Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte FUMEKENTION (Para Fumegar o culpado) Finalmente a Minha

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Pessoal finalizei a minha Fonte Fumegation dei no nome de Fumekention heheheh, e agradeço ao pessoal aqui pois aprendi este método foi aqui mesmo,  como andei postando nos foruns de tvs fechados que frequento o texto abax era para lá, ok.

o Trafo usei de uma COpiadora que tive , elas tem os motores em 24V e um Bom trafo de 28V  fio grosso nos 28V que retificados deram 38V, então abri o trafo e eliminei espiras até ficar com 23V AC que refficados sem carga deu 31... a fonte vai dar 24V para mim é o Ideal,  (meu uso). adicionei uns reguladores familia 7805 e 7812 para ter 3v3 --- 5v e 12v... pois conserto receptores de satélite e para testar alguns com fonte de 5v ou 12v pifadas, essas saida são sob 1A.

xxx

isso mesmo uma fonte para fazer fumegar o culpado pelo defeito ,(ANTES DE MAIS NADA, Isso não farei a venda), apenas mostrando para quem não conhece o método fumegation, (perigoso, mas muito útil) estudem o assunto e façam testes com RESPONSABILIDADE.

Bem vamos a método:

Vi isso pela primeira vez no forum freebr agora EletronivaBR  com pessoal de notebooks o ninja é que o prega e deu esse nome bizarro.

vc precisa de uma fonte ajustável e de boa corrente (amperagem) pelo menos ums 4A.

para maioria das coisas até uns 20V ou memso 12V serveria.

Usar em serie com ela uma CARGA, ia por uma (2 ) lp de farol de carro, mas optei na ultima hora por 2 resistores de 1R8 w 7W serie e + 2 de 0,47R x 5W no emissor nos 2 transitores conforme esquema ultima foto.

Como usar:

Util em placas de notes e tbm nas de LCD, vc saca que existe uma tensão sendo matada, entra e não sai, queima um fusivel, ou aciona proteção ou desarma a fonte o mais comum....

 

bem:

vc ve qual tensão teria ali, ex: uma linha de 5v, vc pega a fonte liga nesta linha ela zerada vai ajustando devagar e obsrvando o AMPERIMETRO tem que ter um... quando tem um curto, antes da tensão SUBIR os AMPERES SOBEM ... deixe subir um pouqunho e coloque o dedo na placa na região do curto

vai sentir algum MAIORIA DAS VEZES é pequenos cerâmicos na linha de tensão com FUGA..  e ele aquece, quando tem varios  vc tem que sentir qual é o culpado pelo calor,,,se SUBIR MAIS A TENSÃO E CORRENTE, pessoal de note faz isso até FUMEGAR, sai fumaça no ceramico, MAS ATÉ ESTE PONTO É PERIGOSO, pois ele pode queimar e o curto sair e vc subiu a fonte mais que os 5v do tal ponto,, pois quando corrente cair a tensão vai subir..

 

eu estes dias antes de termianr esta fonte tinha uma de 3A tnm 25v já velhinha coitada...

Uma tv LCD SAMSUNG 2470, tela branca,, parecia moleza, Fusivel F1 aberto, soldei um e ela nem ligava, matou a fonte d 5v...

media antes do reg de 3v3 resistência baixa, não saquei com multimetro se era antes ou depois dele o reg de 3v3...

liguei a fonte em série com resistor de 3R9 x 10W (a outra velha que tinha) a fui subindo tensão SUBIA ERA OS AMPERES... coloquei dedo na placa quente, mas tinha varios smd embolados

com dedo não descobri qual.

pequei o termômetro digital tipo de multimetro e coloquei a ponteira em cima dos capacitores, em  um disparou, era ele quase em curto, foi retirar fora e a tv ligou com imagem legal..

então util, mas usar com moderação.

Maior parte aí é sucata, depois explico mais.

FUMEKENTION.jpg.207a90edae7bce3a36dd99433bd89130.jpg

FUMEKENTION_2.jpg.a9b62d2ad851cff4046086a48d09bc02.jpg

FUMEKENTION_3.jpg.95c8a4bc434e6759749190e38183bf25.jpg

FUMEKENTION_4.jpg.ed3fd230a3dd84b67e1a9d2ba69c1a43.jpg

FUMEKENTION_5.jpg.4ff647f4c85fcbfea45d546261e3b6b3.jpg

FUMEKENTION_6.jpg.0149ac03fdb087ce5bd25aa51529fd22.jpg

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 1 mês depois...

Silvano, fiquei encucado com um detalhe nesta sua fonte. Esta ligação do capacitor de filtro não está errada não? Eu fiz uma marcação em vermelho onde eu acredito que está ligado errado, pois o negativo dele teria que ser ligado ao terra e não retornando ao positivo. Dá uma olhada no desenho e me explique caso eu esteja errado.

FUMEKENTION_zps4df182cc.jpg.6cae154cab72240047140c0fda8aeb8d.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Chico está ERRADA SIM  no meu esquema, mas tenho boa desculpe  hehehhe. eu desenhei a fonte no Proteus no ARES ,  de cabeaça, isso não era esquema algum

mas para postar no forum, iriam perguntar E O ESQUEMA???? aí desenhei o esquema no IRIs do proteus, e deu nisso,  e postei em diversos foruns, NINGUÉM fora vc tinha descoberto o erro, (nem eu) heheh.

mas tá aí, valeu, quem for montar é ligar o capacitor no lugar certo, vou trocar do meu desenho (outro dia) hoje montando outra coisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

santarem aí eu coloquei o 7805 pegando do 7812, porque muitos receptores de satélite são assim e essa tensão é para baixa corrente,

acontece que R2 já foi um macete pois se tacar a Tensão continua neste ponto que d´uns 30 e tantos volts,, o 7812 ferve, pois queda de 34v mais ou menos, para 12v, haja dissipador.

o R2 foi para diminuir isso, e ficou bom. mesmo se eu pegar desse ponto para um 7805, este aquece demais, então peguei mesmo do 7812, pois estas fontes de 3v3 e 5v e 12v. são apenas para alguma bobeira sem potencia, pra ter, testar partes de rec de satélite, aproveitar a caixa e a fonte maior. então essa parte está certa (com minhas intenções) heheh.

a fonte de 3v3 eu peguei do resistor, pra experimentar (mas não gosto de muita tensão entrada de um 7805. se me queimar um 7805 eu vou aumentar bem o dissipador ou colocar ventoinha, mas estou usando isso mesmo é PRA FUMEGAR e ligo elas apenas uns minutinhos de nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sim, mas queria ela independente, estas fonte de 3v3 e 5v e 12v são para testar receptores de sat,  tem baixo consumo, ainda mais apenas para testar a pcb principal se boa se conserta fonte. Pois já consertei muita fonte, mais as chavedas de rec e depois descobrir que a principal estava pifadinha caso de raios e sem conserto. o 3v3 tbm pra usar em teste de protótipos antes de finalizar,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...