Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte de Bancada: Projeto Bruno Faria

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Muito bom o projeto, eu tenho uma fonte, que fiz também, com regulagem de 2 a 80V 30A com + e -  e amperímetro, não segui nenhum esquema, foi montando e fazendo, usei transistores tipo 2SC... são de potencia, aquentou melhor do que esses  2N30.. tem saídas fixas de 12v, 5v, tomadas independentes 110 com lampadas em serie, proteção de curto nas saídas (desligamento automático quando houver um curto) proteção de sobre tensão na regulagem, caso a tensão da fonte suba acima do que foi regulado. segue uma imagem.

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualizando...

 

Consegui o dissipador e conforme o planejado coloquei os dois transistores 2N3773 para fazer os testes de potência mais elevada.

 

No primeiro teste de curto direto após 10 segundos os transistores queimaram e consequentemente deixaram passar a corrente total do coletor para o emissor.

 

Após isto, substituí o mosfet e recomecei os testes. Conversando com o colega

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, segui a sua orientação e coloquei dois resistores de 1R x 5W (paralelos entre eles) e em série com o emissor e a saída.

 

Novos testes de potência mais elevada e foi obtido sucesso. Em 30 segundos o mosfet esquentou, mas o dissipador deu conta e os resistores esquentaram só um pouco.

 

Consegui também um gabinete de mini system da Philips, que vai acondicionar o trafo, o dissipador grande, a placa principal, uma fonte de 5V x 1A para os medidores e uma fonte separada de 12V x 0,5A para a ventoinha, e de quebra já possui uma ventoinha de 60mm. Só falta projetar a frente da fonte, para acomodar os potenciômetros, o voltímetro e o amperímetro digitais que já estão a caminho.

 

Mini System Philips.png

 

Dimensões do gabinete (L x A x P):

17,5 x 26,8 x 31,6 cm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom o projeto, eu tenho uma fonte, que fiz também, com regulagem de 2 a 80V 30A com + e -  e amperímetro, não segui nenhum esquema, foi montando e fazendo, usei transistores tipo 2SC... são de potencia, aquentou melhor do que esses  2N30.. tem saídas fixas de 12v, 5v, tomadas independentes 110 com lampadas em serie, proteção de curto nas saídas (desligamento automático quando houver um curto) proteção de sobre tensão na regulagem, caso a tensão da fonte suba acima do que foi regulado. segue uma imagem.

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Daniel, muito legal a sua montagem. Parabéns. Quando eu crescer quero fazer uma igual... hehehe

 

Postando mais detalhes sobre a nossa montagem, nos testes realizados medindo com o osciloscópio foi verificado que ao abaixar a corrente de forma a deixar passar menos do que a carga necessita a tensão também é abaixada.

 

Existe a saída de um LED indicador de sobre corrente, ou seja, saberemos visualmente se a corrente limite foi atingida.

 

A regulagem do VR1 realmente deixou a minha aqui de 0V até 30V redondos.

 

Regulei a tensão para 12,8V e coloquei uma resistência de chuveiro de 50ohms, a tensão continuou estável em 12,8V, e a corrente foi até 2,5A.

 

Por enquanto estou utilizando retificadores comuns do 1N5408, mas logo mais os substituirei pela ponte KBPC2510, de 25A. Quando assim o fizer, farei mais testes de alta potência.

 

, o que me diz?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

estou acompanhando o projeto dos colegas e vi que estao testando a carga da fonte con resistencias, vou postar aqui para os colegas minha carga eletronica que eu uso para testar fontes variadas (PC, notebook, e ate fontes de laboratorio).

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

proximamente vou postar aqui tambem um circuito para medir e ajustar a amperagem da fonte sem adicionar resistencias na linha principal, medindo a carga com uma bobina no circuito retificador. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, se vai usar transformador, se puder tente colocar aqueles transformadores redondos, ocupa menos espaço, em relação ao quadrado, e tem mais potencia em relação e tamanho do outro.

 

Vou usar trafo sim.

 

Enrolei ele especificamente para usar na fonte. Os trafos toroidais são mais eficientes em relação ao tamanho, porém a construção é mais difícil e mais demorada do que os trafos de ferro-silício (fiz o meu à mão mesmo).

 

Meu trafo ficou assim:

 

Primário: 110V-220V

Secundário: 13,5V - 0V - 13,5V

 

Fiz dessa forma pois poderei usar em outras aplicações, caso necessite. Depois postarei fotos de todas as partes, inclusive do trafo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Ainda não...

 

Devido a compra da máquina de BGA não mexo na fonte desde janeiro.

 

Porém, ela vem sendo utilizada normalmente. Faltam alguns detalhes como o potenciômetro multivolta, montar tudo nao gabinete e verificar o motivo de uma limitação de corrente em 3,6A no máximo.

