Jump to content
Sign in to follow this  
fabiomaua

devolvido ECS-TIGD-CI4 transistor

Rate this topic

Recommended Posts

Olá pessoal

Entrou em minha bancada uma placa que quando o técnico foi parafusar a placa no gabinete, a chave de fenda escapou e arrancou um transistor da placa. Esse transistor saiu voando e o técnico me trouxe a placa para repor esse componente. A placa, agora liga mas não dá video.

Não tenho esquema elétrico, mas como em volta dele tem mais 3 transistores iguais acredito que esse que saiu voando é o mesmo modelo. A minha dificuldade é saber ler esse transistor, eu não tenho ideia de como saber qual posso colocar no local, se tem que ser o mesmo numero ou pode ser outro. Deixo as imagens pra quem possa me ajudar.

A primeira foto está fosca, mas dá pra ver os componentes na placa

A segunda foto, foi com o meu microscópio q mostra a numeração dos componentes

DSC07295_Medium.JPG.0b75b92c989f8bf5eb64bd9973d43bd8.JPG

Thu_Jan_15_09-49-56.jpg.0702d79079c4eac1494bfcd280074092.jpg

Edited by FLAVIOTECH

É necessário qUe se coloque um transistor do mesmo modelo, de preferência retirar de uma sucata de mesmo modelo. Mas caso não tenha, retire algum transistor dessa placa e meça suas propriedades e então encontre algum de outra placa de sucata que tenhas as medidas aproximadas. Boa sorte.

Olá

Eu achei em sucata, mas mesmo assim a placa não funcionou... infelizmente devolvi sem conserto.

Valew

Pessoal sei que esse tópico esta como devolvido, mais será bom para todos vcs. Quando esse transistor Q38 em curto é pq o PWM esta em curto também o CLK1 e olhem o Cristal X3. Espero ter ajudado e peso desculpas para os moderadores, pois vi necessário postar isso pois nos técnicos temos que se ajudar.

Pessoal sei que esse tópico esta como devolvido, mais será bom para todos vcs. Quando esse transistor Q38 em curto é pq o PWM esta em curto também o CLK1 e olhem o Cristal X3. Espero ter ajudado e peso desculpas para os moderadores, pois vi necessário postar isso pois nos técnicos temos que se ajudar.

You are not allowed to view links. Sign in or sign up.
olá boa tarde. EVITE fazer comentário em Tópicos antigos e Devolvidos. O amigo é só abrir um Tópico como Dica e posta ok. Faça isso e apague este comentário que faz certo. Antes você abri um e coloca tudo assunto bem legal de acordo com as regras do Fórum que é:

O padrão de organização:

Marca + modelo da placa (MB) + defeito

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Sign in to follow this  

• Similar Content

• By 14bis
      Olá

Ao acionar o botão power, a placa fonte dá 3 toques no relê, liga o led power vermelho e depois fica piscando e se apaga. Neste tempo, ela não dá a imagem

Peguei algumas placas de um parceiro e que não tinha certeza que estavam funcionando. A T Con, que é a menor de todas da imagem, esquentava muito e tirava a tensão de 200v que ia para a placa da esquerda (não sei o nome, considerar a placa fonte como do meio). Troquei pela T Con desse meu parceiro e parou de matar a referida tensão. Antes de fazer essa troca, também troquei a placa fonte que estava sem essas tensões, mesmo ela isolada

E ainda assim, não arrumei a TV. É possível que a tela esteja em curto? Sinceramente, uma TV dessas com duas placas com defeito e ainda assim não ter sido resolvido... é o fim da picada

• By felipecrestanibjj
      Boa noite, estou com esse note, sem vídeo no interno/externo. constatei um curto na linha de memória. Porem não encontro o mesmo. Injetando 1v o consumo vai limitado a 1ah e nada esquenta! 
      Removi o PU501, medindo nos pad os pinos 5 e 19 apresenta curto em relação ao terra. Como tenho dificuldade em ler o esquema, não sei de onde vem essa tensão, ou se ela é gerada nesse ci.

Quem puder dar uma força agradeço. 

link do esquema: 

• By CacaDaPB
      Arranjei um notebook CCE modelo X345E com Chipset HM75 e Core i3 2328M, troquei a CPU por um i7 3610QM de um antigo notebook LG que eu tive, tudo funciona a mil maravilhas, exceto pelo Turbo Boost, a velocidade de Clock base dele é 2.3GHz com turbo para 3.3GHz (ARK), porém ele só funciona até a frequência base de 2.3GHz, tentei alguns softwares da Intel e o mesmo alega que meu CPU não tem suporte a Turbo Boost sendo que tem, diz no ARK e eu vi funcionando no meu antigo LG.
      Tentei versões diferentes do Windows, tentei Ubuntu, em nenhum ele funciona (inclusive o Ubuntu relata que ele está desabilitado).

Aí cheguei a conclusão que pode ser a BIOS, a versão da BIOS dele é 1.05 e do EC é 1.03, a placa mãe diz ser Intel Emerald Lake 2 HM75 FAB1 (F42 VER:C).

Tentei algumas BIOS daqui do Fórum mas sempre diz que é igual ou mais antiga (winflash)
      Alguém tem uma BIOS mais nova dessa motheboard pra mim tentar atualizar e ver se ele sobe o Turbo Boost, ou pode me ajudar com isso?
      O Notebook está sem bateria, mas acho que não influencia...
    • By Tor Soluções
      Este notebook foi reparado a 2 dias, estava em curto um capacitor, coloquei um de mesmo tamanho no lugar, o note liga carrega a bateria, mas se abrir algum jogo e ele começar a usar a placa dedicada gtx1050ti ele para de carregar, o cabo da fonte dell continua aceso por alguns instantes e se eu recoloca-lo ele volta a carregar se eu fechar o game, se eu deixar ele conectado enquanto o jogo continua aberto em algum momento a ponta da fonte apaga como se estivesse em curto, pesquisei em alguns fóruns e vi que este problema é bem recorrente neste modelo, já atualizei a bios e alterei algumas configurações de charge na bios.  
    • By Betinhodaeletronica
      Minha caixa cm-14 nao ta ligando nem acende display,desligada fica led verde e ligada leve vermelho

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Create New...