Jump to content
Sign in to follow this  
tectex

Troca de mosfet 4712 pelo 4468...

Rate this topic

Recommended Posts

Prezados amigos, troquei o mosfet 4712 com problema por um 4468. Após a substituição ou seja, soldei o 4468 na placa e notei que todas as medições deram como o esperado, mas entre GATE e SOURCE o mosfet começou a apresentar curto. Esse mesmo mosfet foi testado fora da placa antes de ser inserido e estava perfeito. Acabei removendo esse mosfet novamente e o testei de novo, tudo certo, apenas quando colocado na placa ele apresenta curto entre GATE e SOURCE. O anterior o 4712 não apresentava curto entre esses dois terminais apenas apresentava resistência baixa entre DRENO e SOURCE, mesmo removido da placa e testado fora, continuou a apresentar resistência baixa entre esses dois terminais. O que pode estar gerando esse curto entre esses dois terminais? Lembrando isso só ocorre quando colocado na placa. Infelizmente não consegui o esquema eletrico dessa placa para tentar rastrear qual componente poderia estar provocando essa alteração no mosfet recem soldado na placa. Lembrando que não é problema na solda, não soldei os terminais GATE e SOURCE o que poderia estar gerando esse curto.

 

Se alguém puder me ajudar ficarei muito agradecido.

 

Abraço a todos e sucesso!

 

 

Share this post


Link to post
Share on other sites

A diferença entre o AO4712 e o AO4468 é que um tem um diodo zener entre drain / source (4712) e o outro um diodo comum, cujas resistências podem ser diferentes mas não impossibilita o uso de um no lugar do outro pois os outros parametros são similares. Vc experimentou outro 4468? Na placa qual a medida ohmica (digital na escala de diodos) entre os pads G e S sem qualquer fet? Coloca a serigrafia completa da mobo para tentarmos localizar esquema.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Prezado amigo solidário Guilherme Mendonça, tirei as medições do mosfet 4468. São elas: no circuito da placa Sony DAONE7MB6D0 REV: D HANNSTAR J MV-6 94V-0 MODELO DO NOTE: PCG-61611X. O mosfet original removido dessa placa foi o AO 4712 esse apresentou impedância baixa entre Source e Dreno, tanto no circuito quanto fora dele. Localizei uma sucata e tirei o 4468 conforme sugestão, medi na placa sucata e impedância de 525 ohms entre Source e Dreno, retirado da placa sucata e medido fora, também os mesmos valores. Foi aqui que começou a diferença. Coloquei esse mosfet 4468 no lugar do 4712, e então percebi que a impedância caiu para 226 ohms, bem diferente do que havia sido medido fora da placa.

Depois com o 4468 fora do circuito encontrei os valores de impedância aceitáveis, mas entre Source e Gate conforme sua pergunta encontrei o valor de 820 ohms PV no Source e PP no Gate. Foi ai que me perdi, não sei o que pode estar ocasionando isso. Porque quando eu havia removido o problemático 4712 que apresentou impedância no circuito e fora dele de 156 ohms, fiz uma medição na escala de Diodo nos contatos da placa aonde esse mosfet estava soldado e consegui todas as medições perfeitas, cheguei a conclusão que era esse mosfet o 4712 tando no circuito quanto fora dele os valores não se alteraram, impedância sempre baixa. Posso te mandar as fotos da mother por e-mail, pode me passar o teu e-mail?

 

Abraço e desde já (novamente) agradeço a tua paciência e dedicação em me ajudar.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Sign in to follow this  

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Create New...