Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dica Fim do mito sobre placas de diagnostico para notebook

Avalie este tópico:


infosquad

Posts em destaque

IMPORTANTE

 

Este artigo é obra de 2informaticos um colega espanhol que gentilmente montou este material e publicou para a comunidade técnica no forum reballing.es como pode ser visto em:

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Eu apenas realizei uma traducao rápida para que os colegas de lingua portuguesa possam aproveitar este ótimo trabalho.

 

 

 

 

 

Estimados companheiros, hoje vamos falar um pouco sobre as placas de diagnostico que sao utilizadas  para nos mostras em qual ponto da sequencia de start a placa se encontra.

Para comecar, deixemos os correspondentes créditos para as paginas que serviram como fonte de consulta.

 

... 025434.htm

... re/1056465

 

Pelo que tenho visto, este assunto se encontra algo submergido na escuridao.

Na internet tem muita informacao sobre o assunto, mas que nao se concentra em explicar o funcionamento e utilizacao das mesmas. Por isso escrevi esta coletanea, tentando "desmitificar" um pouco o assunto. Aqueles que leiam poderao dizer se obtive exitos ou nao.....

 

Toda vez que ligamos um computador, a ROM BIOS executa um teste de diagnostico para os componentes de hardware do sistema, é o denominado Power On Self Test (POST). Ao inicializar, a placa segue uma sequencia de etapas (escrita na BIOS), verificando e inicializando cada componente do hardware.

Antes de comecar cada etapa, a BIOS envia 2 digitos que identificam a etapa, para uma porta I/O, habitualmente é a porta 80H, mas algumas maquinas da Compaq utilizavam o 84H. Este codigo se conhece como POST Code (código POST).

Se a BIOS detecta um problema, ela para nessa etapa e o ultimo codigo apresentado nos indica em qual ponto foi detida a execucao do POST.

Interpretando corretamente o respectivo codigo, podemos investigar qual é o componente que apresenta uma falha.

 

Para ler esta informacao da porta IO 80H, precisamos de uma placa destinada a esta funcao.

Esta porta pode ser acessada pelo BUS ISA, PCI, mini PCI, LPC.....

Cuando a placa detecta o codigo 80H enviado pelas linhas de "ADDRESS", ela lê imediatamente os 2 digitos que vao aparecer nas linhas de "DATA"

Para maquinas de escritorio (desktop) sao utilizadas placas PCI ou ISA nas maquinas mais antigas. Se uma plaaca mae utiliza ambos slots, é recomendavel utilizar o slot ISA considerando que este inicializa antes do PCI.

 

Nos notebooks, sao utilizados os slots mini PCI ou LPC. Algumas placas possuem um conector especial, dedicado exclusivamente para a porta IO 80H, aonde estariam diretamente disponiveis os codigos POST, sem a necessidade de decodificar as linhas de "ADDRESS".

 

Lembrem-se que o BUS LPC (Low Pin Count) comunica o super IO (também conhecido como Embedded Controller ou KBC) com a ponte sul, que controla o BUS PCI e ISA nas placas mais antigas.

 

 

multimedia_file.php?i=1532

 

 

Devo mencionar que ha tempos, o CI da BIOS já nao se conecta ao bus LPC,  ao inves disso, ele vai conectado diretamente ao super IO por meio do protocolo SPI, ou FWH.

Os chipsets mais novos levam um CI de BIOS por separado (com informacoes especificas), que nao tem nada em comum com o super IO. No entanto, o IO continua tendo a sua BIOS dedicada para poder dar o start na maquina (assunto ao que se refere este documento).

Algumas maquinas mais novas (plataformas Icore) também costumam compartilhar o mesmo CI da BIOS entre KBC e PCH.

 

O bus LPC esta constituido por 7 sinais de maior importacia (obrigatorias), 4 linhas bidirecionais para transferencia de dados, LAD0-3 e 3 sinais de controle, FRAME#, CLK e RST#.

Outros 6 sinais de menor importancia (opcionais) estão definidas para interrupcoes, acesso direto à memoria, etc.

Os primeiros 7 sinais sao os que interessam no nosso caso.

 

Principalmente, este documento faz referencia às placas de notebook.

Nas placas antigas, dotadas de um slot mini PCI, todas as placas POST interceptam o codigo vinculado pelo BUS PCI e o exibem de maneira correta.

Como muitos de voces já repararam, o grande problema destas placas de teste é que nao sempre elas funcionam quando sao colocadas no slot mini PCI-Express.

Isto se deve ao fato dos codigos BIOS nao circularem pelo BUS PCI-E.

Lembrem-se de que as conexoes PCI-E realizam;se diretamente entre 2 dispositivos, sem que outro tenha acesso ao mesmo BUS.

No nosso caso, um dos dispositivos seria a ponte sul (ou PCH - FCH) e o outro seria representado pela palca wireless, que tem um slot disponivel na placa mae. Motivo pelo qual, entre os dois dispositivos nao ha necessidade de transferir codigos BIOS.

