Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Sony SVF 142c29X / MB DA0HK8MB6E0 / Não liga

Avalie este tópico:


vaquetti

Posts em destaque

Olá à todos.

 

Esse note não liga nada (não chaveia os +19V) para o circuito charger.

 

Procedimentos que já fiz e o que apresenta.

 

Não aparece curto na fonte de bancada (não tenho tensão alguma).

Tirei o fet 4493 GMT (PNP da entrada) para medir, e está ok.

Ressoldei e nada

Medi o outro transistor na sequencia na placa ok.

 

Apresenta o seguinte no fet PNP.

 

A tensão de +19V que teria que ter no source não aparece.

No Gate e Dreno tem os +19V (parece que esta fechado).

 

Fiz um jumper para testar entre Dreno e Source e o note ligou (com  imagem) e desliguei em seguida.

 

Testei o diodo de entrada (zener PJ2N SV)) ok

 

Ja peguei casos que mesmo medindo o componente (bom) apresentava defeito no circuito, o problema é que não tenho nenhum agora para testar. É aquele fet smd que o dissipador embaixo é soldado.

 

Dúvida:

 

Eu não teria que ter uma tensão menor no Gate? Para que ele conduza entre Dreno e source, já que é PNP? De onde vem essa tensão?

 

Muito obrigado.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Algum colega já pegou esse tipo de defeito? Onde jampeando o gate para o source funciona. Mas com o componente no lugar, não temos +19V.

 

Se não me engano, em transistor PNP (ele é normalmente fechado) e recebe uma tensão para abrir e irá conduzir no sentido Dreno-Source.

Quem faz esse gatilho no Gate? No outro lado da placa tem uns transistores, diodos e capacitores, mas medi todos bons.

 

Cheguei até trocar o diodo de entrada por via de dúvidas, mas continua o defeito (não liga - sem +19V).

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Colega, tem o esquema elétrico da placa? Esse mosfet que após você fazer um jumper conduziu, deve receber uma tensão no gate para chavear, e é isso que terá que ser observado. Essa tensão errada impede o mosfet de conduzir. O jumper não causará danos imediatos, mas o mosfet está ali como proteção e deve ser encontrada a causa do defeito pois se houver algo a tensão passará para outros componentes, como o pwm primário ou mesmo um SIO.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 6 meses depois...
Visitante: ciceromiau2011

Amigo estou com o mesmo problema, mas vou citar algumas peças as quais ja troquei, troquei o fet de entrada o PQ35 o PQ2, fiz ate a troca do IO e nada, ate que sem querer encostei numa danada a TPS51427A Pu7 e ela esta esquentando pacas, porem nao tenho outra pra trocar , quando conseguir uma Posto o resultado aqui ok.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante: ciceromiau2011

Troquei o  pu 7 por um com as mesmas especificaçoes , porem aquece da mesma maneira, mesmo retirando o PQ2 ,ja nao sei mas o que fazer, pois efetuei a troca do pu1 ,pq2,u7 e nada resolveu e pra piorar, agora nem fazendo a ligação direto no mosfet pq35  esta ligando mas, continua sem estartar :-[.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Troquei o  pu 7 por um com as mesmas especificaçoes , porem aquece da mesma maneira, mesmo retirando o PQ2 ,ja nao sei mas o que fazer, pois efetuei a troca do pu1 ,pq2,u7 e nada resolveu e pra piorar, agora nem fazendo a ligação direto no mosfet pq35  esta ligando mas, continua sem estartar :-[.

 

qual a tensao apresentado no PQ35, S,D e G

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante: ciceromiau2011

O Gate e Dreno tem 19v, porem no source nao tem,

alias Nao tinha, como eu disse troquei o super i/o  (pu1),troquei tambem o diodo zener de entrada (pu23) e troquei tambem o regulador de 3v,5v, o (PU7) TPS51427A mesmo assim nao liga, e aquece esse Pu7,Medi as tensoes, ele tem 10 volts apenas no pino 6 do PU7 tenho os 19 volts, porem no pino 4 ele esta com 15 volts, achei estranho.

regulador.jpg.970a4cec3604e61b505428b39d5f5841.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

ola boa noite amigo eu tambem aki na oficina tem chegado bastante deste notebook ja cheguei a ter 4 de uma so vez na minha bancada e comecei o mede mede e o troca troca de componentes de uma para outra pois uma  delas o defeito era nao carregar e outra so liga jampeando o mosfet resumindo e defeito para dar em doido eu troquei de uma aki o super I/0 o ci chager  e fui trocando com carinho cada semicondutor antes testava-os ou as pracas estão queimando o mesmo componentes ou nao sei.. como se fosse um defeito padrão eu 2 delas o ci que vpce sitou comecou a esquentar mais estava bom  retirei um transistor pc15 embaixo do conector da fonte este transisto chavea la do outro lado perto do I/0 o ci pq 44 eu removi e o ci parou de esquentar porem nao resolveu mais eu tive a curiosidade de plugar a fonte com power  pressionado  ai parou de esquentar(obs quando o mesmo esquenta desaparece +5 e o +3,3) mais o defeito uma liga e nao carrega e outra nao liga mais fechando mosfet de entrada liga se achar algo avisa  tambem estou aki  quebrando a cabeca obs ja testei dc_in bat_in  tudo ok e pau!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 4 semanas depois...

Peguei um igualzinho agora a pouco..so ligava chaveando o pq35..resolvi substituindo pelo codigo 4935n.

 

Se ajudei não esqueça do joinha!  :)

Estava dando uma olhada por aqui, pois estou com o mesmissimo problema com esta placa. Mas olhando os datasheet dos transistores, notei que PQ35 4439 é porta P, e o 4935n que vc usou é porta N.

Está correto isto? Funcionou assim?

O teste fazendo o jumper entre Dreno e Source tem que ser feito sem o transistor no local, ou pode ser feito com ele na placa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Peguei um que chega somente tensão no PQ35, inverti ele com PQ33 e nada. Tirei o PQ35 o coloquei um outro tirado de um sucata (K03J6). Maquina ligou de boa carregando e tudo mais.

 

Fica a dica ......se ajudar Joinha

 

OBS:. Não achei esquema algum dessa placa, caso alguém tenha coloca ai pra galera.

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • curtolo Bloqueado e desbloqueado this tópico

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...