 

Quando tiver alguma novidade colocarei aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Dae

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, acho que descobri o motivo da sua fonte limitar em 3,6A, ela tem proteção contra curto que é feita até onde percebi do esquema no Q1, se quiser aumentar a corrente quando estiver a localizar um curto, pode experimentar colocar um potenciômetro de 5k no lugar de R14 com o terceiro pino da esquerda pra direita ligado ao terra. Ajuste inicialmente em 1,5k e vá rotacionando devagar no sentido anti-horário, e veja se há aumento ou diminuição da corrente disponível.

Abraço.

 

Edit: correção dos componentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pq vcs não postam oque ja fizeram

 

 

O meu projeto está montado conforme descrito no tópico. Estou utilizando a fonte normalmente e gostei muito da estabilidade do circuito.

 

Só falta resolver essa questão da limitação da corrente e montar no gabinete.

 

Não coloquei as fotos ainda pq está parecendo um ninho de rato. Mas assim que resolver as pendências postarei o resultado e os testes de funcionamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, heauhaeuhaeuhae vou te mostrar como tá pra tu entenderes... ta uma "@#$%¨$#@#$%" a mulher passa aqui e fica louca uhaeuhaeuhaeuh

Ta faltando uns componentes que ia comprar ontem pra terminar a segunda versão que ta na breadboard, a que está montada na protoboard funciona o controle de tensão mas o controle de corrente é diferente do que eu gostaria que fosse, ela limita a corrente apenas na presença do curto, que é justamente onde quero que ela se mantenha estável na tensão e corrente ajustadas.

Segue foto ;D

Abraço.

assimestaueahae.jpg.df811b3dbb2e1b2d603041998b8bb9c0.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
Então, no meu caso, até onde sei nunca ninguém deixou esse projeto que montei funcionando 100%, portanto não faz sentido postar algo no fórum até que funcione corretamente né? eaaeuhaeuhaeuhae

Inclusive é bem possível que o projeto baseado no LM723 que escolhi não de certo, e neste caso vou partir para montar uma semelhante a esta do Farinha e do Byte, mas só saberemos daqui uns 3 dias acho eu, pois até então está chovendo a 2 dias, e com o transito que se forma por aqui com chuva, eu não pretendo sair para comprar os componentes. ;D

Mas fique tranquilo que se funcionar como deve farei um post mostrando detalhes, e se não funcionar e for montar uma semelhante a deles eu posto por aqui os resultados.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Dae

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, acho que descobri o motivo da sua fonte limitar em 3,6A, ela tem proteção contra curto que é feita até onde percebi do esquema no Q1, se quiser aumentar a corrente quando estiver a localizar um curto, pode experimentar colocar um potenciômetro de 5k no lugar de R14 com o terceiro pino da esquerda pra direita ligado ao terra. Ajuste inicialmente em 1,5k e vá rotacionando devagar no sentido anti-horário, e veja se há aumento ou diminuição da corrente disponível.

Abraço.

 

Edit: correção dos componentes.

 

Neo, não funfou.

 

Substituí o R14 por um pot de 5k, colocando o terceiro pino no terra e ajustando inicialmente para 1,5k. Não passou tensão para o Q1.

 

Será que eu liguei errado o terra?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nada impede de ligar apenas os pinos 1 e 2 para teste, desde que rode ele com a fonte desligada para setar novo valor, depois torne a ligar com ele em 1k ou em 2k e veja o que acontece.

Só não aconselho a rodar o potenciômetro com ela ligada sem o terceiro pino conectado, pois pode ficar em vazio.

Na teoria aumentar o valor dele é que deveria aumentar a corrente disponível quando da presença de um curto.

 

Na maioria dos projetos pelo que eu entendi funciona assim, tem um resistor que chamam RSC = resistor sense current que tem seu valor determinado para que quando haja um curto na saída, passe a chegar na base do transistor de proteção tensão suficiente para aciona-lo, quando ele passa a funcionar diminui a corrente disponível no coletor do transistor de potência desta forma protegendo o mesmo, e a fonte como um todo, me corrija aqui se estiver errado @Byte.

 

O Circuito apresentado na foto é muito mais simples, e perfeito para compreender o funcionamento da proteção de maneira geral, no entanto nem se compara a sua fonte, que é muito robusta e complexa.

Cito dois links que tratam do assunto.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

É do meu maior interesse que essa limitação suma pois no fim acho que vou acabar montando este projeto também uhaeuhaeuhae apesar de saber que 3,6A seria suficiente para localizar curtos na maioria dos casos.

