Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Particionar ou não?

Avalie este tópico:

Posts em destaque

E dai gente, como fazem na formatação, com hd independente de quantos gigas, particionam ou deixa sem particionar, não sabia que no win7 tem opção particionar após a formatação, minha opinião é que desde que o hd tenha espaço suficiente, é particionar, muitos concordam e muitos não seria isso mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

itiban, não sei se entendi bem sua pergunta, mas quando você fala de particionar, seria por exemplo: deixar uma partição apenas para o Sistema Operacional e outra para os documentos do usuário?

Pois de qualquer forma quando instalamos um S.O. temos que particionar o HD (pelo menos nas instalações do windows pelo menos uma partição deve ser criada)

Link para o comentário

Fabioalencar, acho que voce me confundiu mais ainda, na ultima frase voce disse que uma partição seria criada para o sistema operacional, acho que isso ja é reservado, certo, então cobrou o c: que ai eu particionaria, seria dai minha questão, alguns instalam direto, e outros particionam, teriam algum beneficio formatar direto ou particionar, o que acham.

Link para o comentário

Fabioalencar, acho que voce me confundiu mais ainda, na ultima frase voce disse que uma partição seria criada para o sistema operacional, acho que isso ja é reservado, certo, então cobrou o c: que ai eu particionaria, seria dai minha questão, alguns instalam direto, e outros particionam, teriam algum beneficio formatar direto ou particionar, o que acham.

itiban, a gente tá aqui para facilitar..rsrsrs mas eu entendi agora a sua dúvida. Do jeito que você está fazendo, se você particionar antes ou mandar instalar direto fica a mesma coisa, a diferença é que quando você manda instalar direto o sistema cria a partição automaticamente. De uma forma ou outra as partição é criada no HD.

Quanto a minha dúvida, é que antes acabei pensando que você fazia do jeito que pegamos várias máquinas por aqui, por exemplo: o computador tem um HD de 160Gb, ai o técnico cria uma partição C: de uns 20 Gb só para o "windows" e define o restante do espaço D: para os "documentos" do usuário. Como a maioria das pessoas que usam o computador sabem mal entrar na net..rsrs, acabam lotando a unidade C: pequena enchendo ela de programas enquanto a D está vazia.

Link para o comentário

olha ... com usuários residenciais geralmente se deixa apenas uma partição para facilitar a ele, Agora usuários empresariais como sempre tem alguém cuidando das maquinas se particionar em duas fica melhor para quem administra estes equipamentos, pois caso necessite de backup ou algo do genero fica mais fácil o fazer.

Link para o comentário

A melhor forma é voce perguntar para o cliente o que ele quer e que tipo de arquivo usa. Se o cara tem um milhão de musicas e filmes então sugiro a ele particionar porque se um dia tiver que formatar de novo não vou ter que fazer backup de 200Gb de filme e mexo apenas na primeira unidade. Mas a ultima palavra será sempre do cliente mesmo.

Link para o comentário

• Administrador

Eu so particiono o HD se o cliente pedir. O particionamento tem algumas desvantagens:

1 - O equipamento fica mais lento. (O acesso do dados no HD fica mais lento pois a cabeça de leitura, tem que se movimentar muito entre as duas partições.)

2 - Perigo de perder os dados (dependendo de como foi criada partição secundaria, quando se formata a primaria, perde o que esta na secundaria.)

3 - Muitas vezes o cliente sabe formatar, mais não tem como fazer o bkp.

Link para o comentário

Eu so particiono o HD se o cliente pedir. O particionamento tem algumas desvantagens:

1 - O equipamento fica mais lento. (O acesso do dados no HD fica mais lento pois a cabeça de leitura, tem que se movimentar muito entre as duas partições.)

3 - Perigo de perder os dados (dependendo de como foi criada partição secundaria, quando se formata a primaria, perde o que esta na secundaria.)

4 - Muitas vezes o cliente sabe formatar, mais não tem como fazer o bkp.

Eu ja achava que com uma partição que a cabeça movimentaria muito mais, pois teria que ler o disco inteiro, ja particionado dependendo do acesso seria apenas uma parte encurtando o movimento, minha teoria, não quer dizer correta.

Sendo particionado ou não, uma pane eminente a chance de recuperar dados seria a mesma, o que me dizem, pane assim tipos uns badblocks, ja que pane total ja era mesmo.

Link para o comentário

Eu particiono todas as máquinas q realizo serviço ,salvo raras exceções ,para o W 7 deixo sempre em torno de 50 Gb a partição C  e o restante no D ,direciono todas as pastas para o D e assim fica apenas o sistema operacional no C ,desta forma tanto posso recuperar com o acronis instalado ,como tmb fazer uma nova isntalação caso seja necessário e assim não tenho q me preocupar com os arquivos do usuário q estarão sempre no D ,pode até existir alguma desvantagem porém existem tmb varias vantagens ,sistemas com 64bits tem q usar um pouco maior a partição .

Link para o comentário

Eu só particiono os micros ou quando o cliente pede, ou quando coloco o deep freeze, dai deixo uma partição C com uns 40GB e a D com o restante. Dai deixo o C congelado e o D com a raiz bloqueada e uma pasta Dados dentro, como nos pendrives...Dentro dessa pasta coloco o desktop e os meus documentos e voilá...

Os dados das pessoas são salvas no desktop e documentos sem problemas, tudo o que copia no C é desfeito ao reiniciar e o D fica bloqueado...

Acabei com os problemas dos notebooks da imprensa da câmara aqui da cidade dessa forma, os meios de comunicação aqui chegam com pendrive nos notebooks, enchem de vírus dai quando reinicia volta a instalação limpinha...hehehe

Link para o comentário

Pessoal o acredito q é bom particionar, mas aqui eu faço assim. particiono com c e d. Mas já configuro o Windows colocando a área de trabalho, meus documentos e os outros já na d, sabendo q que todos os arquivos do cliente vao ta d para não ocupar a partição do sistema. Já vi muito bixar a partição c e não ter como recuperar os arquivos. por isso axo mais seguro assim.

Link para o comentário

• 2 semanas depois...
  • 2 meses depois...
  • 1 mês depois...

Cheguei atrasado ao debate, mas vou deixar minha opinião:

Sempre crio duas partições: uma de 40GB e outra com o resto. Para o usuário não acabar lotando a unidade C já movo a pasta de documentos para o D. Praticamente qualquer software que se instale automaticamente ele já direciona seus dados para a pasta de documentos. Então, fica bem legal.

Link para o comentário

Todos os computadores novos que faço formatação eu particiono, ex: hd de 320gb, eu particiono a unidade com sistema operacional utilizando 100gb, e deixo o restante como unidade de backup. Quando o cliente abri o meu computador ele encontra: UNIDADE C:(SISTEMA) e UNIDADE D: (DADOS SALVOS). E todos gostam disso  :) :)! espero te ajudar...

Link para o comentário

Sempre crio uma nova partição de 10 ou 20 GB... e deixo oculta...

Isso independente de que tamanho seja o HD...

Essa 2ª partição deixo apenas os instaladores de softwares usados e drivers da máquina baixados do site do fabricante(não gosto de cd/dvd de drivers).

Na 2ª vez que a máquina vier na loja já vai facilitar bastante a vida...

Link para o comentário

Como eu disse anteriormente, eu deixo 40GB no C e o resto no D. Movo a pasta documentos para o D. Copio os drivers para uma pasta oculta e ainda crio uma imagem do C já com tudo instalado. Se a máquina voltar para assistência e tiver que formatar eu jogo a imagem de volta para o C e o pc está pronto em 20 minutos.

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...