Jump to content
Sign in to follow this  
kelsjc

Quanto cobrar por um layout PCB

Rate this topic

Recommended Posts

Olá amigos,

 

Gostaria de saber se alguém pode me ajudar.

Pretendo realizar serviços de projetos layout de pcb (utilizando software altium) e queria saber como é calculado o preço de uma placa. É através do numero de layers, tamanho da placa, complexidade, numero de pontos, como?

 

Alguém pode me dizer quanto posso cobrar por um projeto pcb? Independente do projeto, como calcular?

 

 

Obrigado

 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Boa noite @kelsjc,

 

 

Você tem que levar em conta:

 

Quantidade de componentes:

Uma placa com 5 componentes é mais simples e rápida de fazer do que uma com 50, 100....

 

Numero de layers:

Se for face simples e tiver muitos componentes, o nível de dificuldade aumenta, pois sempre procuro fazer com o menor número possível de jumps, isso facilita a montagem da placa, mas demora mais para fazer o layout.

Uma placa dupla face, eh mais fácil de fazer, pois temos dois layers para passar as trilhas.

Uma placa multilayer, acho ainda mais fácil que dupla face. Ex: se tenho uma 4 camadas, uso duas para sinal (top e botton layer), uma com plano de terra (Mid layer 1, negativo da placa) e a outra para alimentação (mid layer 2).

 

Tamanho da placa:

 

Se o cliente te traz um tamanho específico, e na hora que vc vai colocar os componentes e falta espaço, torna mais difícil rotear, então deve-se ter essa noção de espaço antes de passar o orçamento e ai cobra-se mais.

 

Se o tamanho da placa não importa muito para o cliente, procuro fazer sempre o menor tamanho possível, ai fica mais fácil de fazer a placa.

 

Nível de dificuldade:

Uma placa que tem circuitos de potencia, ou um sinal de alta frequência, exige um bom conhecimento em layout e eletrônica, logo dá para cobrar mais uma placa dessas. Placas que tem apenas sinais de baixa frequência e corrente baixa são mais fáceis de fazer.

 

Horas trabalhadas:

uma estimativa de quantas horas serão necessárias para executar o trabalho e você tem que saber quanto quer cobrar por hora trabalhada.

 

A pressa do cliente: se ele quiser para ontem, ai vc pode cobrar mais, dependendo do projeto dá para cobrar até uns 50% a mais.

 

 

Eu já trabalho a mais de 12 anos com o Altium, já fiz mais de 300 placas mas era para uma empresa, então não tinha que calcular os custos.

 

Hoje em dia, faço layouts como freelance, teve placas que cobrei o preço de uma memória que era face simples, poucos componentes, poucas horas de trabalho, e já tive uma placa que fiz com mais de 1000 componentes, montagem SMD, 6 layers, e demorou  2 meses para ficar pronta, ai cobrei o equivalente a um e cobrei o equivalente a um macbook pro.

 

Enfim, cada caso é um caso. Ainda hoje, calcular os custos de um projeto de layout é um desafio.

 

 

Abraço,

Fábio

 

Share this post


Link to post
Share on other sites

@<s>bismith</s>,

Fabio, por favor, estou aprendendo a mexer no Altium, no PCB como faço para mover vários componentes ao mesmo tempo de tal forma que as trilhas que já foram feitas e estão ligas à esses componentes sigam os componentes ?: Obrigado.

Share this post


Link to post
Share on other sites

You are not allowed to view links. Sign in or sign up.
, Boa tarde,

 

Para conseguir ajuda em seu problema, crie um novo tópico na área correspondente e siga as orientações para a formatação do título, detalhe o defeito e procedimentos já realizados, assim os colegas poderão lhe auxiliar.

 

 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Sign in to follow this  

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Create New...