 

P.S: Essa que montei baseada no lm723 tem o controle de corrente mínimo de 4,4A e máximo de 40A e muda a passos largos, depois de 4,4A ela passa para 8,8A e assim por diante, é muito grosseira pro uso que fazemos delas, to partindo de vez para o segundo esquema, e tem um terceiro ainda, espero que um destes dois dê melhores resultados, caso contrário é certo que vou montar esse ai. 

 

prot78.jpg.23dd33c87da0f6ff5f1c5eac46cf6f19.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Boa tarde amigos do forum,aproveitei o feriado de ontem para dar um up no meu projeto ,devido a falta de tempo o projetinho (fonte de 0 a 30 ) tava parado num canto aqui no laboratorio.Como falei antes num post anterior,a minha fonte e dupla,segui o esquema postado aqui no forum,porem a placa e do projeto russo.To deixando umas fotos para verem com ta ficando.Qualquer duvida e so perguntar.

20150606_163009.jpg.d3744e7734decd632b174471a467d9c7.jpg

20150606_163032.jpg.05fb110766c8f40fd00896b5dd9b85f4.jpg

20150606_163147.jpg.06bd2fe6ac84b2ebe08baa16b41fd079.jpg

20150606_163340.jpg.6599cffc36e600d93a4de15f3b85fd10.jpg

20150606_163340.jpg.49b845d77d7a414bba86190523468419.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

@Chico Lima, Sim amigo,fabricado pela patola, o problema e o preço dela !!!

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Bem amigos...

 

De volta aqui com o progresso da montagem da fonte.

 

Então, consegui resolver o problema da limitação da corrente. Esta semana estava de bobeira e olhei pra fonte (ainda em formato andróide em cima de uma bancada auxiliar) e resolvi analisar novamente o circuito para verificar a limitação dos 3,6A.

 

E consegui, graças à eletrônica e aos conhecimentos adquiridos nos últimos meses. Agradeço a todos os colegas do EletrônicaBR, do curso de Eletrônica no IFBA e aos professores que me aturam diariamente.

 

Analisando o circuito que montei (imagem abaixo) temos que a linha do positivo sai dos diodos e vai (passando por outros componentes) para o transistor de potência, que no meu caso são dois 2N3773 em paralelo (corrente máxima de 32A).

 

Até aí tudo bem.

 

Acontece que a linha do negativo começa na saída dos diodos e passa pelo resistor R7 para então ir para a saída.

 

Como eu estava utilizando um resistor de 5ohms x 10W, a saída total estava limitada a, no máximo, 5,4A. Após passar pelas etapas de controle, filtros e regulagem a máxima ficou em 3,6A.

 

Daí, para efeitos de testes, soldei um resistor de 0,22ohms por 10W em paralelo com o que já existia e a corrente em curto circuito subiu para 10,8A. A resistência equivalente destes dois resistores em paralelo é igual a 0,21ohms. Teoricamente a corrente máxima que poderia passar nesta configuração seria de 128,5A, mas como estamos limitados pelo circuito de controle, pela potência do trafo (que foi calculado para 20A), ponte retificadora e demais componentes, chegamos a uma potência satisfatória.

 

Ainda devo mexer mais, pois realmente quero extrair mais potência no circuito, visto que o trafo fornece mais.

 

layout.thumb.gif.896ccc29f6c4d02fb36b628ac527b6c2.gif

 

 

Seguem algumas fotos da montagem (não são tão atuais assim, mas a única diferença é o resistor que citei acima):

 

 

IMG-20150202-WA0021.thumb.jpg.e2961a76bcfb25bfd6a099d36a9a4345.jpg

Banco de capacitores

 

 

 

IMG-20150212-WA0033.thumb.jpg.e68049dae3283a6bf421c742112345bf.jpgVoltímetro e amperímetro

 

 

IMG-20150213-WA0086.thumb.jpg.72ed5aa68cd3d74dbb65cf6389703bcd.jpg

Trafo e dissipador para os transistores de potência

 

 

IMG-20150215-WA0007.thumb.jpg.e6a5a08b745c636b5dc16e33052f01fd.jpg

Transistores de potência montados no dissipador (carcaça de amplificador automotivo)

 

 

IMG-20150217-WA0034.thumb.jpg.94985030ab00cffc92ec1d33ba503727.jpgIMG-20150217-WA0032.thumb.jpg.e6b8144740ff7abcd8f3f918a885fd58.jpg

Placa antes da solda dos componentes

 

 

IMG-20150218-WA0033.thumb.jpg.61673f8dda9ef419ffcb2258714cfd40.jpg

Depois da solda dos componentes. O capacitor e os diodos da ponte foram substituídos pelo banco de capacitores e pela ponte KBPC2510

Editado: por Bruno Faria
Repostagem das fotos, os links estavam quebrados.
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aproveito para deixar aqui o programa que utilizei para calcular o enrolamento do transformador:

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.


SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...