Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte de Bancada: Projeto Bruno Faria

Avalie este tópico:


Posts em destaque

  • 3 meses depois...

Boa noite Daniel, tudo bem? Estou atrás de um esquema de fonte ajustável ate 70v por uns 5A...poderia passar o esquema da sua? Tem controle de corrente? É bem estabilizada?

 

sidnei.berti@. Mandar mensagem via MP

 

Obrigado

 

Leia o tópico todo desde o início pois possui todas as informações sobre esta versão 0~35V 0~5A.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 4 semanas depois...

Atualizando e finalizando o tópico, coloco as fotos da montagem final da fonte.

 

No final, resolvi utilizar o trafo de 5A ao invés do maior, pois ficou muito pesado e o gabinete da fonte também ficaria grande. Mas a placa do circuito de controle é a mesma.

 

Seguem as fotos:

 

 

 

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

=================

 

1 - Tive problemas em achar transistores de potência originais. Perdi muitos por não aguentarem nem uma parte da potência especificada no datasheet. Porém, após muitas trocas, achei alguns em sucata de aparelhos de som antigos e estão aguentando o tranco.

 

2 - A montagem em si é trabalhosa. Confesso que se não tivesse me dedicado a estudar e descobrir como funciona, teria comprado uma pronta. Mas é justamente o aprendizado o mais importante. Hoje posso falar que fiz do zero uma fonte de alimentação para minha bancada. A única etapa que não desenvolvi foi o projeto do circuito.

 

3 - O custo é bem mais baixo do que o de uma fonte comercial.

 

4 - Espero que este tópico ajude outros colegas que também querem montar uma fonte de bancada confiável e que sirva de aprendizado.

 

Abraços e muito obrigado a todos que participaram diretamente e indiretamente neste projeto.

01.jpg

02.jpg

03.jpg

04.jpg

05.jpg

06.jpg

07.jpg

08.jpg

09.jpg

10.jpg

11.jpg

12.jpg

13.jpg

Editado: por Bruno Faria
Repostagem das fotos, os links estavam quebrados.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, parabéns pela sua conquista de terminar a tão esperada fonte de bancada. Sua motivação com certeza faz todos refletir sobre montar a própria do zero. Vlw pela disposição de fazer um passo a passo e com certeza farei a minha tbm. Que essa te traga bons frutos.

:-* :-* :-*

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
!

A montagem ficou muito boa!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
onde conseguiu o amperimetro ?
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
onde conseguiu o amperimetro ?

 

Comprei no ML. Seguem links dos que achei no mesmo vendedor:

 

10A somente amperímetro sem o shunt:

 

100A com o shunt:

 

Eu comprei com o shunt de 50A, mas não achei mais o link e nem nos produtos do vendedor.

 

Para uma fonte de 5A o de 10A sem shunt serve tranquilamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bruno parabéns pelo projeto e dedicação à montagem da fonte!

 

Só aproveitando o embalo do tópico, comprei essa semana dois "Cabeçotes" de fonte regulável no Ali. Já tenho uma fonte regulável digital mas agora pretendo montar uma fonte dupla e com potência maior. Pelo preço que paguei nos reguladores acredito que vale a pena (se não for taxado). A alimentação em si é que ainda estou pensando se coloco um trafo de nobreak ou se coloco uma fonte chaveada pra diminuir espaço.

Mas fica aí a dica pra quem quiser gastar pouco e montar uma fonte com mais recursos...

 

5957adf004218_Sem_ttulo.jpg.5b6c12737300648a27f7a9f4a45b89e2.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, deixa o link desse "cabeçote" aí pra quem quiser tb... eu interessei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Link do DPS3005 = 30v 5a. Dentro desse link tem os outros reguladores com diferentes tensões e correntes...

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Tem várias configurações (30v/5a - 30v/12a - 50v/5a...) e também tem a série DP (ex.: DP30V5A) e a série DPS (ex.: DPS3005). A diferença é que a série DPS é um upgrade, tem mais recursos e os atalhos nos botões são melhores.

