Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

como carregar bateria de 14,4v com fonte de laboratorio

Avalie este tópico:


salvador.g

Posts em destaque

Boa tarde amigos, preciso de carregar uma bateria de 14,4v de nimh com fonte assimetrica o laboratorio, o problema e que ja coloquei o preto no preto e o vermelho no vermelho da font e nao tem consumo nehum, a bateria tem otro cabo cor amarelho mais acho que e um termistor para controlar a temperatura, alguem sabe como posso fazer isto e carregar a bateria com a fonte ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para testes, eu carregava da seguinte forma:

 

Usando uma fonte variável como esta:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Primeiro temos que saber a corrente de carga dessa bateria e qual é a tensão máxima quando carregada.

 

Para baterias de 3,7V usava assim:

Tensão ajustada na fonte 4,2V, tensão de carga máxima.

 

Eu ajusto a corrente de carga, curto circuitando as pontas da fonte vermelho e preto. Ai ajustava a corrente para 200mA, queria um carga mais lenta.

 

Mas como falei, precisamos saber os parâmetros da bateria em questão para então carregar corretamente.

 

Vale lembrar, que baterias LIPO, NIMH, LIION, cada uma tem uma curva de carga específica.

 

Para testes, podemos usar uma fonte ajustável, mas se for para carregar sempre, recomendo um carregador especifico.

 

Um exemplo de carregador próprio para baterias seria esse:

 

 

Abraço,

Fábio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois de conferir as especificações da bateria quando carregada, configure fonte com a voltagem e garanta que ela está fornecendo alguma corrente.

Ligue a bateria em paralelo com a fonte, acompanhe o progresso com um amperímetro. Você saberá que a carga está completa quando não houver ou for próximo a zero o consumo de corrente.

O principal é respeitar os parâmetros máximos da sua bateria para garantir uma boa carga e maior vida útil da mesma.

Abração

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde amigos' date=' preciso de carregar uma bateria de 14,4v de nimh com fonte assimetrica o laboratorio, o problema e que ja coloquei o preto no preto e o vermelho no vermelho da font e nao tem consumo nehum, [/quote']Então a sua bateria está danificada. O circuito pode estar aberto, ou então uma ou mais células estão danificadas.

 

a bateria tem otro cabo cor amarelho mais acho que e um termistor para controlar a temperatura' date=' alguem sabe como posso fazer isto e carregar a bateria com a fonte ?[/quote']Toda bateria a ser carregada deve ter a corrente de carga controlada, pois existe uma corrente máxima a ser observada de acordo com as recomendações do fabricante.

 

O mesmo deve ser feito para a máxima tensão ao final da carga, que também deve estar de acordo com as especificações do fabricante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 anos depois...
Em 04/12/2014 às 14:19, Khwey disse:

Tipo, nesse carregamento  teria que regular a fonte em 10% da amperagem da bateria e setar 13,8V para carga lenta, inicialmente ela vai mostrar no amperímetro o consumo setado e vai diminuindo conforme a bateria for pegando a carga, quando chegar próximo a 0.05 no amperímetro deveria deixar ela descansando por algumas horas e ver a tensão de saída, ela deve estabilizar na tensão conforme mostra no selo do fabricante, caso fique com uma tensão abaixo significa que ela já não está 100% ou com a resistência alta, esta é minha experiência em testes, obrigado

 

Editado: por isaacponce
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...