Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Ferramentas x Iniciante Burro

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Amigos, bom dia! estou começando nessa vida de reball KKKK embora muitos macetes que vcs passam aqui, sou fortemente GRATO!

 

Ainda estou com um problema, tanto ja li e anotei mas... Não sei ainda quais as ferramentas e procedimento para iniciar... ja tentei outro dia limpar um pad com o manta, mas ai fundiu uma esfera na outra.. virou uma caca... gostaria se fosse possível que me passasem aqui os equipamentos basicos x os procedimentos para um maior sucesso.

 

Lembrando que atualmente possuo:

 

1 estação BGA HK-380B

1 estação HAKKO FX 888 ( com ponta normal )

1 estação smd HIKARI

1 KIT ESTENCIL BGA 500 ESTENCIL de calor com esferas

1 pote de fluxo KINGBO

pinças diversas

malha desoldadora goot

fluxo pastoso, liquido dentre outros.

 

Porém não sei como começar e tentar terminar um reflow... e pra ajudar estou com um MCP67 na bancada, cujo nao mexi ainda pq o medo é maior... =(

 

Agradeço à todos! desde já!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigo,

 

Por enquanto sugiro que não mexa no MCP67 é um dos mais críticos para retrabalho, ok.

 

procure antes de mais nada se adaptar a um bom fluxo e uma boa malha dessoldadora, treine muito em sucatas de todo o tipo (a malha da goot wick é uma das melhores e o fluxo, sugiro que teste o FluxPlus da EFD) já uso a muito tempo e garanto que é muito bom e sua coloração não deixa marcas de queimado na placa.

 

Espero ter ajudado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigo,

 

Por enquanto sugiro que não mexa no MCP67 é um dos mais críticos para retrabalho, ok.

 

procure antes de mais nada se adaptar a um bom fluxo e uma boa malha dessoldadora, treine muito em sucatas de todo o tipo (a malha da goot wick é uma das melhores e o fluxo, sugiro que teste o FluxPlus da EFD) já uso a muito tempo e garanto que é muito bom e sua coloração não deixa marcas de queimado na placa.

 

Espero ter ajudado

 

Amigo, e me diga uma coisa, quando tentei limpar o PAD de um BGA... a malha nao puxava a solda.. foi um horror... vc tem algum procedimento desde o inicio até o fim da coisa pra me dar como dica ? preciso daquela ponta maior no ferro de solda pra ajudar a limpar  ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigo,

 

Por enquanto sugiro que não mexa no MCP67 é um dos mais críticos para retrabalho, ok.

 

procure antes de mais nada se adaptar a um bom fluxo e uma boa malha dessoldadora, treine muito em sucatas de todo o tipo (a malha da goot wick é uma das melhores e o fluxo, sugiro que teste o FluxPlus da EFD) já uso a muito tempo e garanto que é muito bom e sua coloração não deixa marcas de queimado na placa.

 

Espero ter ajudado

 

Amigo, e me diga uma coisa, quando tentei limpar o PAD de um BGA... a malha nao puxava a solda.. foi um horror... vc tem algum procedimento desde o inicio até o fim da coisa pra me dar como dica ? preciso daquela ponta maior no ferro de solda pra ajudar a limpar  ?

 

Claro, vamos lá

Primeiramente precisa ter a ponta tipo faca, facilita muito, depois coloca um pouco de fluxo pastoso e com auxilio de estanho vá retirando o mais grosso da solda, fazendo movimentos bem leve, até formar a bolinha de solda na faca... em seguida use a malha e vai passando levemente até limpar toda a solda, lembre-se, é muito importante que tenha um pouco de fluxo sobre o local.

Veja no youtube videos sobre bga, não da para aproveitar muito mas tem alguns que mostram direitinho o procedimento.

 

Se tiver um bom resultado com esta dica, poste para que os outros também possam se beneficiar.