Para solucionar este problema o slot mini PCI-Express conta com uns pins reservados para as conexoes do BUS LPC.

Em uma placa de notebook, nao devemos confundir o BUS LPC com o slot mini PCI-Express.

O grande problema é que os fabricantes nao chegaram num acordo para respeitar um padrao de geral de comunicacao LPC neste slot (uma pena).

Em algumas placas temos alguns sinais LPC e em outros nao estao disponiveis, ou estao ligadas em pins diferentes.....

Por outro lado, alguns fabricantes designaram conectores especiais para poder ler os codigos POST BIOS.

Asus monta na sua placa um conector destinado à conexao ELPC. Trata-se habitualmente de um conector para um cabo flat que nao serve em todas as placas de diagnostico. As que dispoem deste conector custam um pouco mais caras.

 

multimedia_file.php?i=1533

 

Pode se apreciar que esta placa possui inclusive uma porta I2C para comunicacao com baterias.

O pior é que em muitos casos, as placas da Asus levam os pads do citado conector, mas sem o conector que o conector em si esteja soldado na placa. Isto pode ser solucionado soldando para testes, um conector compativel.

 

Algumas placas da Acer também levam os pads para um conector *Golden Finger Debug Board", e quase nunca se encontra soldado na placa. AO menos fica mais facil de soldas os cabos LPC da placa de diagnostico.

 

Me refiro ao conector DB1 da placa Winstron jv50-MV por exemplo.

 

 

multimedia_file.php?i=1534

 

 

Outras placas, como a Compal LA-6221P, contam com um conector de 4 pins especifico para a porta 80H, que vem diretamente do super IO. Chama-se "EC DEBUG PORT"

 

multimedia_file.php?i=1535

 

Para que um slot mini PCI-E respeitasse o padrao correspondente e a placa de diagnostico funcinasse, as conexoes correspondentes ao bus LPC seriam as seguintes:

 

LFRAME# 8

LAD3 10

LAD2 12

LAD1 14

LAD0 16

RST# 17

CLK 19

 

multimedia_file.php?i=1536

 

 

Em algumas placas (DV2000, Aspire 5741, Asus, etc) nao encontramos nenhum sinal LPC no slot mini PCI-E.

Devemos entao ligar fios entre a placa de diagnostico e as linhas de LPC correspondentes na placa mae.

Uma placa Winstron Pamirs leva uns pads dedicados para este propósito,  G46-49 y G77-79. Para dv2000 Wistron Akita, seriam G49-52 y G75-77.

 

Bom, se ya conseguimos de alguma forma ler os codigos BIOS, precisamos "desencripta-los".

Como existem vários fabricantes de BIOS, é de se imaginar que para variar...eles nao definiram um padrao.  >:(

 

Em um dos links mencionados no inicio do tópico vao encontrar quase todos os codigos BIOS, guardem essa web nos favoritos do navegador.

Tempos atras encontrei um ótimo manual de uma placa de diagnostico. Entre outras coisas, explca todos os codigos BIOS, com referencia a cada fabricante, melhor impossível.

 

 

Este ducumento esta perdido no meu computador ha quase um ano. Naquela epoca nao havia informacao sobre os codigos POST da insyde e nao faço ideia se atualmente ha algo sobre o assunto na net.

 

Ao fim das contas, pode ser algo tedioso obter algum proveito dos codigos POST BIOS.

Os codigos mugam rápido no display, poelo menos na hora de ligar a placa. A ideia é capturar os ultimos 2 ou 3 códigos que aparecem antes da placa travar. Depois temos que procurar pela net, para ver se alguem deixou alguma pista que possa nos ajudar. Também serve para perguntar nos fóruns, vai saber....

Uma vez trabalhando numa Winstron Pamirs, pude capturar a sequencia dos 3 utimos códigos, “2A -> 38 -> DA”.

Sendo uma maquina DV2570ES, con BIOS Phoenix, o código "DA"  se traduz como "extended Block Move"

Isso nao parece ajudar muito, mas postando num fórum especializado, um colega com muita experiencia me disse que as placas que paravam na sequencia “38 -> DA”, ele havia conseguido consertar trocando o chip gráfico por um novo. Segui o conselho dele e consegui consertar a minha palca também.

Outras placas con BIOS Phoenix ficavam travadas em “2C”, o “2E” , traduzidas como "RAM FAILURE" .  Tratava-se de um modulo de memoria com defeito. Lembro de uma placa Acer Travelmate 4000 (com slot mini PCI) que indicava um código "2E"

quando sem querer acabei colocando um modulo de RAM com defeito.

 

Na internet encontram-se a venda vários modelos de placas de diagnostivo. Aconselho a descartar as que sao recomendadas por levar codigo Qiguan por ser uma merda que nao ajuda em absolutamente nada, vai acabar nos cegando mais ainda.

Também nao servem de nada as "lindas" telas de LCD que outras possuem.

Somente os 2 digitos do clássico POST devem ser interpretados da maneira que cito logo acima.

