Jump to content
Sign in to follow this  
brunoburn

Positivo SIM 7480 - ECS MB40IA1 REV.01 - Matando a fonte

Rate this topic

Recommended Posts

Pessoal, estou com esse dispositivo que ao pressionar o Botão Power, acende o led e apaga em cerca de 1 segundo.

Ja regravei a bios, e tenho as seguintes tensões nela:

pin1 3.3v

pin2 0,55v

pin3 3,3v

pin7 3,3v

pin8 3,3v

No CN da Bateria tenho:

pin1 0

pin2 3,3v

pin3 0

pin4 3,3v

pin5 3,3v

pin6,7,8 0v

A placa possui alguns Testpoints de tensão:

Jp1 +3va, Pj2 +5va, pj3 +1,05v

pj1 +1,05v, pj4 +0,85v, pj6 +1,8v

pjp5 +1,5vs, pjp508 +0,75vs ddr.

Estas tensões estão ok.

Pjp4 e Pj7, nao estao ok. ( o que acredito ser normal, tendo em vista que aferi as tensões sem o processador na placa. )

Removi a PL6 e entao a maquina ficou acessa por 4 segundos aproximadamente, Pu4 e pu5 esquentaram bastante. Logo em seguida ela voltou a ligar e desligar rapidamente. Existe uma impedância de 0,35ohms do side1 em relação ao GND da placa.. seria isso um sintoma de que o 8153ln esta com problemas? ja pequei uma placa de outro modelo que usava esse regulador e apresentava um sintoma semelhante.. tambem estou desconfiado do I/O..

Como os colega procederiam para averiguar se é um curto em uma linda de VS ou se é o IO?

Amigo como as tensões estão aparentemente normais, sugiro dar uma olhada na frequência dos cristais pois eles também fazem parte da sequencia de ligamento do notebook

You are not allowed to view links. Sign in or sign up.
, estou desconfiado que há um curto matando a fonte rapidamente.. no verso da PL5 tem alguns capacitores minusculos marcando uma impedancia de 0,35ohms.. 

, estou desconfiado que há um curto matando a fonte rapidamente.. no verso da PL5 tem alguns capacitores minusculos marcando uma impedancia de 0,35ohms..

Faço o seguinte teste com esses capacitores: ponta preta no terra, ponta vermelha no capacitor. Deve apresentar tensão apenas de um lado, do outro ficará em 0. Se apresentar tensão dos dois lados está em curto.

Faço o seguinte teste com esses capacitores: ponta preta no terra, ponta vermelha no capacitor. Deve apresentar tensão apenas de um lado, do outro ficará em 0. Se apresentar tensão dos dois lados está em curto.

Companheiro

, fiz conforme voce me instruiu e nao encontrei nenhum capacitor que nao tivesse um lado com 0v..

Este dispositivo, não responde todas as vezes que pressiono o botao de ligar. Depois que ele ativa e desativa a primeira vez, é necessario esperar alguns segundos para que ele possa fazer denovo.. Seria esse " delay" uma consequencia de algum circuito de proteção funcionando na area onde ha um possivel  curto?

Verificar se há algum curto no processador, ou mesmo no soquete.

Ponta vermelha no terra e ponta preta nas saídas das bobinas, deve ter uma resistência de 3 homs. Ponteiro não pode ir até o zero, pois isso indica curto. Retire o processador e recoloque, refaça o teste e se de novo encontrar a mesma resistência, então ou o processador, ou a área que alimenta ele está em curto.

Retirar o processador e fazer o teste para ver se tem curto. Do mesmo modo: ponta vermelha no terra,  ponta preta na saída ou na entrada da bobina. Se der 0 é porque tem curto.

Esse mesmo procedimento deve ser feito também nas bobinas.

Remove a bateria de lítio também.

Se tiver o esquema da placa também vai facilitar.

, sem o processador no socket, temos PL5 com .030 em relação ao terra.. é a unica bobina que tem esse valor, as outras dao de .131 a .612 ..

com o processador, muda um pouco, tenho

PL5 sai de .032 para .025

PL8 sai de .131 para .018

PL7 sai de .131 para .026

PL9 sai de .612 para .015

o esquema é esse