Jump to content
Sign in to follow this  
boda1

Dica Limpar Pad para resoldar chip e garantir a aderência das esferas

Rate this topic

Recommended Posts

 

 

 

 

Segue a seguinte dica para limpar os pads do chip Nortbrige, gráfica etc, Assim com as trilhas na board

 

Aplicar álcool isopropilitico e com uma lixa de água ultra- fina ao de leve sem fazer pressão polir os pontos todos, vai notar que ficam todos uniformes e brilhantes e vai ver que as esferas soldam à primeira no chip.

 

 

Cumps

boda1

 

Se achou a dica útil de joinha

 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Colega, qual a grana da lixa sugerida para este caso?

 

amigo use lixa de agua a mais fina que conseguir encontrar e acabe com pesadelo de soldar as esferas :) um abraço

 

Cumps

boda1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Passar lixa ( qualquer) no chip já acho arriscado. lixa 180 é Insanidade.

 

Não vejo tanto problema em soldar as esferas no chip. isso por que moro no litoral e a oxidação dos pads come solta aqui.

 

uma limpezinha com o ferro de solda e a esferas grudam de boa..

Share this post


Link to post
Share on other sites

ATENÇÃO! CUIDADO COM O PROCEDIMENTO ACIMA CITADO!

 

Colega @boda1, atente que lixa grana 180 é para parede, massa corrida.

 

Como o Perciva falou, também não recomendo o uso dessas lixas em placas.

 

Talvez este método torne-se menos impactante se citarmos lixas acima de grana 1200, pois são para polimento.

 

Porém qualquer uma com grana menor poderá danificar de forma irreversível os pads ou mesmo trilhas por onde passar.

 

Por favor, reveja seus métodos para não ter problemas futuros com retorno de equipamentos, blz?

 

Qualquer dúvida, estamos por aqui.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Vai uma dica, se queres deixar mais limpa possível  e  " melhorar "  soldagem, use K O, aqueles de limpar fivelas de cinturões que militares usam, vai dar um brilho legual nos pats.

Valeu, abraços.

 

joinha galera. rsrsrs

Share this post


Link to post
Share on other sites

@TecnoRoger, acho que você quis dizer KAOL.

 

ele é abrasivo e tem amônia eu também não recomendaria esse procedimento.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Vai uma dica, se queres deixar mais limpa possível  e  " melhorar "  soldagem, use K O, aqueles de limpar fivelas de cinturões que militares usam, vai dar um brilho legual nos pats.

Valeu, abraços.

 

Muito tempo atras eu usei um liquido para polir metais muito parecido com o KAOL, devo admitir que o chip ficava brilhante, impecavel como se fosse novo ! E nunca tive problemas de danificar de alguma forma o integrado.

Parei de usar porque depois de alguns testes reparei que nao fede nem cheira, ou seja, o chip ficava lindo mas os pads oxidados continuavam praticamente iguais entao o trabalho manual era o mesmo.

 

Dica para parar de ficar limpando pads na mao ?

 

Boa malha, bom fluxo, boa temperatura e realizar a limpeza rápido.

 

Polimento legal para os pads da placa ?

 

....vao rir  :)  Papel higienico

 

Boa sorte  8)

Share this post


Link to post
Share on other sites

Meu procedimento é parecido com o que o infosquad falou:

 

Ponta faca, malha de largura um pouco menor que a ponta faca e com os "fios" bem finos, depois fluxo ou isopropilico e por fim retiro o fluxo com uma toalha de rosto bem macia...

Os pads ficam todos brilhando e não fica residuo nenhum de fluxo na placa....

 

Ah, e não reutilizar a malha é um detalhe que eu acho importante também!

Share this post


Link to post
Share on other sites

nesse caso, álcool isopropílico com uma máquina de ultrassom não seria o mais recomendado para limpar a oxidação (independente se é placa ou um chip bga)?

 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Infelizmente o ultrassom também nao rende o resultado esperado nestes casos.

 

 

Particularmente gosto do ultrassom para limpar o chip já com as esferas soldadas, remove o fluxo perfeitamente, além disso também serve para detectar esferas que ficaram mal soldadas.

 

 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Não perca tempo inventado a roda. Use panos de polyester , vai ver que vai ter muitos melhores resultados sem danificar as pistas.

Pesquise no google "clean room wipers". Um pacote de 100 custa 5$.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Eu já usei lixa acima de 1200 e não tive nenhum problema apenas aplico um polimento ao de leve (sem qualquer pressão) um pedaço com meio cm de largo e 1cm de comprimento e com uma o dedo em cima da solução de álcool ao de leve sem carregar limpo e fica super brilhante o que notei e que compartilhei é que as esferas soldam extremamente bem.

depois de soldar as esferas medi o chip até hoje ainda não voltou nenhum mas é necessários cuidados como já foi aqui mencionado nunca pressionar não estamos a polir pintura.

 

cumps

boda1

 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Boa tarde, aqui eu uso esse procedimento ja a alguns anos, com os pads limpos coloco acetona em cima e deixo 2 minutos, (da pra ver a acetona ficar suja) quando passar os 2 minutos passo a lixa dagua 1200. fica muito bom. faço isso na placa e no integrado. fica show.

as esferas grudam muito bem...

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Sign in to follow this  

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Create New...