Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Estufa de Baixo Custo

Avalie este tópico:

inovetec

Posts em destaque

• 2 semanas depois...

Como já disse, a minha é de lampada, revestida com papel laminado em cima e borracha em baixo. A temperatura fica em 50° (coloquei um termômetro que comprei no mercado livre). Agora aproveitando a pergunta de nosso amigo, estou na dúvida se vale a pena colocar uma ventoinha na parte de traz para circulação de ar internamente, pois, a minha já tem saída para a umidade, como já expliquei, feita de tiras de borracha, como uma cortina no formato:  "IIIIII". Pensei em colocar uma ventoinha bem fraca, por exemplo uma de 220v, ligada em 110v, pois, fiz uma experiencia e ela fica girando bem devagar, só espalhando o ar. Será que vale a pena? Eu vou postar umas fotos, é que estou bastante atarefado esses dias ainda mais depois de sair de uma gripe que me deixou 5 dias de cama, mas, assim que tiver um tempinho vou bater as fotos e postar. Ela é bem pequena, mas até o momento está servindo bém.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• 1 mês depois...

muito boa! eu fiz uma de 1 metro por um metro adicionei 12 lampadas incandecentes de 40w 220v esta se mantendo bem a temperatura varia um poco de 70 a 80 graus mais nao acoplei nem um termostato uso o multimetro para medir a temperatura sei que nao da a temperatura exata mais o importante que funciona e nao empene e nem levante trilha na placa na hr de fazer solda :)

Link para o comentário

Caros, boa noite

Gostei muito de muitas ideias que ví aqui, mas, muitas delas, para muitos, fica impraticável, principalmente para quem está iniciando.

Eu tenho uma desde que comecei,  Feita com caixa de impressora, de papelão.  Forrada com papel alumínio, desses, comprados em mercado mesmo e com uma lâmpada de 60w.  Não precisa mais do que isso para desumidificar uma placa, na caixa do tamanho da minha, que é 15x30x40 cm, onde cabem 8 placas, tranquilamente.

Eu já medi a temperatura e após a primeira hora, o interior da caixa, inteiro, já está em torno de 70º.  O que já e mais que o suficiente, uma vez que a 100º é o ponto de ebulição da água. Então, se você deixa uma placa, recém lavada, dentro de uma caixa a 70º durante 6 horas, toda umidade irá evaporar.  Para isso, basta que se deixe uma pequena abertura na parte superiora da caixa, para que essa umidade possa sair, uma vez que, o ar quente, mesmo  úmido, é mais leve que o ar frio, então, Vamos às contas.

Caixa de papelão:  De graça, qualquer mercadinho te da uma caixa, se não tiver uma de impressora ai.

Fio: De graça,  Qualquer pedaço de fio que tiver, até mesmo um cabo de força de qualquer gabinete ou impressora ou fonte de note que tiver por ai, perdido, serve, basta que se corte a tomada fêmea e ligue ao bocal;

Bocal da lâmpada: Entre R$ 5,00 e R$ 7,00 em qualquer casa de material de construção;

Lâmpada incandescente de 60w:  entre R$  1, 50 e R$ 2,00;

Papel alumínio: Entre R$ 2,80 e R$ 4,00;

Valor total: R$ 13,00 , comprando tudo do mais caro e R$ 9,30 nos mais baratos. 

E, pode ter certeza e fazer os testes até mesmo com um simples multímetro com termopar K e verá a temperatura que está dentro da caixa 1 h após estar ligado e meça após 6 horas.

Espero ter ajudado.  Se alguém concordar ou gostar de dica, aceito também um joinha, risos.

Link para o comentário

• 1 ano depois...

Ola, Estou pesquisando bastante sobre estufa pois quero fazer uma para min. Por isso resolvi reabri este post, caso alguém possa me ajudar. Já várias fotos na net, mas todas estufas são feitas de Papelão, eu queria algo mais consistente. Achei este vídeo, achei muito legal a ideia, mas não queria fazer de madeira tbm,sei que o topico é estufa de baixo custo, mas alguma outra ideia?

Link:https://www.youtube.com/watch?v=ynlYwm1U-Lk

Link para o comentário

• 2 meses depois...

Lucas Correa,

o que voce usou embaixo para firmar as placas em pé? não consegui identificar o que voce usou, poderia me informar por favor.

e a lampada que voce usou é meio laranja,que lampada é essa?!

Henrique o suporte é esse

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Sao 2 lampadas de 40w sao umas incandescente que meu pai usava antigamente em uma luminaria nao tem diferença so é amarela

Link para o comentário

Valeu Lucas, estou pensando em fazer uma igual, mas tenho em casa tem um forno Layr com o seletor de temperatura manual a partir de 50º ele tem a função de dourar (ou seja tem uma resistencia em cima) a resistencia debaixo estragou, seria possivel usar este forno? ele é bem grande, vou anexar uma foto dele.

a questão é, faço um igual ao seu, ou compro um forno novo para minha mãe rsrs tendo em vista que ela ia mandar arrumar o dela, ai como não vou precisar acredito eu da resistencia debaixo funcionando, penso em pegar o dela pra mim e dar ela um novo, o que acham!?

Link para o comentário

acho que vou fazer uma igual a sua mesmo, tenho receio de torrar os capacitores, voce costuma usar ela para desumidificar por quanto tempo? antes de fazer reballing

e para lavagens de placa de pc e nb vc tem deixado por quanto tempo? ..uma ultima pergunta rsrs como fixou o papel aluminio no mdf por dentro

tem o link aonde comprou este termômetro digital?

abraço, valeu pelas dicas

Link para o comentário

acho que vou fazer uma igual a sua mesmo, tenho receio de torrar os capacitores, voce costuma usar ela para desumidificar por quanto tempo? antes de fazer reballing

e para lavagens de placa de pc e nb vc tem deixado por quanto tempo? ..uma ultima pergunta rsrs como fixou o papel aluminio no mdf por dentro

tem o link aonde comprou este termômetro digital?

abraço, valeu pelas dicas

.   

Me recomendarao deixa as placas 24horas com a temperatura de 60 a 70 graus com as 2 lâmpadas dela . O papel colei com cola quente

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Se puder deixe um joinha pra ajudar  :)

Link para o comentário

Nossa muito tempo, eu quando lavo eu uso agua e detergente, mas ja vi que não é muito legal, deixava ela secando na estifa de papelao mesmo por 6 horas com uma lampada de 100w mas antes de por la euu batia um jato de ar para tirar um pouco da agua, mas daqui a diante pretendo usar isopropílico, pincel anti-estatico e spray limpa contato, e dai deixar na estufa apenas para secar, o processo de bga ainda não faço, mas em breve farei uns cursos na tecnoponta e comprarei uma maquina de reballing.

obrigado pela ajuda, ah ..dei o joinha la pra vc blz  :)

Link para o comentário

• 4 semanas depois...
  • 1 mês depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...