 

Só lembrando que isso aí é só o regulador da fonte. A alimentação tem que vir de uma fonte DC, não pode ser ligado direto à tomada...

 

Segue uma tabela comparativa dos modelos:

5957adf09130c_Sem_ttulo.jpg.b491da4b11a44ebbdcbe4bbe5502257e.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Fiz um tópico a algum tempo atrás utilizando esse mesmo esquema de fonte.

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Lá eu disponibilizo os arquivos da placa feitas por mim no software DIPTRACE.

Também está repleta de fotos pra quem quiser montar a sua!

 

Uso essa fonte em minha bancada e estou muito satisfeito com ela, se alguém tiver alguma dúvida estou a disposição!

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, Você gostou desse projeto dessa fonte? Não sei se foi o transistor de saída que usei que era ruim ou falso, mas os meus não aguentavam. Sempre entravam em curto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, Você gostou desse projeto dessa fonte? Não sei se foi o transistor de saída que usei que era ruim ou falso, mas os meus não aguentavam. Sempre entravam em curto

 

No meu caso funcionou bem sim, minha fonte hoje fornece 4A - 32V. Estou usando apenas 1 transistor 2n3055 com dissipador e cooler. Até o momento esta aguentando, mas o Transistor é um Motorola dos antigos que tinha aqui guardado, os novos hoje em dia tem muita gente reclamando. Experimenta colocar 2 em paralelo pra dividir a carga entre eles, quem sabe duram mais tempo.

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, os que vendem hoje são tão ruins que mesmo colocando 2 não está aguentando, 1 sempre entra em curto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No lugar do 2N3055 poderia ser usado o TIP3055 e até o TIP35 que é bem mais parrudo. No caso do TIP35 teria que ser feito um teste pois a corrente máxima de base dele é 5A contra 7 do 2N mas não acho que nesse circuito haverá problemas. Já o TIP3055 pode trocar o 2N por ele sem medo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Alguém poderia me explicar a funcionalidade do RV1?

 

EDIT: relendo tudo achei minha resposta

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
faria obrigado pela ajuda deu certo agora ficou como eu esperava muito bom mesmo , mais uma duvida o RV1 tenho q regular ele ou deixo como esta na posição do meio ? e o que ele regula ?

 

Regula a tensão máxima. No meu caso, deixei no máximo e o potenciômetro de tensão vai até 30V.

 


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguém poderia me explicar a funcionalidade do RV1?

 

EDIT: relendo tudo achei minha resposta

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
faria obrigado pela ajuda deu certo agora ficou como eu esperava muito bom mesmo , mais uma duvida o RV1 tenho q regular ele ou deixo como esta na posição do meio ? e o que ele regula ?

 

Regula a tensão máxima. No meu caso, deixei no máximo e o potenciômetro de tensão vai até 30V.

 


 

Na verdade o RV1 ajusta o 0V ( tensão mínima ) e não a tensão máxima ok?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu posso usar esse mesmo circuito para uma fonte de 15v/10A? Trafo de saída 19vpp 10A.

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, pode usar sim, sem problemas. Apenas lembrando que para 10A será necessário aumentar o número de transistores em paralelo na saída da fonte.  Geralmente para essa corrente utilize 3 Transistores ( 2n3055 ou TIP35C )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, vou usar 3 tip35c pois estou seguindo o o esquema do post #7 que regula o a tensão no pino de alimentação do amplificador e usa regulador na tensão negativa também pois fiquei receoso com o aviso, sendo assim tenho que trocar o 7824 por 7815 e remover o zener de 6,2 que esta no ajuste do 7824, correto? estou perguntando muito porque vai ser minha primeira fonte e estou pronto para comprar os componentes.

 

EDIT: Ah! Obrigado pelas respostas

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
. Joinha pela atenção e disponibilidade em compartilhar conhecimento que é bem notório em você.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.


SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...