Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Mosfets...

Avalie este tópico:

tectex

Posts em destaque

Prezados amigos, tenho lido muitos artigos sobre mosfets, canal N canal P, tudo certo, polaridade e tudo mais, acredito estar próximo de não ficar com nenhuma dúvida. Mas diante de algumas situações tenho me perguntado o que mais poderá vir num caso envolvendo um mosfet?

Hoje tive contato com um mosfet que ainda não conhecia, o 7030AL e o 5030AL olhei no datasheet de cada um e percebi que a sua construção é muito semelhante aos demais em sua construção interna.

Mas tanto nesse tipo de mosfet quanto nos demais me surgiu a seguinte dúvida, porque um mosfet pode aquecer em demasia?

O que faria um mosfet aquecer muito essa resposta eu não consegui encontrar, não encontrei tópico nenhum comentando isso.

Em que estado um mosfet chega a ponto de aquecer muito, medi tensão no seu dreno e encontrei os 19v até aí nada demais, mas porque aquele mosfet está aquecendo e os demais não?

Alguém me diria: tem algum curto no circuito sim, concordo.

Um capacitor com problemas? Em curto?

Gostaria que alguém me dissesse de forma simples o que faria um mosfet aquecer.

Como não consegui de forma alguma o esquema eletrico de uma placa mae, tenho que andar por todo o circuito para entender o que pode ter ocorrido e talvez analisar o local com a maior probabilidade de encontrar o componente que está causando esse super aquecimento no mosfet.

Pessoal estou desesperado e não encontro uma forma de ter um norte para tentar resolver essa dúvida.

Agradeço a colaboração de quem puder tentar me ajudar.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O mosfet pode aquecer ou entrar em curto por dois motivos:

1 - Polarização incorreta, geralmente vinda do PWM danificado.

2 - Curto na saída do mosfet, que pode ser causada por algum capacitor em curto, um circuito integrado ou até mesmo outro mosfet.

Seria melhor você colocar a parte do esquema onde se encontra o mosfet que esta aquecendo para analisarmos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico tem mais repostas e a solução do problema, mas você precisara fazer login para visualizá-las.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...