 

 

Abraço

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo as ferramentas que possui são boas, o fluxo kingbo também, do  mais que recomendo, assim como o coleta acima  comprar uma ponta tipo faca para sua estação de solda, vai ajudar muito. 

 

pfaca.jpg

 

Do mais é treinar bastante em sucatas, e se familiarizar com as temperaturas de trabalho de sua máquina,  ah um termometro externo para confrontar com as temps de sua máquina também seria útil .

Aqui no fórum também tem alguns videos postados com diversas técnicas de retrabalho em BGA. Mas o segredo está em é praticar, praticar, praticar...Depois a coisa começa fluir melhor.

 

Pesquise no fórum vai achar farto material sobre suas dúvidas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigo,

 

Por enquanto sugiro que não mexa no MCP67 é um dos mais críticos para retrabalho, ok.

 

procure antes de mais nada se adaptar a um bom fluxo e uma boa malha dessoldadora, treine muito em sucatas de todo o tipo (a malha da goot wick é uma das melhores e o fluxo, sugiro que teste o FluxPlus da EFD) já uso a muito tempo e garanto que é muito bom e sua coloração não deixa marcas de queimado na placa.

 

Espero ter ajudado

 

Amigo, e me diga uma coisa, quando tentei limpar o PAD de um BGA... a malha nao puxava a solda.. foi um horror... vc tem algum procedimento desde o inicio até o fim da coisa pra me dar como dica ? preciso daquela ponta maior no ferro de solda pra ajudar a limpar  ?

 

Claro, vamos lá

Primeiramente precisa ter a ponta tipo faca, facilita muito, depois coloca um pouco de fluxo pastoso e com auxilio de estanho vá retirando o mais grosso da solda, fazendo movimentos bem leve, até formar a bolinha de solda na faca... em seguida use a malha e vai passando levemente até limpar toda a solda, lembre-se, é muito importante que tenha um pouco de fluxo sobre o local.

Veja no youtube videos sobre bga, não da para aproveitar muito mas tem alguns que mostram direitinho o procedimento.

 

Se tiver um bom resultado com esta dica, poste para que os outros também possam se beneficiar.

 

 

Abraço

 

Acabei de comprar na MRE a ponta do meu ferro, vou testar assim que chegar e posto os resultados! e muito obrigado mesmo pela sua ajuda amigo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo as ferramentas que possui são boas, o fluxo kingbo também, do  mais que recomendo, assim como o coleta acima  comprar uma ponta tipo faca para sua estação de solda, vai ajudar muito. 

 

pfaca.jpg

 

Do mais é treinar bastante em sucatas, e se familiarizar com as temperaturas de trabalho de sua máquina,  ah um termometro externo para confrontar com as temps de sua máquina também seria útil .

Aqui no fórum também tem alguns videos postados com diversas técnicas de retrabalho em BGA. Mas o segredo está em é praticar, praticar, praticar...Depois a coisa começa fluir melhor.

 

Pesquise no fórum vai achar farto material sobre suas dúvidas.

 

Amigo Paulo, muito obrigado pela dica! estou juntando um .txt aqui com todas as dicas para treinar! aproveitando a ajuda do amigo gasparetto, eu li uma vez aqui que o pessoal usa um certo fluxo para desoldar o bga, e outra para soldar, mas não consigo encontrar o topico!!! vc teria como me dar uma dica ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o kingbo serve pra fazer tudo (retirada, limpeza e fixação), é igual ao 559.  Mas se quizer pode comprar  o amtech 223 para  fazer a remoção e limpeza ele é mais resinoso e demora um pouco mais para evaporar. E pra soldar esferas e soldar o chip  na placa pode continuar esse que vc já tem.

Aqui tem tudo sobre os fluxos:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o kingbo serve pra fazer tudo (retirada, limpeza e fixação), é igual ao 559.  Mas se quizer pode comprar  o amtech 223 para  fazer a remoção e limpeza ele é mais resinoso e demora um pouco mais para evaporar. E pra soldar esferas e soldar o chip  na placa pode continuar esse que vc já tem.

