Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Provedor... Como iniciar um novo empreendimento nessa área

Avalie este tópico:


H3710

Posts em destaque

Caros amigos, venho hj comentar e esclarecer algumas dúvidas com vcs.

 

Pode ser que este neste tópico a gente visualize um filão de mercado, ou não hehehe

Peço que se vc está com um pouco de pressa,

 

leia mais tarde e com calma para realmente entender o caso.

 

Não tenho urgência nas respostas, obrigado.

 

-----------------------------------------------

 

Já não é de hj que tenho percebido empresas de telecom que iniciam com uma portinha pequena e uma Kombi e no máximo um ano depois a mesma empresa está com uma frota e com um baita prédio.

 

Vamos então ao meu caso:

 

1 - Moro em Curitiba, porém em uma região que devido sua densidade demográfica, grandes operadoras como GVT, OI, Copel, etc,  não tem cobertura, ou seja, não oferecem seus serviços.

 

 

AP01.png

imagem 01

 

2 - Em meu Apartamento tenho a internet da ZÉBANANA, cujo eu pago 80reais mensais pela conexão de 5Mb, o ZÉBANANA é o único que oferece internet via cabo, os outros são via radio.

 

3 - Dando uns pings prá lá e outros pra cá, descobri que o provedor de internet que realmente me dá acesso, é uma grande empresa chamada SUPERMEGAX.

 

ou seja

 

ZÉBANANA contratou um link da SUPERMEGAX, que trouxe fibra ótica até a entrada do condomínio, o ZÉBANANA instalou um armário com switch gerenciável, onde ele distribui para os apartamentos.

 

 

O condomínio (marcado em vermelho imagem 01) possui274 apartamentos em 17 blocos, considerando que apenas 100 contrataram ele com o plano mais barato (80reais 5Mb), isto gera um rendimento de R$8000 por mes.

 

 

 

 

AP02.png

imagem 02

 

 

Se um link empresarial de 200Mb desse custasse 3Mil reais (não deve ser tudo isso), ele ainda tem um lucro de 5Mil reais.

 

 

 

Agora considerando que ele tbm vende para os condomínios vizinhos, de quanto seria esse faturamento, e como vcs podem ver nas fotos e no mapa, são vários empreendimentos semelhantes em varias regiões diferentes.

 

AP03.png

imagem 03

 

 

 

O que vcs me dizem??

 

Tenho algumas questões:

 

O Que é necessário para fazer uma instalação parecida com essa?

Switch, Server, Nobreak, fibra, Par Trançado, etc.

 

Como se dá essa instalação?

To falando no quadro de distribuição mesmo, linhas guias, par trançado, interface com fibra ótica

 

Contrato com SUPERMEGAX?

Pessoa fisica/juridica, é legal esse repasse de conexão? Quanto custa esse serviço, até onde eles instalam e onde começa o trabalho do Zébanana?

 

O que eu preciso de conhecimento sobre redes para encarar uma dessas??

 

 

Editado: por o__rionTG
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@H3L10

 

A ideia é interessante.

 

Comece pesquisando no site da Anatel, já vi vários tópicos sobre isso lá.

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

 

Aqui tbm tem alguns assuntos referentes a provedores de internet.

 

 

 

Abraço,

Fábio

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parte burocrática não sei como funciona, mas deve ser bem cruel.

 

Em relação a lançamento de fibra, é bem caro o serviço e os ativos de rede também, e até onde sei não se pode lançando cabos nos postes, é necessário alugar o espaço com a concessionária de energia no caso. Então pra uma residência não deve ser viável, pra um condomínio pode até ser a médio ou longo prazo pra uma empresa pequena.

 

Os links dedicados sempre foram uma fortuna, 200MB dedicado com certeza é mais de 3 mil sim, se for dedicado.

 

Cabo par trançado não é indicado a passagem deles por postes e ainda tem a limitação de de tamanho.

 

O ideal seria fazer um plano de negócios pensando em todos os possíveis custos que teria, pois para este tipo de negócio seria um investimento MUITO alto e terias que ter equipe de suporte também.

 

Já via rádio o custo diminui bastante, de repente seria interessante também fazer uma análise nesse modo também.

 

Creio que o dinheiro de investimento que precisarias para abrir um provedor via fibra seria muitissimo alto, com esse din din poderias abrir um negócio muito bom e bem equipado de manutenção em eletrônica e o retorno seria mais rápido.

 

Acho um negócio de risco muito alto, contando ser todo legalizado.

 

Bom planejamento.

 

Roberto

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cãozinho querido...

 

Eu forneço internet em um pequeno prédio onde morei. São apenas 26 28 apartamentos e a distribuição é apenas via WIFI, nada de cabos. Para o cliente que possui um PC Desktop sem wifi, vendo pra ele um adaptador USB.

 

No meu caso, o link é ADSL comum, de 15Mb/1Mb. Não coloco mais do que 12 clientes, para não diminuir a qualidade do serviço.

 

É uma opção minha não expandir, mas se quisesse poderia pegar um link dedicado de maior capacidade e distribuir para mais pontos até externos ao prédio.

 

A estrutura, no meu caso, é a seguinte:

 

  • 1 modem ADSL, recebe a linha telefônica e transforma em internet
  • 1 mikrotik, gerencia todas as conexões, faz o roteamento e autenticação dos usuários
  • 1 switch de 8 portas 100mbps
  • 6 roteadores wifi de baixa potência (100mw cada), distribuídos de forma que todos os apartamentos são atendidos satisfatoriamente.

