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Ponto quântico, SUHD, 8K, HDR: o que são estes novos termos em TVs?

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Chegou ao fim mais uma CES, ditando as tendências de vários setores da tecnologia para o restante do ano. Como é comum, o setor de televisores é um dos mais movimentados do evento e, especialmente nesta edição, houve a proliferação de novos termos referentes a telas. Em muitos destes casos, o consumidor nem mesmo sabe o que cada uma destas siglas significa.

 

As fabricantes usaram seus espaços na CES para falar de 4K, OLED, LCD, UHD, SUHD, 8K, HDR, ponto quântico e display com tecnologia de nanocristal. Se tudo isso é confuso até para nós da imprensa, imagine para o consumidor leigo. Por isso o pessoal do Re/Code consultou Ray Soneira, físico e fundador da DisplayMate Technologies para explicar cada um dos termos. Reproduzimos abaixo:

 

QD, Tecnologia de ponto quântico:

O ponto quântico, ou QD (sigla para quantum dot) é a nova aposta para substituir os LEDs que fazem o backlight das telas de LCD. Utilizando nanotecnologia, a expectativa é que estes nanocristais emitam uma luz branca mais pura do que o LED convencional, fazendo com que as cores fiquem mais precisas e vistosas.

 

As fabricantes têm bastante confiança nesta nova tecnologia que não chega a ser superior ao OLED, que ainda é mais confiável para reprodução de imagens escuras e ainda é a única capaz de produzir o preto absoluto. No OLED, cada pixel é aceso ou apagado individualmente, permitindo a reprodução do verdadeiro preto, com total ausência de luz, em vez do cinza escuro apresentado por outras tecnologias.

 

No entanto, o ponto quântico é consideravelmente mais barato que o OLED e por isso a aposta é forte nesta nova tecnologia. Várias fabricantes já estão apresentando seus televisores de LCD que substituem o backlight de LED por um filme de ponto quântico.

 

Tecnologia de nanocristais

Ponto quântico e tecnologia de nanocristais são, em resumo, a mesma coisa, apesar de nanocristais terem outras aplicações além de telas. As fabricantes escolhem o termo de acordo com suas preferências para o marketing.

 

HDR

Você provavelmente já usou HDR na câmera do celular. Agora vários televisores estão saindo de fábrica com esta tecnologia embutida. O High Dynamic Range é um tipo de recurso de software que permite melhorar os detalhes das partes mais escuras de uma imagem para que ela tenha um equilíbrio melhor entre o claro e o escuro.

 

Quando uma fabricante diz que seu televisor conta com tecnologia HDR, quer dizer que um software faz o tratamento da imagem em tempo real para que o resultado seja melhor, revelando detalhes escondidos nas partes mais escuras, mas também recuperando informações que foram ocultas por excesso de luz.

 

Telas 8K

Não deve ser neste ano que as primeiras TVs 8K chegam ao mercado, mas as fabricantes já começaram a demonstrar seus protótipos na CES. Neste caso, o avanço na tecnologia é colocar mais pixels em um determinado espaço.

 

Para comparação, o Full HD tem resolução 1920 x 1080, enquanto o 4K também chamado de UHD, apresenta 3840x2160. O 8K, por sua vez deixa todos para trás com resolução 7680x3840.

 

Mas vale a pena? Segundo especialistas, você pode notar a diferença em telas pequenas apenas se você observá-las de perto, como é o caso de monitores de computador ou tablets, por exemplo. No caso dos televisores, que normalmente ficam distantes do usuário na sala, a diferença só seria notada em telas de 120 polegadas ou mais. Ou seja: o 8K vai demorar para ser uma tendência no mercado.

 

SUHD

A Samsung utilizou a CES para promover seus novos televisores SUHD, que supostamente trariam o máximo em resolução, contraste, brilho e fidelidade de cores. Mas afinal de contas, o que significa o “S” de SUHD?

 

Nada.

 

É isso mesmo. Como foi dito acima UHD e 4K são as mesmas coisas. Como todas as fabricantes estão começando a apostar nesta resolução, a Samsung tenta se diferenciar colocando este “S” na frente, que não possui um significado claro. Nossa aposta preferida é que o “S” vem de Samsung, mas a companhia nega.

 

O vice-presidente Joe Stinziano, em uma entrevista explica o “S”. “Significa várias coisas. Usamos este S como designação quando sentimos que temos um verdadeiro salto na experiência do consumidor. Então você pode colocar qualquer adjetivo que você quiser aí, como ‘superior’, por exemplo”. Então tá certo.

 

Via Re/Code

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