Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Situação com Mosfet...

Avalie este tópico:


tectex

Posts em destaque

Prezados amigos, ao tirar um mosfet 4712 de uma mobo eu testei os contatos aonde ele estava fixado. Bem enquanto ele estava fixado a resistencia entre dreno e source era em torno dos 154 ohms, após removê-lo testei os pontos de contato na placa aonde ele estava soldado e a resistencia encontrada foi de 525 ohms entre dreno e source. Deduzi que esse mosfet estava com problemas, como removi testei fora da mobo e seguiu a resistencia na casa dos 154 ohms. Pronto mosfet com problema. Peguei outro similar 4468, testei antes de colocá-lo na mobo e resistencia 525 ohms, ótimo! Coloquei ele na mobo e? Custo entre source e gate, e entre dreno e source tudo ok, porque esse outro mosfet apresenta curto entre source e gate e o anterior não? Quando removi o 4468 fui testar os contatos aonde ele estava soldado na placa e continuou o curto entre source e gate. Não entendi mais nada, é como se eu tivesse criado um curto entre esses contatos da mobo. Alguém poderia me ajudar a entender o que pode ter ocorrido, nunca vi nada parecido com isso. Pode um mosfet gerar um curto nos terminais da mobo aonde ele foi soldado? Não havia curto entre esses dois terminais quando esse mosfet foi testado fora da mobo e quando soldado ficou em curto,vejam que a solda foi bem feita, não foi gerado curto durante a solda.

 

Agradeço se alguém puder ajudar a elucidar esse mistério.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Colega, entendo que neste caso pode haver um curto na trilha, ou o mais provável que haja um curto no circuito no qual esse mosfet alimenta. O que ele está alimentando? Se for algum Ci, retire. Se for Vcore meça capacitores. Enfim, veja para onde vai a tensão dele. Pode também ser algum outro componente que esteja ligado a ele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezados amigos, ao tirar um mosfet 4712 de uma mobo eu testei os contatos aonde ele estava fixado. Bem enquanto ele estava fixado a resistencia entre dreno e source era em torno dos 154 ohms, após removê-lo testei os pontos de contato na placa aonde ele estava soldado e a resistencia encontrada foi de 525 ohms entre dreno e source. Deduzi que esse mosfet estava com problemas, como removi testei fora da mobo e seguiu a resistencia na casa dos 154 ohms. Pronto mosfet com problema. Peguei outro similar 4468, testei antes de colocá-lo na mobo e resistencia 525 ohms, ótimo! Coloquei ele na mobo e? Custo entre source e gate, e entre dreno e source tudo ok, porque esse outro mosfet apresenta curto entre source e gate e o anterior não? Quando removi o 4468 fui testar os contatos aonde ele estava soldado na placa e continuou o curto entre source e gate. Não entendi mais nada, é como se eu tivesse criado um curto entre esses contatos da mobo. Alguém poderia me ajudar a entender o que pode ter ocorrido, nunca vi nada parecido com isso. Pode um mosfet gerar um curto nos terminais da mobo aonde ele foi soldado? Não havia curto entre esses dois terminais quando esse mosfet foi testado fora da mobo e quando soldado ficou em curto,vejam que a solda foi bem feita, não foi gerado curto durante a solda.

 

Agradeço se alguém puder ajudar a elucidar esse mistério.

 

 

Vamos por partes:

-Vc tem certeza que antes não tinha curto entre source e gate? Não confundir resistência muito baixa (apita) com curto. Quando meço curto entre ilhas sempre inverto as pontas para confirmar

-O AO 4712 tem um zener interno entre dreno e source. Dependendo da colocação das ponteiras vc estará medindo a resistência do diodo (154 ohms) Se inverter as pontas (dreno/source) fora da placa continua medindo 154??

-Em termos de resistência o AO4468 pode medir um pouquinho diferente pois tem um diodo comum entre dreno e source enquanto o 4217 tem um zener.

-Como disse o Gilson veja os componentes ligados diretamente aos pontos que apresentam curto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezado Gilson, bom dia! Obrigado pela resposta, é dolorosa essa nossa vida de rastrear curtos em placas não é? Achei a sua resposta bem precisa, me restou seguir o teu conselho e tentar localizar esse curto. Mas meu caro, o que achei mais estranho é que esse curto iniciou no momento em que soldei o novo mosfet, e foi isso que me deixou muito encucado, pois não consigo imaginar que ao soldar um novo componente na placa (sem energia) possa provocar um curto no local aonde outro mosfet estava e esse curto permanecer, muito estranho isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezado @Gilson Macedo, vamos lá!

