por compartilhar...