Aqui tem tudo sobre os fluxos:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Paulo, blz brigadao heim cara! vou postando os resultados aqui!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigo, também sou novato nessa matéria, mais graças aos feras que tem aqui no fórum meti as caras e tô conseguindo bons resultados, só te digo uma coisa não desanime no começo é casca mas com muita prática em sucata e muiiiiiiiiiiiita pesquisa vc consegue, passei 30 dias testando, torrando ci até consegui o potno de equilíbrio, como vários aqui no fórum falam e é a pura verdade, vc tem que ficar atento a tudo pois fatores externos influenciam muito no resultado, se tá frio, chuvendo, calor, qualquer coisa pode influenciar no resultado. Procure conhecer bem suas ferramentas e vc só consegue praticando muito. Outra coisa notei que vc não mencionou se tem uma desumidificadora, caso vc não tenha, faça uma (a minha é uma caixa de impressora forrada com papel aluminio e uma lâmpada de 60 watts)ela faz muita difrença, depois que comecei a usar não perdi uma placa nem de note ou desktop. Portanto a palavra de ordem é treino muito treino e boa sorte, compartilhe sempre suas duvidas e experiências. valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigo, também sou novato nessa matéria, mais graças aos feras que tem aqui no fórum meti as caras e tô conseguindo bons resultados, só te digo uma coisa não desanime no começo é casca mas com muita prática em sucata e muiiiiiiiiiiiita pesquisa vc consegue, passei 30 dias testando, torrando ci até consegui o potno de equilíbrio, como vários aqui no fórum falam e é a pura verdade, vc tem que ficar atento a tudo pois fatores externos influenciam muito no resultado, se tá frio, chuvendo, calor, qualquer coisa pode influenciar no resultado. Procure conhecer bem suas ferramentas e vc só consegue praticando muito. Outra coisa notei que vc não mencionou se tem uma desumidificadora, caso vc não tenha, faça uma (a minha é uma caixa de impressora forrada com papel aluminio e uma lâmpada de 60 watts)ela faz muita difrença, depois que comecei a usar não perdi uma placa nem de note ou desktop. Portanto a palavra de ordem é treino muito treino e boa sorte, compartilhe sempre suas duvidas e experiências. valeu

 

Obrigado pelas palavras meu amigo! isto ajuda muito, foi igual disse hoje, se não tivermos ajudar não temos incentivo.. ainda bem que temos o pessoal aqui, e como citado antes sou muito grato mesmo!

 

Falando agora de fatores externo, eu comprei um Termo Higrometo pra controlar minha bancada de microeletrônica! agora em relação ao desumidificador será necessário mesmo usando minha estação ? possuo uma Hikari HK-380B

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo as ferramentas que possui são boas, o fluxo kingbo também, do  mais que recomendo, assim como o coleta acima  comprar uma ponta tipo faca para sua estação de solda, vai ajudar muito. 

 

pfaca.jpg

 

Do mais é treinar bastante em sucatas, e se familiarizar com as temperaturas de trabalho de sua máquina,  ah um termometro externo para confrontar com as temps de sua máquina também seria útil .

Aqui no fórum também tem alguns videos postados com diversas técnicas de retrabalho em BGA. Mas o segredo está em é praticar, praticar, praticar...Depois a coisa começa fluir melhor.

 

Pesquise no fórum vai achar farto material sobre suas dúvidas.

 

essa dica do amigo é excelente, chamamos essa ponta aqui de Surf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigo,

 

Por enquanto sugiro que não mexa no MCP67 é um dos mais críticos para retrabalho, ok.