 

Se depois de ler tudo isto alguns vao saber aproveitar melhor estas placas, considerarei que nao perdi meu tempo escrevendo.

 

 

 

                                                    FIM DA TRADUCAO

 

 

 

 

 

 

Consideracoes finais por Infosquad

 

Como pode ser visto no tópico, estas placas de diagnostico sao utilizadas para obter informacoes que circulam pelo BUS LPC, para que uma placa de diagnostico funcione, nao importa aonde ela for plugada, voce vai precisar:

 

Que o Slot tenha acesso aos sinais LAD0 1, 2, 3, FRAME# e RST#

Que estes pins realmente estejam funcionais nesse slot (verificar com osciloscopio)

Capturar os ultimos digitos da sequencia de start antes da maquina travar

Identificar o fabricante da sua BIOS

Encontrar a correta identificacao para os seus codigos POST

Encontrar sentido em resultados que podem ser traduzidos simplesmente como "extended Block Move"

 

Para nao depender de slots mini PCI-E e ter 100% de certeza de capturar o codigo correto voce pode seguir o tutorial do nosso mestre @vlad

 

 

Se você leu o tópico inteiro, agora você sabe como funciona uma placa POST e porque NENHUMA DELAS serve em praticamente nenhum notebook atual. Salvo realizando as conexoes que foram previamente explicadas.

 

 

Se quer ir além, estude a fundo este tópico e o do vlad e assim certamente aprederá mais um pouco da arquitetura de uma placa de notebook.

 

 

 

Espero que tenham gostado  8)

 

  • Joinha 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

    Eu como novato não tenho como falar muita coisa, comentar, ou discordar  se é que existe alguma coisa que pode ser discordada !

A mim resta dizer apenas , valeu , valeu ter nos  dedicado seu precioso tempo , nos  preparando, postando esse maravilhoso trabalho , parabéns ! 

    Espero que outras pessoas façam mais do que  simplesmente entrar aqui sugar e  sair como infelizmente muitos fazem .  Em reconhecimento ao seu trabalho e desejo que volte mais vezes recebe de mim seu muito bem merecido incentivo , joinha pra vc amigo !  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Deu trabalho isto ai infosquad! Mais ainda para seus colegas ai! Tenho uma aqui que usei uma vez só a muito tempo ehehe, com display e tudo, com dois barramentos e flete, percebi que isto não resolvia nada a não ser ter o conhecimento a fundo da placa, mas lendo o artigo ainda tem um proveito dela, mas isto para aparelhos na maioria antigos e que possa interceptar os sinais na mini pci e ainda os sinais estarem ali nos pins delas, eu acho que as empresas nunca vão seguir um padrão internacional, quando envolver uma facilidade financeira da mesma para que o projeto se torne barato e eficiente, isto despadroniza qualquer empresa e envolve muitas coisas. Joinha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...
  • 11 meses depois...
Em 12/06/2021 às 11:24, Cesar Aguiar disse:

Quase 7 anos se passaram ...

 

Ganhei ONTEM duas Plaquinhas dessa , uma para DeskTop (vermelhinha) e outra para NoteBook (amarelinha).

 

Bora Testar , rsrsrs , prometo um FeedBack! rsrsrs

As de Desktop ainda me ajudam resolver algum problema. Mas de notebook nunca fiz questão de comprar, pois desde cedo suspeitei desses diagnósticos kkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Boa Tarde Pessoal ,

Como Prometido , vim fazer meu FeedBack ...

 

A Placa de Diagnóstico para NoteBook (Amarelinha) é uma BELA MER... rsrsrs

A Priori , eu Peguei 3 Placas para Testar:

- IntelBras CM-2 (C2D)

- Positivo S2050 (Celeron 847)

- DeLL E7270 (i5-6300U)

 

Liguei SEM as Memórias: cada uma indicava um Erro. Consultando a Tabela NADA REFERENTE as Memórias... segundo a Tabela , a Placa estava OK !!! Sequer acusou a Falta das Memórias ...

 

Na IntelBras , que o Processador é Soquete , eu fiz um segundo Teste SEM ele e o diagnóstico foi PIOR , deu OK !!!
PS.: as Placas DeLL e Positivo que eu Testei o Processador é OnBoard então , esse Teste não fiz.

 

 

Aí uns dias depois apareceu mais algumas Placas aqui ;

- LeNovo G480 (i3-2xxx)

- LeNovo G475 (AMD C-50 OnBoard)

- HP G42-220BR (C2D)

- HP G42-374BR (AMD Phenom)

 

Ambas Não Ligam , ambas MORTINHAS ...

Nas G480 e G42-220BR o diagnóstico deu como OK para ambas ...

Nas G475 e G42-374BR o diagnóstico deu como Memórias PORÉM , além das Memórias estarem Boas , essas 2 em especial SEQUER sinaliza ... nem Fonte e nem Bateria ela sinaliza ...

No Pinos 8 das BiOS de ambas 0,0v !!! Ou seja , Plaquinha de Diagnóstico do Além !!! Depis disso CHUTEI essa porcaria ... rsrsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...