 

* Antes o 4712 no circuito não apresentava curto, continua a não apresentar depois de removido e testado fora do circuito.

*Perfeito, a resistência é baixa mesmo no caso os 154 ohms, quando apita ou em "0" ou perto disso aí sim considero curto, no caso os 154 ohms não faz apitar o multimetro.

* Não quando inverto tenho outras informações são elas:

------------------------------------------------------------------------

Dreno (PP) e Source (PV) = 154 ohms

Gate (PP) e Source (PV) = Resistência alta (infinito)

Voltando a (PP) que estava no Gate para o Dreno volto aos 154 ohms

------------------------------------------------------------------------

Dreno (PV) e Source (PP) = Resistência Alta (infinito)

Gate (PV) e Soure (PP) = Resistência Alta (infinito)

Voltando a (PV) que estava no Gate para o Dreno (Curto = 0 ohms), mas mantendo a (PV) no Dreno a resistência vai aumentando até ficar altíssima, no caso 1. (infinito).

-----------------------------------------------------------------------

 

Fiz os mesmos testes no 4468 a única diferença entre eles é que no 4468 tive esse resultado:

 

------------------------------------------------------------------------

Dreno (PP) e Source (PV) = 528 ohms

Gate (PP) e Source (PV) = Resistência alta (infinito)

Voltando a (PP) que estava no Gate para o Dreno volto aos 528 ohms

------------------------------------------------------------------------

Dreno (PV) e Source (PP) = Resistência Alta (infinito)

Gate (PV) e Soure (PP) = Resistência Alta (infinito)

Voltando a (PV) que estava no Gate para o Dreno (Curto = 0 ohms), mas mantendo a (PV) no Dreno a resistência vai aumentando até ficar altíssima, no caso 1. (infinito).

-----------------------------------------------------------------------

 

* Respondendo, sim invertendo as ponteiras com o mosfet fora da placa continuo a ter os 154 ohms.

 

 

Pois é nobres amigos dedicados em ajudar, acredito que o 4712 realmente esteja com problema ou não? Por apresentar essa resistência baixa de 154 ohms entre Dreno (PP) e Source (PV)?

 

Esse mosfet não deveria apresentar uma resistência maior entre esses dois PADs? O zener seria o responsável por esse diferença de 528 ohms do 4468 para 154 ohms do 4712?

 

Se puderem contribuir com mais alguma possibilidade ficarei muito agradecido.

 

De qualquer forma vocês foram fantásticos!! 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem amigo sugiro que faça como amigo Gilson Macedo disse verifique primeiramente componentes em paralelo com o gate dreno do mosfet, depois verifique circuítos com a mesma nomenclatura. Acho o que talvez tenha ocorrido que a diferença de impedância do 4468 e do 4712 deve ter feito que algum circuíto ficasse saturado gerando assim um aparente curto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Testando o AO4468 fora do circuito (está funcionando no circuito)

PP no dreno e PV no source = .5xx

PV no dreno e PP no source = infinito

PP no dreno e pv no gate = infinito, mas vc "armou" o fet e sem retirar a PP do dreno e voltando a PV para o source = 0 ou baixa resistência e DVM apita. Significa que (teste básico) o mosfet não está em curto e está chaveando. Pra desarmar PV no source e PP no gate e o fet volta ao estado de repouso.

este é o procedimento que uso para testar fora do circuito um mosfet single canal N

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é grande Guilherme, pois foi o que fiz, no circuito ambos funcionam de forma parecida, ou seja, esse curto que existe no circuito é passado para o Source Gate do mosfet.

 

Nenhum dos dois tipos de mosfet estão funcionando no circuito, pois existe um curto entre Gate e Source que fora do circuito não aparece.

 

O meu problema é encontrar esse tal curto.

 

Vou tentar fazer o que o outro nobre colega  @LucT, sugeriu, achei interessante por outra ótica, testar componentes em parelelo entre o gate dreno do mosfet deva ter saturado algum circuito.

 

Vou tentar fazer a varredura dessa forma.

 

Pessoal estou postando fotos que tirei dessa mother e também estou enviando o esquema para ficar mais fácil receber ajuda.

 

Agradeço ao empenho de todos.

 

Pessoal um outro detalhe que achei muito interessante nessa máquina que chegou e não ligava nada, era que o botão de power não tinha de forma alguma os 3v, cheguei a pegar outro e também nada.

 

A página que estou analisando no esquema é a 31.

 

Abraço.

 

Sony_2.jpg.89b378cf97b57c04f1b13b8972a446d1.jpg

Esquema_Sony.jpg.6343ec2c4efb6f5c28198b24d8a94654.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...