Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Asus G53S WA1 placa N0AS1122 MB0218870...

Avalie este tópico:


tectex

Posts em destaque

Pessoal estou com esse Asus Gamer, e recebemos ele apenas com os (03) leds junto ao botão de power acesos. Apenas ficam acesos e nada mais. Tento desligar o equipamento pelo botão e nada somente a fonte. Vi alguns vídeos na internet onde comentam de problemas no jack, e o pessoal acabava substituindo. Nesse que tenho, apenas umas pequenas faíscas ao conectar o carregador. Acabei mandando vir um novo troquei, as faíscas desapareceram, mas continuou o problema dos (03) leds. Tenho as tensões de 3v3 e 5v. Tenho as tensões das fontes da memória , do processador. Essa modelo de notebook é que aquele em que temos uma adicional (placa de video).

Se alguém puder me dar um norte no que possa ser, ficarei agradecido.

Já fiz uma BGA na PN (placa adicional).

 

Abraço!!

Asus_G53s_W1__2.jpg.9517910884bf31d2f537f1deaefd29fe.jpg

Asus_G53S_1.jpg.4e761e2634a073d8c0ee56fa26d6768d.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, descobri que esse esse mosfet 7030AL está esquentando na realidade conforme a imagem temos (06) em paralelo estão aquecendo muito na placa, medi as devidas resistências e achei em torno de 470 ohms, entre dreno e source, então acredito descartar a possibilidade desse problema, agora o que pode estar aquecendo esses caras?

 

Algum outro mosfet está deixando passar mais tensão ou corrente para esses caras?

 

O que poderia estar acontecendo?

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Já fiz uma BGA na PN (placa adicional).

 

 

O conceito está errado

 

Procure no fórum información sobre diagrama em blocos e arquiteturas utilizadas em placas de notebook

 

Toda placa tem uma sequencia de inicio, voce ja verificou que as fontes primarias estao presentes na placa entao continue em frente. Se o aparelho liga voce deve achar tensao nas demais fontes.

 

 

Boa sorte  8)

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezado @infosquad, tenho as tensões, mas nas imagens que irei postar mostro uma sequencia em paralelo de mosfets 7030AL que estão aquecendo, esses mosfets estão ligados na mesma trilha de um jumper no caso PJP8200, do outro lado da placa esse jumper envia 19v para o dreno de um outro mosfet 7030AL que liberar pelo source 1,10v esses 1,10v vão para o dreno de um mosfet 5030AL que por sua vez não libera nada em seu dreno apenas 0v. Porque cheguei a esse ponto da placa? Porque fui medindo e analisando o aquecimento dos componentes relacionados acima e num circuito próximo encontrei capacitores em curto, mas na realdade são capacitores que estão próximos ao processador, claro com o mesmo na placa isso vai acontecer, então removi esse processador e sumiram todos os curtos, menos o do mosfet 5030L, que está apresentando 0v no source, bem trata-se de um circuito de uma fonte, por estar próximo ao jumper mencionado acima desconfiei, saquei um capacitor que apresenta curto como esse mosfet, testei forma do circuito e nada, está bom, me restou tirar esse mosfet, que apresenta curto entre dreno e source. Fora isso estou num mato sem cachorro.

 

Alguma outra sugestão?

 

Obrigado por enquanto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal estou com uma situação diferente. Tenho um conjunto de mosfets 7030AL aquecendo em uma placa. Fiz a medição entre dreno e source e tudo certinho entre eles. Medi capacitores próximos inclusive utilizando a mesma trilha, tudo certo também. Tenho as tensões de 5v e 3v3.

Esse modelo de mosfet é um canal N, estão recebendo no seu dreno 19V vindos de um jumper e no source estão liberando 1,10v, a pergunta: porque estão aquecendo em demasia?

O que eu fiz, fui do outro lado da placa no mesmo local aonde estão esses componentes e encontrei outros 7030 e 5030, fiz a medição de resistencia e tudo certo. Percebi que logo ali perto alguns capacitores estavam em curto, mas o curto sumiu após eu sacar o processador, até ai normal (fora o aquecimento). Depois nos circuitos próximos ao processador percebi um capacitor em curto pertencente a esse circuito, o removi e está bom (testado fora da placa), medi nas duas ilhas aonde esse capacitor estava apresentando esse curto e continuou o curto, ou seja é algum componente que está repassando esse curto, até aí nenhuma novidade. Então fui medir um mosfet 7030AL que está conectador com o seu Dreno no jumper acima mencionado (do outro lado da placa), esse mosfet apresentou resistencia perfeita, então medi a tensão sobre o seu dreno 19V, ok, o mesmo valor do jumper próximo a ele e do outro lado da placa. Muito bem, no source de fet encontrei 1,10v, esse source está conectado a um dreno de outro mosfet, agora o 5030 que nas medições de resistência apresentou curto, não o saquei ainda para testar, vou fazê-lo. Nesse outro fet o seu dreno apresentou 1,10v e o seu source 0v, isso está correto?

