Jump to content
Sign in to follow this  
tectex

Troca de mosfet 4712 pelo 4468...

Rate this topic

Recommended Posts

Prezados amigos, troquei o mosfet 4712 com problema por um 4468. Após a substituição ou seja, soldei o 4468 na placa e notei que todas as medições deram como o esperado, mas entre GATE e SOURCE o mosfet começou a apresentar curto. Esse mesmo mosfet foi testado fora da placa antes de ser inserido e estava perfeito. Acabei removendo esse mosfet novamente e o testei de novo, tudo certo, apenas quando colocado na placa ele apresenta curto entre GATE e SOURCE. O anterior o 4712 não apresentava curto entre esses dois terminais apenas apresentava resistência baixa entre DRENO e SOURCE, mesmo removido da placa e testado fora, continuou a apresentar resistência baixa entre esses dois terminais. O que pode estar gerando esse curto entre esses dois terminais? Lembrando isso só ocorre quando colocado na placa. Infelizmente não consegui o esquema eletrico dessa placa para tentar rastrear qual componente poderia estar provocando essa alteração no mosfet recem soldado na placa. Lembrando que não é problema na solda, não soldei os terminais GATE e SOURCE o que poderia estar gerando esse curto.

Se alguém puder me ajudar ficarei muito agradecido.

Abraço a todos e sucesso!

A diferença entre o AO4712 e o AO4468 é que um tem um diodo zener entre drain / source (4712) e o outro um diodo comum, cujas resistências podem ser diferentes mas não impossibilita o uso de um no lugar do outro pois os outros parametros são similares. Vc experimentou outro 4468? Na placa qual a medida ohmica (digital na escala de diodos) entre os pads G e S sem qualquer fet? Coloca a serigrafia completa da mobo para tentarmos localizar esquema.

Prezado amigo solidário Guilherme Mendonça, tirei as medições do mosfet 4468. São elas: no circuito da placa Sony DAONE7MB6D0 REV: D HANNSTAR J MV-6 94V-0 MODELO DO NOTE: PCG-61611X. O mosfet original removido dessa placa foi o AO 4712 esse apresentou impedância baixa entre Source e Dreno, tanto no circuito quanto fora dele. Localizei uma sucata e tirei o 4468 conforme sugestão, medi na placa sucata e impedância de 525 ohms entre Source e Dreno, retirado da placa sucata e medido fora, também os mesmos valores. Foi aqui que começou a diferença. Coloquei esse mosfet 4468 no lugar do 4712, e então percebi que a impedância caiu para 226 ohms, bem diferente do que havia sido medido fora da placa.

Depois com o 4468 fora do circuito encontrei os valores de impedância aceitáveis, mas entre Source e Gate conforme sua pergunta encontrei o valor de 820 ohms PV no Source e PP no Gate. Foi ai que me perdi, não sei o que pode estar ocasionando isso. Porque quando eu havia removido o problemático 4712 que apresentou impedância no circuito e fora dele de 156 ohms, fiz uma medição na escala de Diodo nos contatos da placa aonde esse mosfet estava soldado e consegui todas as medições perfeitas, cheguei a conclusão que era esse mosfet o 4712 tando no circuito quanto fora dele os valores não se alteraram, impedância sempre baixa. Posso te mandar as fotos da mother por e-mail, pode me passar o teu e-mail?

Abraço e desde já (novamente) agradeço a tua paciência e dedicação em me ajudar.