Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Ps3 Slim CECH4011 - Liga e Desarma [Curto na linha 12v]

Avalie este tópico:


jokerbrazil

Posts em destaque

Olá boa tarde a todos.

Recebi na bancada um console que está desarmando assim que liga. [instantaneamente]

 

*Medi as voltagens standby 5v , 3.3v , 1.8v e ambas estão ok.

*Armei a fonte e comprovei que os 12V também estão funcionais

 

Isolei o curto removendo as bobinas e encontrei o 1 Mosfet TPCA 8064 em curto.

Removi ele da placa e então o curto sumiu por completo da linha 12v.

Fiz a troca do mesmo e montei a placa no console e fui testar , console ligou e no momento que reconheceu o cabo HDMi e coloquei para utilizá-lo o console desarmou geral.

 

Abri e fui medir a placa e novamente havia curto no 12V . Então dessa vez fui procurando outros possíveis componentes com problema injetando os 12v com a fonte fumegation para ver se algo aquecia e apenas o RSX aqueceu , imagino que devido ao mosfet estar em aberto ele deixe passar energia direto para o chip mas agora não tenho mais idéias do que testar para resolver esse problema. :(

 

Segue abaixo uma foto da placa mostrando circulado em Vermelho os locais da linha  12v onde estavam em curto com o GND e em Azul os outros reguladores que acabei trocando só na suspeita , junto com um novo mosfet TPCA 8064 mas novamente obtive o mesmo sintoma , na hora que seleciono o HDMi o console desarma e queima o mosfet.

 

PS* As peças removidas de sucata para o teste eram de um console funcional que acusava erro ao instalar a firmware.

 

Pode não ser muito relevante ao caso mas o aparelho já sofreu queda a 5 meses atrás onde teve leitor e Hd danificados. [ Até fiz reflow do GPU hoje na esperança de ser alguma solda trincada ]

IMG_20141204_094208684.jpg.fc85a45485760e04bd737b20b621b0fb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na duvida ao fazer um teste , resolvi por um Mosfet novo e testar o console no cabo AV.

O console ligou , funcionou por uns 5~10 minutos até que novamente morreu.:o

Se eu tivesse stencil gostaria de trocar esse RSX para ver que raios está acontecendo. Mas acho bem improvável que ele faria um mosfet da linha 12v queimar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@jokerbrazil' date=' esquisito esse problema, linha de 12V aquecendo o RSX é bem esquisito. Você consegue operar ele aberto com uma fonte de PC, talvez dessa forma você consiga estressar a peça que está queimando o seu Mosfet TPCA 8060.[/quote']Então "David_Santoro" o que consegui fazer foi exatamente isso.

Com a fonte ATX injetando os 12v no pino da fonte e a unica coisa que aqueceu foi o GPU.  Isso com o mosfet queimado.

Pois com o mosfet bom eu fiz o mesmo e não notei nenhum componente aquecendo. Achei muito estranho mas como não tenho Stencil desse RSX não tenho nem como trocar ele e testar.

 

Aproveitando se alguém souber onde consigo , por favor me informe :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O seu RSX estava esquentando exatamente pq o mosfet estava no caso em curto, seguinte para ele estar queimando normalmente estes mosfets trabalham em pares nas fontes chaveadas, tente trocar os 2 mosfets e se continuar queimando deve ser o PWM controlador deles que esta com problemas, desculpe não postar mais detalhes pois aqui esta bem corrido esta semana.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O seu RSX estava esquentando exatamente pq o mosfet estava no caso em curto' date=' seguinte para ele estar queimando normalmente estes mosfets trabalham em pares nas fontes chaveadas, tente trocar os 2 mosfets e se continuar queimando deve ser o PWM controlador deles que esta com problemas, desculpe não postar mais detalhes pois aqui esta bem corrido esta semana.[/quote']

Efetuei a troca dos 3 mosfets nessa mesma linha ali após ter queimado o (Primeiro).  Obtive o mesmo problema , queimou apenas 1 mosfet o mesmo da primeira vez.

 

Então numa nova tentativa troquei mais os 2 CIs que mostrei com a seta em azul na foto a cima. Também obtive o mesmo resultado , queimou novamente o mesmo mosfet fechando o curto na linha de 12v. O engraçado é que nessa ultima vez utilizei o console apenas em Cabo AV e o console durou 5~10 minutos , antes no HDMi o console desarmava no momento que selecionava o video hdmi quando reconhecia o cabo.

 

Não tenho idéia de onde fique o PWM dessa placa 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Abaixo da placa praticamente em baixo dos mosfets tem um CI o 6332A a principio é ele quem cotrola os mosfets ok.

Opa . Agradeço pela força.

Fiz a troca do PWM e do Mosfet queimado e obtive o mesmo sintoma.

Ao aparecer a imagem no HDMi e seleciono o 1080p o console apaga e queima o mosfet novamente. :-[

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poxa que defeitinho chato este' date=' voce tem fonte assimetrica? se sim teste para ver quanto o RSX esta consumindo.[/quote']Não tenho , possuo apenas a fonte fumegation.

 

Ontem troquei todos os mosfets naquela região dos processadores na duvida de algum deles possuir algum tipo de fuga. Mas antes já havia retirado e medido eles fora , estavam armando e desarmando normalmente. Só o tal mesmo que estava queimando sempre que tentava ligar a placa.

 

Não sei mais o que fazer com essa placa e não gostaria de orçar troca de placa mãe pois o cliente já gastou uma grana com o serviço anterior de 5 meses atrás.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • 1 mês depois...

resultado.jpg O que aconteceu? Vc sumiu?

 

@jokerbrazil, Por favor, informe-nos sobre o resultado deste aparelho.

 

Caso o prefixo do tópico não seja alterado em breve para RESOLVIDO ou DEVOLVIDO este poderá ser trancado pela administração e não irá mais receber postagens.

Desculpe , pensei que já havia modificado este tópico como devolvido pois não encontramos a solução a tempo para resolver o problema da placa.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • 5 anos depois...

boas,

Tenho uma KTE-001 (300X) que está com esse sintoma. Queima sempre o mesmo mosfet. Ainda não consegui fazer o delid do RSX mas penso que pode ser algum condensador no topo dele com curto ou entao o RSX está quase morto. No meu caso a consola aguenta ligada com HDMI uns 10 minutos até queimar novamente.

 

Encontrei também esse vídeo de um superslim

 

Edit: Consegui tirar o IHS do RSX mas não encontrei curto em nenhum condensador, no entanto a impedância do RSX está muito baiuxa 1.8ohm. Vou troca-lo e ver se resolve.

Editado: por Tiago Afonso
update video
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...