 

procure antes de mais nada se adaptar a um bom fluxo e uma boa malha dessoldadora, treine muito em sucatas de todo o tipo (a malha da goot wick é uma das melhores e o fluxo, sugiro que teste o FluxPlus da EFD) já uso a muito tempo e garanto que é muito bom e sua coloração não deixa marcas de queimado na placa.

 

Espero ter ajudado

 

Amigo gasparetto, voce acha interessante a compra de um pré aquecedor para fundir as esferas no bga ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo as ferramentas que possui são boas, o fluxo kingbo também, do  mais que recomendo, assim como o coleta acima  comprar uma ponta tipo faca para sua estação de solda, vai ajudar muito. 

 

pfaca.jpg

 

Do mais é treinar bastante em sucatas, e se familiarizar com as temperaturas de trabalho de sua máquina,  ah um termometro externo para confrontar com as temps de sua máquina também seria útil .

Aqui no fórum também tem alguns videos postados com diversas técnicas de retrabalho em BGA. Mas o segredo está em é praticar, praticar, praticar...Depois a coisa começa fluir melhor.

 

Pesquise no fórum vai achar farto material sobre suas dúvidas.

 

essa dica do amigo é excelente, chamamos essa ponta aqui de Surf

 

Amigo margrave, a que estou comprando é esta daqui, é a mesma né ? ->

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo as ferramentas que possui são boas, o fluxo kingbo também, do  mais que recomendo, assim como o coleta acima  comprar uma ponta tipo faca para sua estação de solda, vai ajudar muito. 

 

pfaca.jpg

 

Do mais é treinar bastante em sucatas, e se familiarizar com as temperaturas de trabalho de sua máquina,  ah um termometro externo para confrontar com as temps de sua máquina também seria útil .

Aqui no fórum também tem alguns videos postados com diversas técnicas de retrabalho em BGA. Mas o segredo está em é praticar, praticar, praticar...Depois a coisa começa fluir melhor.

 

Pesquise no fórum vai achar farto material sobre suas dúvidas.

 

essa dica do amigo é excelente, chamamos essa ponta aqui de Surf

 

Amigo margrave, a que estou comprando é esta daqui, é a mesma né ? ->

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

usei uma dessa durante 2 anos e ficou de presente pro meu ex patrão pão duro(só queria lucrar) - melhorei a qualidade no trabalho, produtividade subiu, e a velocidade na execução... sem contar que muitos estresses desapareceram

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo as ferramentas que possui são boas, o fluxo kingbo também, do  mais que recomendo, assim como o coleta acima  comprar uma ponta tipo faca para sua estação de solda, vai ajudar muito. 

 

pfaca.jpg

 

Do mais é treinar bastante em sucatas, e se familiarizar com as temperaturas de trabalho de sua máquina,  ah um termometro externo para confrontar com as temps de sua máquina também seria útil .

Aqui no fórum também tem alguns videos postados com diversas técnicas de retrabalho em BGA. Mas o segredo está em é praticar, praticar, praticar...Depois a coisa começa fluir melhor.

 

Pesquise no fórum vai achar farto material sobre suas dúvidas.

 

essa dica do amigo é excelente, chamamos essa ponta aqui de Surf

 

Amigo margrave, a que estou comprando é esta daqui, é a mesma né ? ->

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

usei uma dessa durante 2 anos e ficou de presente pro meu ex patrão pão duro(só queria lucrar) - melhorei a qualidade no trabalho, produtividade subiu, e a velocidade na execução... sem contar que muitos estresses desapareceram

 

Só por deus heim!!! as ferramentas estão chegando este semana, assim que começar meus treinos vou postando os resutados! obrigado meu amigo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigos. Achei este post mais a minha cara.. rsrs.. Sou novo no fórum, andei pesquisando e me identifiquei mais com os post daqui, então virei membro. Vamos lá: Depois de muitas pesquisas comprei A Shuttle Star Sp360C. Me falaram que fiz uma ótima escolha. Trabalho com Games e estou começando a mexer com BGA agora. Já atualizei o software E tenho a opção de curva automática habilitada, só que já queimei um monte de sucata e nada do chip sair... rss.. Por favor me ajudemmmmm. Já nasceram alguns cabelos brancos em mim... rss Essa máquina me custou 2 semanas de brigas com minha esposa.. rsrs. Obs.: Não sei mexer muito bem em fóruns ainda mas gostaria de dar os parabéns pra quem criou esse aqui. Tem muita coisa boa e de fácil entendimento.. Abraços amigos.