 

O Modem ADSL fica num local central do prédio, dele vai para o miktorik e dele vai para o switch. Do switch saem todos os cabos para interligar todos os roteadores wifi.

 

Dessa forma, os roteadores wifi ficam apenas como ponte, quem faz todo o gerenciamento é o mikrotik.

 

 

Investimento (valores finais aproximados, para consumidor):

  • 1 modem ADSL: já vem na assinatura do link
  • 1 miktorik: R$250,00
  • 1 switch: R$45,00
  • 6 roteadores: R$85,00 cada, total R$ 510,00
  • Cabeamento entre equipamentos: uns 200 metros, R$200,00
  • Mão de obra: minha mesmo

 

Total: R$1.005,00

 

Porém, eu não fiz esta instalação toda de vez. A medida que ia surgindo clientes em outros andares eu ia passando o cabeamento e colocando os roteadores.

 

A mensalidade de cada computador custa R$30,00.

 

Então, a grosso modo, mensalmente tenho R$360,00 fixo.

 

A minha conta de telefone/celular/link ADSL fica em torno de R$ 310,00, sobrando um pouco para manutenção/investimento na própria rede.

 

Manutenção na rede? Quase zero.

 

Meu trabalho? Cadastrar clientes, liberar e bloquear o sinal em caso de falta de pagamento.

 

Vantagem para mim? Não pagar conta de telefone.

 

 

Como já citei, não é meu interesse aumentar a rede, senão poderia colocar outro link igual e distribuir para mais clientes, aumentando apenas o valor do link, que está em torno de R$100,00. Daí partiria para lucro de R$ 260,00 mensais.

 


 

Agora vamos lá. Minhas considerações sobre o seu tópico.

 

Se você tem $$ pra investir, abra um CNPJ (acredito que MEI já serve) e contrate um link dedicado pequeno, via cabo metálico mesmo, com uma operadora. Faça um prédio do seu condomínio. O seu, por exemplo. Faça a distribuição do sinal, seja por rede cabeada ou wifi. Não coloque muitos clientes para manter a qualidade de acesso, apenas para pagar o custo. Isso fará automaticamente a sua propaganda.

 

A medida que for entrando dinheiro você vai investindo em outros prédios, e até num link dedicado melhor, para ter mais qualidade e mais clientes.

 

Enquanto pequeno, você não precisa ter registro na Anatel. Só se o seu concorrente não gostar que tá perdendo terreno e lhe denunciar.

 

Se dá certo? Claro que dá. Tenho colegas aqui na cidade que vivem só de internet.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@H3L10,

 

Legalmente:

- Abra uma empresa para Serviço de Comunicação e Multimedia;

- Contrate um Engenheiro ou Tecnicos de Telecomunicações;

  sim é necessário te-lo em sua folha de pagamento.

- Credencie sua empresa no CREA;

 

Feito isso:

- Sugiro que contrate uma empresa de assessoria em SCM para dar entrada

  na documentação na Anatel e dar-lhe assessoria na estrutura necessária para o tipo serviço que irá prestar. Pode ser feito por 

  voce, mas voce sabe né....

- Aguarde toda a ocorrência dos processo ate que sua autorização saia

  no Diário Oficial.

- Contrate um link dedicado de uma operadora.

- Todo o restante a Assessoria lhe informara e ajudara nos caminhos...

 

Como pode ver.. Vai haver um custo inicial.

 

 

Ilegalmente:

 

- Siga como Bruno sugeriu.

- E Seja Feliz..... masssss.

 

Caso seja denunciado e a ANA lhe pegue Você será processado criminalmente, sim, criminalmente,

alem de uma multinha que hoje deve estar em torno de R$ 10.0000,00. Ainda terá que gastar com

advogados, custas judiciais, etc.....

Estou citando isso porque muita gente não informa isso e nem tem ideia do fumo. Mas cabe a cada um analisar se o risco compensa

 

Não tenho os dados certinho e até onde sei é de "orelhada" rsrs..., mas diante do exposto acho

que fica mais fácil de voce buscar  os caminhos.

 

Boa Sorte amigo!

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Conversa com NEO

 

Assim cara, provedor da dinheiro, se souber gerenciar, mas não é tanto quanto pensas, e o retorno é lento.

Precisa de equipe técnica, não sonhe que vai dar conta sozinho.

A fibra que chega na portaria pode até ser da turbonita, mas o zéruela pagou pra eles levarem essa fibra lá portanto se quiseres levar outra fibra vais ter que pagar por ela, a não ser que haja banda sobrando na fibra além da que o zéruela contratou.

Pra estar em conformidade com a anatel tens que ter link redundante ou seja além da fibra da turbonita tens que contratar um link similar da turboneca, além disso tens que ter 3 servidores de dns, e tens que ""comprar" um range de 100 ip's reais". Vais precisar de um servidor de autenticação, é também de suma importância ter um bom QOS, bons switchs gerenciáveis etc etc...

Pra tocar o primeiro mês com 50 clientes, todo esse material, mais um técnico pra ajudar, é no mínimo 15k no ato, e pode precisar mais.

Se bem me lembro é mais ou menos assim que a coisa funciona...

 

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, posso realizar o projeto para ti me der mais detalhes em seu caso recomendo pegar um link na cidade vizinha lhe passo os equipamentos para ser comprados e faço a configuração. Você quer atender quantos clientes? Como séria sua topologia me passa a latitude e longitude do ponto A e B ou seja o ponto onde você vai pegar o link e o ponto onde chegar o link. A GVT, Oi, ou Embratel passa em sua casa se não a solução é pegar como eu disse em uma cidade vizinha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...