 

Estou postando fotos também.

 

Acredito muito na ajuda de colegas e amigos se alguém puder ajudar com alguma dica, ficarei muito agradecido.

Asus1.jpg.bd16827cd6e002eaf23a11f12e83bb40.jpg

Asus2.jpg.963d49577d2fa1ef66322c55b8a8b9f9.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
pelo que eu entendi.....  voce acaba de descrever basicamente a arquitetura de uma fonte chaveada em pleno funcionamento. Um mosfet de alta que esta ligado a linha de alimentacao principal da placa (19V neste caso) e por outro lado se conecta ao mosfet de baixa que esta ligado ao GND (por isso nao tem tensao nenhuma), no meio dos dois voce deveria achar a tensao que este circuito esta gerando, no caso 1.1V.

 

Acho que o problema nao esta por ai. 

 

A placa de video de dedicada nao possui PN (Ponte norte), pelo que deu para ver nem mesmo a placa principal possui ponte norte, por isso recomendei dar uma revisada nos conceitos de diagrama em blocos e arquiteturas utilizadas.

 

Baixe também o esquema da placa se estiver disponível no servidor do fórum ou realize o pedido do mesmo no tópico correspondente.

 

Uma vez que tiver o esquema em maos vai entender melhor a questao dos mosfets, se essa parte nao ficar completamenet clara seria extremamente recomendável uma boa revisao sobre fontes chaveadas do tipo buck.

 

Boa sorte  8)

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Perfeito prezado @infosquad, exatamente, a idéia era essa, você entendeu totalmente o meu ponto de vista. Também concordo plenamente com as tuas considerações relacionadas a PN e placa de vídeo dedicada. Você colocou todos os pontos de forma clara e direta.

O meu problema é que não encontro de forma alguma o esquema dessa placa, tenho uma pequena experiencia na leitura de diagramas e esquemas elétricos, mas estou trabalhando as cegas, pois a única situação que tenho é que a sequencia de mosfets em paralelo conforme descrevi, está aquecendo muito.

 

Estou mal meu amigo, não sei o que fazer.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esses fets pelo que entendi são do core do processador é isso?  Agora quanto a testar os fets na placa... hummm..... é melhor tirá-los e testar conforme esse vídeo postado aqui no forum -->

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Aparentemente a tensão de 1,1V  se for processador parece-me estar dentro dos padrões. Quanto a esquentar muito.. é difícil  para nós avaliarmos o que é esse muito.

 

O Source do FET que apresenta 1,1v no dreno está 0V porque ele esta ligado ao GND do circuito. É assim que essas fontes trabalham => Um par de fets sendo um de alta (19V) e outro de baixa para que a tensão seja regulada. E o de baixa normalmente tem seu source ligado ao terra. Analise um esquema na parte da fonte  do VCore do processador e percebera facilmente isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande amigo @cruz.joaquim, você é muito claro nas suas observações, é fácil aprender com você essas técnicas.

 

O fato é que não tenho o esquema e com isso estou andando no escuro, tentei conseguir esse esquema em tudo que foi lugar, até mesmo no fórum e nada.

 

Vou desistir desse caso, embora me parece de fácil solução, um componente em curto, mas saber qual e onde, sem um esquema, me parece muito difícil.

 

De qualquer forma, agradeço muito a sua ajuda.

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezado @cruz.joaquim, agora mudou a situação, substitui um transistor BJT modelo MMBT3906, por um PDTA124ET. Antes os mosfets 7030AL da foto aqueciam, tinham 19v no seu dreno e 1,10v no source e os leds da placa ficavam acesos fixos.

Com a substituição os leds piscam, não aquecem mais os mosfets 7030AL mas eu não tenho mais os 1,10v no source desses mosfets.

Pergunto se substitui por um transistor de mesma característica porque não volta ao menos ao normal o funcionamento da placa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...