P300113_1512.jpg.741a028813dcba4edd3498ebf4ef441e.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigos. Achei este post mais a minha cara.. rsrs.. Sou novo no fórum, andei pesquisando e me identifiquei mais com os post daqui, então virei membro. Vamos lá: Depois de muitas pesquisas comprei A Shuttle Star Sp360C. Me falaram que fiz uma ótima escolha. Trabalho com Games e estou começando a mexer com BGA agora. Já atualizei o software E tenho a opção de curva automática habilitada, só que já queimei um monte de sucata e nada do chip sair... rss.. Por favor me ajudemmmmm. Já nasceram alguns cabelos brancos em mim... rss Essa máquina me custou 2 semanas de brigas com minha esposa.. rsrs. Obs.: Não sei mexer muito bem em fóruns ainda mas gostaria de dar os parabéns pra quem criou esse aqui. Tem muita coisa boa e de fácil entendimento.. Abraços amigos.

 

Amigo, antes de mais nada seje bem vindo! em relação à curva de temperatura te aconselho a dar uma olhadinha neste post:

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Abraços e boa sorte, vá postando suas duvidas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Jair Michelutti. Obrigado por responder tão rápido.. Eu não consegui entender muito bem as curvas do tópico que vc me passou. Será que não tem um tópico ou algum usuário que tenha algumas experiência com essa máquina? Eu vou testando aqui as curvas que estou fazendo se conseguir algum resultado eu posto aqui.. Obrigado pela dica.. Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Jair Michelutti. Obrigado por responder tão rápido.. Eu não consegui entender muito bem as curvas do tópico que vc me passou. Será que não tem um tópico ou algum usuário que tenha algumas experiência com essa máquina? Eu vou testando aqui as curvas que estou fazendo se conseguir algum resultado eu posto aqui.. Obrigado pela dica.. Abraços

 

Opa, estamos aqui para ajudar! o pouco que sei vou compartilhando, acho que neste caso, é melhor pedir ajuda ao nosso amigo Paulo, ou pro Ninja! eles tem os dons, pois nesta parte também sou cru.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Senhores, meus equipamentos para os teste chegaram, porém ainda estou com 2 duvidas.

 

Na minha HK-380B posso usar o perfil do VAP ? para a grande maioria das placas ?

 

Falam muito tambem da desumidificação, é necessário eu efetuar mesmo com a estação que tenho ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

A desumidificação é necessária. mesmo com esta maquina.

 

Esta maquina não tem o soprador inferior e diminui  significamente a precisão da curva da temperatura.

 

A questão da umidade do ar na sua região pode também influir muito nos resultados. Tenho um amigo que usa uma maquina igual a sua na Santa Efigênia-SP, que usa um desumificador .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A desumidificação é necessária. mesmo com esta maquina.

 

Esta maquina não tem o soprador inferior e diminui  significamente a precisão da curva da temperatura.

 

A questão da umidade do ar na sua região pode também influir muito nos resultados. Tenho um amigo que usa uma maquina igual a sua na Santa Efigênia-SP, que usa um desunificador .

 

Entendi, então posso colocar como REGRA, sempre desumidificar a placa antes de começar o processo de reball ? umidada aqui no interiorzão de SP em dias de chuva 66% em dias normais com muito calor 27%

 

Agora vem a pergunta, existe estufa para compra ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Neste tópico tem muita informação sobre este assunto. ->

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...